24h de Le Mans 2023 – Ferrari dá as cartas em apronto para a Hyperpole

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RIO DE JANEIRO – Até agora a Ferrari dá as cartas na 91ª edição das 24 Horas de Le Mans – com exceção feita ao primeiro treino livre de ontem. E a montadora italiana, via AF Corse, se mostra favorita à Hyperpole – a definição das primeiras filas do grid será às 15h.

Antonio Fuoco – sempre ele! – fez a melhor volta do TL3 em 3’26″579 com a #50, enquanto a #51 ficou mais tempo na garagem com falha de transmissão que na pista. Quando entrou, ficou em 2º – 3’27″013 foi o tempo do italiano Alessandro Pier Guidi.

A Toyota fez quilometragem – ambos GR010 Hybrid completaram 37 e 40 voltas, respectivamente – e Kamui Kobayashi registrou 3’27″580 com o carro #7. O gêmeo da montadora oriental ficou dois décimos atrás.

Além do #8, dois dos três Porsche Penske fizeram também 40 voltas e o Hypercar que menos andou no terceiro treino livre foi o Cadillac #2, que cumpriu somente nove giros, com problemas de reservatório de combustível.

Na LMP2, todos os 24 carros treinaram, inclusive o #13 da Tower Motorsports, que graças à Oreca e ao incansável trabalho dos ‘mecas’ da TDS Racing, montou um ‘novo carro’ para Steven Thomas, René Rast e Ricky Taylor. Eles andaram bastante – 41 voltas.

O melhor tempo – temporal, aliás – foi de Pietro Fittipaldi, que segue inalcançável como o piloto mais rápido da divisão. O brasileiro conseguiu 3’34″071, um aperitivo do que poderá fazer na Hyperpole. Pietro enfiou incríveis 3″147 goela abaixo do 2º colocado, o carro da Nielsen Racing. O Alpine de André Negrão e parceiros fechou a raia.

Entre os LMGTE-AM, onde os bronze tomarão parte da tomada de tempo na Hyperpole, deu o #54 da AF Corse – 3’53″681, seguido por três Porsches – não haverá nenhum deles na decisão das oito melhores marcas do grid. O #57 da Kessel ficou com a 12ª colocação em 3’55″269.

Já o Camaro ZL1 da Nascar, inscrito como ‘hors concours’, deu apenas cinco voltas – o melhor tempo do Stock Car hoje foi 3’52″752. O carro só volta à pista – se voltar – para o quarto e último treino, após a Hyperpole.

O Aston Martin da D’Station Racing continua como o único entre os 62 inscritos a não ter feito sessões de treino desde o acidente do TL1.

 

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

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Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

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