WEC, 6h de Spa: Toyota lidera FP1 com sobras

RIO DE JANEIRO – Corrida marcada para sábado é assim mesmo e tudo começa na quinta-feira: as atividades de pista para as 6h de Spa-Francorchamps, 3ª etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC) tiveram início nesta manhã na Bélgica e para surpresa de ninguém, a Toyota liderou o FP1 com sobras.

Ninguém se preocupou muito com ritmo, apenas no reconhecimento do traçado na sempre imprevisível pista belga de 7,003 km de extensão e por isso mesmo a marca de 2’02″982 obtida pelo #8 com Sébastien Buemi a bordo ainda não pode ser um parâmetro – possivelmente no FP2, que começa às 16h20 locais, tenhamos uma ideia do que virá pela frente.

Inclusive o Comitê de Endurance do WEC autorizou às equipes Hypercar e também ao fabricante Michelin o uso de três compostos de pneus para este fim de semana, em adendo ao regulamento vigente, por “questões de segurança” e pela variável de condições climáticas na pista belga. Há uma restrição de compostos prevista, mas com a anuência do Comitê, exceções podem ser abertas e a etapa de Spa terá esse precedente aberto.

Buemi sacou 1″650 de diferença para o carro seguinte, a Ferrari 499P guiada por Antonio Fuoco, que superou por apenas dez milésimos o outro Toyota GR010 Hybrid guiado na melhor volta por José María López, o aniversariante da semana, tendo completado 40 anos.

A quarta posição foi da AF Corse com o #51 de Alessandro Pier Guidi e o melhor entre os outros construtores foi o carro #6 da Porsche com o 5º tempo obtido por Laurens Vanthoor a 1″888 de Buemi, seguido pelo Cadillac #2 com Alex Lynn, o segundo Porsche guiado por Michael Christensen e também pelo Peugeot de Gustavo Menezes, fechando os oito primeiros.

Com um plantel de 13 inscritos na Hypercar e doze contando pontos para a temporada, a inscrição extra da Cadillac Racing para Sébastien Bourdais/Renger Van der Zande/Jack Aitken ficou com a 9ª colocação em 2’07″382. A Hertz Team Jota, com seu novo Porsche 963 LMDh, acabou somente no 22º posto geral, tendo completado apenas 18 voltas – Antônio Félix da Costa nem andou de manhã e Yifei Ye deu três giros somente. Will Stevens ainda fechou o tempo de 2’09″048, batendo somente dois protótipos LMP2.

Com quatro Hypercars espalhados entre os Oreca 07 Gibson da classe inferior de protótipos, Filipe Albuquerque levou o #22 da United Autosports à melhor volta pela manhã superando por apenas 0″043 o tempo do brasileiro Pietro Fittipaldi, da Jota. Tom Blomqvist estabeleceu a terceira marca com o segundo carro inscrito pela United, seguido pela Inter Europol Competition com Fabio Scherer e Daniil Kvyat em quinto, num dos bólidos da Prema.

André Negrão não entrou na pista no FP1 e a Alpine não segue bem: 2’09″439 e 10º tempo na divisão para Oli Caldwell. Charles Milesi, no #36, ficou imediatamente à frente, na marca de 2’08″781.

Entre os LMGTE-AM, com apenas 5 kg de lastro extra na prova de Spa, a Kessel Racing saiu na frente com Daniel Serra a registrar o melhor tempo da sessão em 2’16″177, meio segundo abaixo do ‘prata da casa’ Ulysse de Pauw noutra Ferrari e o Aston Martin de Charlie Eastwood em 3º lugar na folha de tempos.

Com 45 kg extras por conta de duas vitórias nas provas anteriores e, claro, a liderança do campeonato, o Corvette #33 de Nicky Catsburg/Ben Keating/Nicolás Varrone foi apenas o nono classificado no FP1. Assumindo o #98 e ainda com o nome NorthWest AMR porque a inscrição não pode ser modificada, a The Heart of Racing fechou seu primeiro treino no WEC em oitavo – 2’17″945 com o espanhol Alex Riberas.

Já as Iron Dames, que foram ao pódio em Portimão, ficaram com a décima marca, cinco postos abaixo do #83 da Richard Mille-AF Corse tripulado por Lilou Wadoux.

O FP2 começa às 16h20 locais, 11h20 de Brasília.

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