24h de Le Mans 2023 – Ferrari dá as cartas em apronto para a Hyperpole

RIO DE JANEIRO – Até agora a Ferrari dá as cartas na 91ª edição das 24 Horas de Le Mans – com exceção feita ao primeiro treino livre de ontem. E a montadora italiana, via AF Corse, se mostra favorita à Hyperpole – a definição das primeiras filas do grid será às 15h.

Antonio Fuoco – sempre ele! – fez a melhor volta do TL3 em 3’26″579 com a #50, enquanto a #51 ficou mais tempo na garagem com falha de transmissão que na pista. Quando entrou, ficou em 2º – 3’27″013 foi o tempo do italiano Alessandro Pier Guidi.

A Toyota fez quilometragem – ambos GR010 Hybrid completaram 37 e 40 voltas, respectivamente – e Kamui Kobayashi registrou 3’27″580 com o carro #7. O gêmeo da montadora oriental ficou dois décimos atrás.

Além do #8, dois dos três Porsche Penske fizeram também 40 voltas e o Hypercar que menos andou no terceiro treino livre foi o Cadillac #2, que cumpriu somente nove giros, com problemas de reservatório de combustível.

Na LMP2, todos os 24 carros treinaram, inclusive o #13 da Tower Motorsports, que graças à Oreca e ao incansável trabalho dos ‘mecas’ da TDS Racing, montou um ‘novo carro’ para Steven Thomas, René Rast e Ricky Taylor. Eles andaram bastante – 41 voltas.

O melhor tempo – temporal, aliás – foi de Pietro Fittipaldi, que segue inalcançável como o piloto mais rápido da divisão. O brasileiro conseguiu 3’34″071, um aperitivo do que poderá fazer na Hyperpole. Pietro enfiou incríveis 3″147 goela abaixo do 2º colocado, o carro da Nielsen Racing. O Alpine de André Negrão e parceiros fechou a raia.

Entre os LMGTE-AM, onde os bronze tomarão parte da tomada de tempo na Hyperpole, deu o #54 da AF Corse – 3’53″681, seguido por três Porsches – não haverá nenhum deles na decisão das oito melhores marcas do grid. O #57 da Kessel ficou com a 12ª colocação em 3’55″269.

Já o Camaro ZL1 da Nascar, inscrito como ‘hors concours’, deu apenas cinco voltas – o melhor tempo do Stock Car hoje foi 3’52″752. O carro só volta à pista – se voltar – para o quarto e último treino, após a Hyperpole.

O Aston Martin da D’Station Racing continua como o único entre os 62 inscritos a não ter feito sessões de treino desde o acidente do TL1.

 

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