WEC, 6h de Spa: Ferrari e Giovinazzi comandam FP2

RIO DE JANEIRO – No segundo treino livre de preparação para a disputa das 6h de Spa-Francorchamps, a Ferrari-AF Corse deu as cartas e liderou a folha de tempos na Bélgica. O italiano Antonio Giovinazzi foi o mais rápido da sessão com o carro #51 que divide com Ale Pier Guidi e James Calado.

Numa volta em 2’01″871, a uma média próxima de 207 km/h, o piloto superou o colega de equipe Miguel Molina por 1″278, estabelecendo o melhor tempo da quinta-feira. Earl Bamber levou o Cadillac V-Series.R com o dorsal #2 ao terceiro posto, à frente do melhor dos Toyota.

Jean-Éric Vergne estabeleceu o quinto tempo com o Peugeot 9X8 #93, três décimos melhor que o Glickenhaus – que ano passado foi o autor da pole position.

Durante os 90 minutos de sessão, houve vários problemas com alguns dos Hypercars, notadamente os dois Porsche da Penske Motorsport e o Cadillac #3 do braço IMSA do construtor estadunidense. O carro guiado por Renger Van der Zande teve problemas na altura de Fagnes no traçado de 7,003 km de extensão e inclusive apresentou um princípio de incêndio. O #5 de Dane Cameron teve uma falha de semieixo traseiro e parou na Eau Rouge, provocando a primeira de duas bandeiras vermelhas da tarde.

A segunda ocorreu por conta de um ‘fogo amigo’ na AF Corse entre duas das Ferrari LMGTE-AM do time italiano. Os gentlemen drivers Thomas Flohr e Diego Alessi se enroscaram e as duas 488 GTE EVO ficaram bem danificadas.

Antes do imbróglio, Davide Rigon fez o melhor tempo do FP2 na categoria de Grã-Turismo, registrando 2’15″736, contra 2’16″786 do brasileiro Daniel Serra, da Kessel Racing. Riccardo Pera, da GR Racing, levou o melhor Porsche ao 3º tempo da sessão, seguido pelo #88 da Proton Competition com Harry Tincknell e a Ferrari #83 da Richard Mille-AF Corse guiada por Alessio Rovera.

Entre os protótipos LMP2, Robin Frijns (Team WRT) foi o mais rápido do treino com 2’06″108, quatro décimos abaixo da United Autosports com Filipe Albuquerque e o outro carro da equipe local, com Louis Déletraz, ficou em terceiro.

Sem melhorar muito em relação ao primeiro treino, a Jota foi apenas a nona colocada com 2’07″167, tempo de Pietro Fittipaldi – e só à frente das Alpine, com André Negrão marcando 2’08″969, último tempo entre os onze inscritos da divisão.

O terceiro treino livre será nesta sexta às 6h da manhã pelo horário de Brasília e o treino oficial que define o grid começa às 12h daqui.

Mais uma vez o FIA WEC vai disponibilizar transmissão AO VIVO e na íntegra em português, somente por aqui, as 6h de Spa-Francorchamps no YouTube. Estarei nos comentários junto a Felipe Meira e Sergio Milani. A narração é de Aldo Luiz. Tudo a partir de 7h15 da manhã de sábado.

Comentários