IMSA, GP de Long Beach: Porsche ganha primeira no novo regulamento LMDh

RIO DE JANEIRO – A Porsche é o terceiro construtor em três provas a vencer dentro do novo regulamento LMDh na série IMSA: o protótipo 963 da marca alemã e alinhado pela equipe do “Capitão” Roger Penske levou a melhor na corrida de ‘tiro’ mais curto do ano – o GP de Long Beach, disputado no sábado à noite pelo horário de Brasília.

Com 1h40min no relógio, essa etapa se antevia frenética e o frenesi aconteceu de saída na primeira volta, com a excelente largada do carro #6 de Nick Tandy e Mathieu Jaminet, além de um enrosco entre a BMW #25 do britânico Nick Yelloly e o Cadillac #01 de Sébastien Bourdais. O francês tentou uma ultrapassagem otimista demais, perdeu o controle do seu protótipo e bateu na barreira. Sem ter nada a ver com a história, o #60 de Tom Blomqvist/Colin Braun pegou as rebarbas e foi instaurada a confusão.

Enquanto Renger Van der Zande – companheiro de Bourdais – sequer sentava no carro, o Acura da MSR perdia uma volta e o Porsche de Tandy/Jaminet passou a 2º atrás do Acura líder, de Filipe Albuquerque e Ricky Taylor.

O carro #10 da WTR liderou os primeiros 40 minutos da disputa até o primeiro pit stop de rotina. Com Ricky Taylor já a bordo, o carro entrou em neutro e perdeu-se tempo precioso na parada de box. Para a Penske poder reverter o jogo a seu favor, era preciso um trabalho limpo e a decisão de não mudar os pneus dos dois 963 – que pararam uma volta após o Acura – foi decisiva.

Jaminet assumiu o #6 no lugar de Tandy e Nasr, que fez a primeira perna, entregou o #7 a Matt Campbell, que não resistiu às investidas fortes do Acura de Ricky Taylor, que veio numa recuperação incrível para chegar em 2º a 10min para o estouro do cronômetro.

A diferença é que enquanto o Porsche tinha que lidar com pneus em alto desgaste e baixo nível de aderência – afora o intenso tráfego dos Grã-Turismo, o Acura vinha ‘babando’ e Taylor, bem ao seu estilo, tentou um ‘dive bomb’ sobre o rival. Nada feito: Ricky estampou uma barreira e a corrida terminou para o #10 faltando menos de duas voltas para o final.

Com isto, a Porsche triunfou pela primeira vez à geral com o seu carro da classe GTP na mesma pista onde, em 2007, Romain Dumas e Timo Bernhard ganharam com o lendário RS Spyder, batendo os Audi R10 TDi LMP1 – sendo que o protótipo da Penske estava no regulamento LMP2 daquela época.

Nasr/Campbell ainda foram ao pódio com o 3º posto, atrás do BMW de Connor de Philippi e Nick Yelloly – mostrando novamente que os bávaros deram rápidas respostas aos críticos após os problemas enfrentados em Daytona.

Augusto Farfus e Philipp Eng completaram a disputa em quarto, logo adiante do único Cadillac restante, guiado por mais um brasileiro – Pipo Derani, junto a Alexander Sims. A dupla do #31 perdeu a liderança do campeonato da série IMSA por um ponto: Tandy e Jaminet assumiram o topo da tabela com 955 pontos. Felipe Nasr é o 5º colocado com Matt Campbell, somando 879. Farfus e Eng estão em sétimo, com 835.

Na GTD Pro, o Lexus de Ben Barnicoat e Jack Hawksworth chegou igualmente à primeira vitória da dupla em 2023, contemplando os pilotos da Vasser Sullivan com a liderança do campeonato, somando 1067 pontos. Os então líderes Dani Juncadella e Jules Gounon não tiveram desempenho ao longo do fim de semana e o Mercedes-AMG da Weathertech Racing não passou da quinta posição na classe.

A Corvette ficou em 2º com Jordan Taylor/Antonio Garcia e o Porsche da Pfaff Motorsports, vencedor das 12h de Sebring, completou o pódio com Patrick Pilet e Klaus Bachler.

Na GTD, que disputou a primeira prova do campeonato paralelo IMSA Weathertech Sprint Cup – que terá ainda mais seis eventos – e que teve o plantel diminuído para 13 carros por conta dos incidentes com o Acura de Ashton Harrison-Henry/Mario Farnbacher e o “Rexy” Porsche de P.J. Hyett/Seb Priaulx na qualificação, impedindo ambos de alinhar para a corrida – mais um triunfo sólido e merecido para a Paul Miller Racing, que vence pela segunda vez seguida graças a Madison Snow e Bryan Sellers.

A dupla do #1 já dispara 1008 pontos e assume a liderança do campeonato – além, claro, da ponta da tabela na Sprint Cup – contra 909 de Roman de Angelis/Marco Sorensen, que foram bem com o Aston Martin da The Heart of Racing. Aaron Telitz/Frankie Montecalvo ficaram com o terceiro lugar no pódio, levando mais uma marca – Lexus – aos três primeiros lugares.

O plantel ainda teve uma Mercedes-AMG em quarto, mais outra representante da marca da estrela de três pontas em quinto e o McLaren de Brendan Iribe/Frederik Schandorff, que lideravam a competição, ficou em sexto. A dupla da Inception cai assim para quarto na classificação.

A próxima etapa será em Laguna Seca, na Califórnia, com o retorno da classe LMP2 e a possível estreia do Porsche da JDC-Miller Motorsports na GTP. O plantel deve contar com mais de 30 carros na corrida marcada para o dia 14 de maio.

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