Craig Breen (1990-2023)

RIO DE JANEIRO – Tragédia no Mundial de Rally (WRC): o irlandês Craig Breen, contratado do construtor sul-coreano Hyundai, morreu nesta quinta-feira aos 33 anos em acidente que aconteceu na região croata de Lobor, por ocasião de testes preliminares para a 4ª etapa do campeonato, marcada para o fim de semana de 20 a 23 deste mês.

A Hyundai não deu maiores detalhes sobre o incidente no comunicado oficial. Apenas comunicou a morte de Breen e que o copiloto James Fulton saiu ileso do grave acidente. Mas fontes confirmam que o acidente aconteceu por volta de 12h40 locais (7h40 de Brasília) e o carro saiu da estrada entre Golubac e Lobor, dando em cheio num poste.

“A Hyundai Motorsport está profundamente triste em confirmar que o piloto Craig Breen perdeu a vida hoje após um acidente durante os testes pré-evento antes do Rali da Croácia. O co-piloto James Fulton saiu ileso. A Hyundai Motorpsort envia suas sinceras condolências à família, amigos e inúmeros fãs, e não fará mais comentários neste momento”, disse o lacônico comunicado.

Breen era um piloto de estilo muito agressivo de condução a bordo de todos os carros que teve em mãos. Nascido em 2 de fevereiro de 1990 em Waterford, tinha voltado à marca sul-coreana após um ano de contrato com a M-Sport a bordo do modelo Ford Puma. Ele revezaria com Dani Sordo no terceiro carro do time dirigido por Cyril Abiteboul e vinha de um 2º lugar com uma performance incrível no Rally da Suécia.

Campeão do SWRC em 2012, Craig teve oito pódios ao longo de sua trajetória no Mundial de Rally e 30 especiais vencidas. A morte de Breen é a primeira de qualquer integrante de competições do WRC desde 2006, quando o alemão Jörg Bastuck, que era copiloto, morreu num acidente no RACC Rally da Catalunha, na Espanha.

Comentários