Villeneuve fora de Le Mans

RIO DE JANEIRO – Jacques Villeneuve está fora da edição do Centenário das 24 Horas de Le Mans: o canadense de 52 anos, que participou das três corridas anteriores da temporada 2023 do Mundial de Endurance (FIA WEC) com a equipe Floyd Vanwall Racing Team ao lado de Estebán Guerrieri e Tom Dillmann, teve sua substituição anunciada nesta quinta-feira (25).

O Vanwall Vanderwell 680 Gibson V8, Hypercar sem sistemas híbridos, terá a bordo o francês Tristan Vautier, antigo integrante da JDC-Miller Motorsports na série IMSA e que estreou ano passado na prova francesa pela ARC Bratislava com um LMP2. Assim, o total de pilotos locais na lista oficial de Le Mans sobe para 34.

Terão contribuído para a substituição a falta de ritmo do antigo piloto campeão da Fórmula Indy, Indy 500 e Fórmula 1 a bordo do Vanwall – Jacques sempre foi o piloto mais lento nas corridas anteriores – algumas altercações com pilotos e carros de outras categorias, como aconteceu no Prólogo em Sebring e nas 6h de Spa-Francorchamps, além da gravidez da mulher do canadense – Camilla Lopez, segunda companheira de Villeneuve, dará luz ao quarto filho dele. Por “precaução”, nas palavras de Colin Kölles, a equipe optou pela mudança.

Embora esteja fora da principal prova da temporada, Villeneuve tem seu nome na lista provisória de entradas para as 6h de Monza.

Outra opção para a equipe seria o alemão Esteban Muth, indicado como piloto-reserva. Mas Kölles não quis ‘queimar’ o piloto que veio do DTM e preferiu a opção por um nome mais experiente com Esporte-Protótipos.

Assim, o retorno de Villeneuve a La Sarthe após uma década e meia fica para uma próxima oportunidade, caso haja. O piloto disputou a corrida duas vezes em 2007 e 2008 e foi vice-campeão nesta última, pela Peugeot, junto a Nic Minassian e Marc Gené.

Comentários