IMSA: 28 carros para o GP de Long Beach

RIO DE JANEIRO – Único evento Sprint com duração inferior a 2h no calendário de 2023 – já que a corrida de Detroit não fará parte da série este ano – o Acura Grand Prix of Long Beach promete ser uma das provas mais frenéticas da temporada.

Será a primeira corrida do IMSA Weathertech Sprint Cup e a terceira para as classes GTP, GTD Pro e GTD que constam da lista de inscritos, somando um total de 28 carros – oito GTP, cinco GTD Pro e 15 GTD.

A participação brasileira está garantida com Felipe Nasr na Porsche e o carro com o dorsal #7, Augusto Farfus na BMW #24 e o quádruplo vencedor de Sebring Pipo Derani com o Cadillac #31. Cada construtor envolvido na competição está – por enquanto – com dois carros: a JDC-Miller Motorsports prevê a estreia de seu Porsche não-oficial para a etapa de Laguna Seca, em maio.

O plantel da GTD Pro tem apenas cinco inscrições, representando cinco construtores diferentes: Porsche, Corvette, Aston Martin, Lexus e Mercedes-AMG. A BMW da Turner é revertida ao formato GTD nas provas Sprint do campeonato e a Risi Competizione não levará sua Ferrari – aliás, nenhuma equipe vai à Califórnia com a nova 296 GT3.

Tanto que a GTD tem 15 inscritos, compondo o maior plantel do grid, mas representando oito construtores distintos – à exceção da Corvette, haverá modelos das outras marcas com carros homologados, mais BMW, Acura, McLaren e Lamborghini. Três mulheres vão competir: Sheena Monk e Katherine Legge no carro da Gradient e Ashton Harrison-Henry junto a Mario Farnbacher na inscrição da Racers Edge w/WTR-Andretti – todas as pilotas de Acura NSX GT3 Evo22.

Com relação a Sebring, mudanças no BoP:

Os Porsche 963 LMDh perdem 12 kg em relação ao evento anterior – quando falo que o BoP do WEC e do IMSA não é o mesmo… – enquanto os Acura ARX-06C têm uma “dieta” de nove quilos de peso, contra sete dos Cadillac e quatro das BMW.

Quanto ao ganho de potência, a BMW ganha 2kW em relação a Sebring e também 2MJ de energia dispendida por stint. Os Porsches perdem 5MJ e 2kW de potência. Acura e Cadillac também terão redução de energia por stint baixando 3MJ e 2MJ, respectivamente.

Nos modelos Grã-Turismo, Lamborghini e McLaren têm o melhor BoP possível, ganhando 20 cavalos de força no motor V10 do carro do construtor de Sant’Agata e 16 na máquina da equipe Inception.

Os Acura também ganham cavalos – 8 HP a mais em relação a Sebring, mas têm a contrapartida de um peso mínimo 20 kg maior. A BMW teve uma ‘dieta’ de 20 kg em seu M4 GT3 e os Corvette e Mercedes-AMG perdem algo em torno de 13 cavalos. Sem contar que o C8.R vai com uma gurney flap de 10 mm no aerofólio traseiro e mais 40 kg na caixa de lastro do BoP.

Aston Martin, Porsche e Lexus não têm mudanças de BoP com relação a peso e potência dos respectivos modelos.

Com relação aos reservatórios de combustível, Corvette e Porsche perdem dois e seis litros, respectivamente, passando a 86 e 97 litros; Acura ganha 2 litros e vai a 113; Aston Martin sobe três e vai a 105; Lamborghini também ganha três litros e sobe a 115; Lexus – dois litros a mais, subindo a 104; McLaren mais oito, indo a 113. Mercedes e BMW seguem com a mesma capacidade de reservatório, 103 litros e 99 litros, para os modelos alemães.

No campeonato, Alexander Sims e Pipo Derani chegam a Long Beach líderes da GTP com 670 pontos somados contra 660 de Filipe Albuquerque e Ricky Taylor. Felipe Nasr é sexto na tabela com 556 e Augusto Farfus sétimo, com 529.

A classificação da GTD Pro apresenta Jules Gounon e Dani Juncadella no comando com o carro da Weathertech Racing, somando 708 pontos contra 682 dos vice-líderes Ben Barnicoat e Jack Hawksworth, da Vasser Sullivan. Na GTD, o comando é, de forma surpreendente, de Brendan Iribe e Frederik Schandorff, somando um ponto a mais que Bryan Sellers e Madison Snow – 629 a 628.

Por ser de tiro curto, a etapa terá duas sessões de treinos e a definição do grid no mesmo dia – sexta-feira. A corrida será no sábado a partir de 18h05 de Brasília com duração de 1h40min.

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