IMSA: 38 carros na volta da competição em Laguna Seca

#57: Winward Racing, Mercedes-AMG GT3, GTD: Russell Ward, Philip Ellis

RIO DE JANEIRO – Após praticamente um mês de pausa, a temporada 2023 do IMSA Weathertech SportsCar Championship está de volta: neste fim de semana, será disputada a 4ª etapa – a Motul Course de Monterey Powered by Hyundai N, com 2h40min de duração e a presença de praticamente todas as classes – exceção feita à LMP3 – cujo destino para 2024 está traçado.

A IMSA confirmou ao longo da última semana que a categoria não fará parte da classe principal, deixando a competição com protótipos GTP e LMP2 e os modelos de Grã-Turismo GTD Pro e GTD. Os LMP3 ficarão restritos ao certame VP SportsCar Challenge e as equipes que disputam a classe na categoria principal serão incentivadas a disputar a LMP2 no próximo ano, uma vez que a fórmula de disputa segue sem mudanças, ou seja: com formações Pro-Am, tendo a obrigatoriedade de pilotos com graduação bronze.

A etapa de Laguna Seca contará com um excelente grid: 38 carros, sendo nove GTP, oito LMP2, cinco GTD Pro e 16 GTD.

A divisão principal terá a estreia de um nono carro de um total de dez prometidos para o ano: o Porsche 963 LMDh da JDC-Miller Motorsports foi entregue na mesma semana que o carro da Jota para o FIA WEC e a equipe estadunidense confirmou Mike Rockenfeller no carro #5 a bordo de Tijmen Van der Helm. Em particular, estou surpreso. Achei que a escuderia optaria por manter Tristan Vautier em suas fileiras.

Entretanto, mesmo anunciado em caráter oficial, o nome de “Rocky” não consta da pré-lista de inscritos que está anexada neste post.

Com relação à etapa anterior disputada em Long Beach, o BoP para a classe GTP apresenta novidades: os Acura ARX-06C ‘engordam’ quatro quilos no peso mínimo auferido sem piloto e combustível, passando à base de 1049 kg; a BMW M Hybrid V8 vai ter uma ‘dieta’ de cinco quilos, indo para 1031 kg em Laguna Seca; os Cadillac V-Series.R perdem um quilo e vão ao mínimo do regulamento – 1030 kg e os Porsche 963 LMDh ganham 2 kg adicionais por conta da vitória na etapa anterior, passando a 1038 kg.

Na alocação de potência, os Acura seguem com o limite máximo de 520 kW (697 cavalos), enquanto as BMW têm uma perda de três kW, descendo a 512 (686 cavalos). Os motores dos Cadillac decaem dois kW passando a 511 (685 cavalos) e os Porsches, um. Estarão com 514 kW (689 cavalos).

Com relação à energia em Megajoules dispendida por stint, somente os dados do Porsche seguem os mesmos em relação a Long Beach, fixados em 907 MJ. Cadillac perde um MJ, BMW cinco. Os Acura ganham um.

Após a 3ª etapa, Mathieu Jaminet e Nick Tandy, que foram os vitoriosos daquele evento disputado em pista de rua, chegaram a 955 pontos, um à frente de Alexander Sims e do brasileiro Pipo Derani, da AX Racing. Felipe Nasr é o 5º classificado da tabela junto a Matt Campbell com 879 e Augusto Farfus ocupa o sétimo posto, com 835 pontos, dividindo o cockpit com o austríaco Phillipp Eng.

Na divisão LMP2, que não correu em Long Beach e vai para o segundo evento com direito a pontos integrais – a categoria correu em Daytona somente para a Michelin Endurance Cup – haverá um total de oito inscrições. A surpresa foi a adição da Crowdstrike Racing w/APR – que estará na disputa das 24 Horas de Le Mans – com George Kurtz e Ben Hanley.

Outra novidade é a substituição de Pietro Fittipaldi por Juan Pablo Montoya na Rick Ware Racing: o colombiano de 47 anos estará junto a Eric Lux nesta etapa e em mais duas – Road America e Indianápolis. A RWR fez um acordo com a DragonSpeed e o proprietário desta, Elton Julian, assumiu a direção esportiva – o que terá influenciado na vinda de Montoya para o carro #51.

John Farano, que terá Louis Déletraz como parceiro neste fim de semana e correu em Sebring com Kyffin Simpson e Scott McLaughlin, estrela da Fórmula Indy, lidera o campeonato com 375 pontos, seguido por Steven Thomas e Mikkel Jensen com 350 e Ryan Dalziel e Dwight Merriman, com 323.

A subclasse GTD Pro vai para seu quarto evento, novamente com cinco equipes e marcas diferentes na pista. Com relação ao BoP, nenhuma modificação mais aparente para Corvette, Porsche, Lexus, Mercedes-AMG e Aston Martin após a etapa de Long Beach.

Vencedores na 3ª etapa, Ben Barnicoat e Jack Hawksworth, da Vasser-Sullivan, lideram a série com 1067 pontos contra 994 de Dani Juncadella e Jules Gounon (Weathertech Racing) e 991 de Antonio Garcia/Ricky Taylor (Corvette Racing).

Na GTD, que terá também a 2ª etapa do IMSA Weathertech Sprint Cup e atende pela maioria do plantel de inscritos, a novidade da vez é a estreia do Aston Martin Vantage GT3 da Andretti – que estará em eventos pré-selecionados neste ano – com Gabby Chaves e Jarrett Andretti, que todavia voltarão na Michelin Endurance Cup nas etapas de Watkins Glen e Road Atlanta (Petit Le Mans) aos protótipos LMP3.

Com relação à etapa anterior, estará ausente a Realtime w/WTR-Andretti, que teve seu Acura incendiado após um acidente no treino de classificação em Long Beach. Todavia, deve regressar o “Rexy” da AO Racing com Seb Priaulx e PJ Hyett.

O BoP traz poucas novidades: o McLaren 720S GT3 da Inception Racing vai com reservatório de combustível limitado a 108 litros (era 113 na etapa anterior) e as BMW M4 GT3 ganham 10 kg de peso mínimo e os motores dos carros do construtor bávaro ganham seis cavalos em relação ao GP de Long Beach, com o ajuste de pressão do turbo nas faixas úteis entre 2.000 e 7.250 rpm.

Bryan Sellers e Madison Snow, que correm com BMW da Paul Miller Racing, comandam a série com 1008 pontos, seguidos por Marco Sörensen e Roman de Angelis (The Heart of Racing/Aston Martin) com 909 e Aaron Telitz/Frankie Montecalvo (Vasser-Sullivan/Lexus), um atrás dos vice-líderes.

Na Sprint Cup, Snow e Sellers somam 380 pontos, vinte e cinco a mais que Sörensen e de Angelis, com Telitz e Montecalvo em 3º, com 332.

Os horários do fim de semana (hora de Brasília) serão os seguintes:

Sexta-feira – Treino livre #1 – 20h05

Sábado – Treino livre #2 – 12h55 e Qualificação – 16h55

Domingo – Corrida (duração de 2h40min) – 16h10

Comentários