24h de Le Mans 2023 – Ferrari fecha último treino livre no comando

RIO DE JANEIRO – A programação de treinos livres e oficiais foi encerrada antes do warm-up de 15 minutos para os últimos ajustes sábado, algumas horas antes da corrida. Amanhã, os pilotos estarão na festa da tradicional Parada no centro de Le Mans e atividade de pista, só das categorias satélite como o Road To Le Mans e outras.

Então nesta quinta-feira, os carros das 24h de Le Mans foram para a sessão livre final com temperatura cálida para o horário – algo em torno de 26ºC, mas com a pista um pouco mais fria – que é o que enfrentarão à noite durante a disputa – isso se não chover, o que pode causar uma barafunda na disputa. E o risco existe: há chance de 50% de a pista estar molhada na hora da largada.

Enquanto não se sabe se choverá ou não em La Sarthe, novamente a Ferrari dominou uma atividade de pista neste fim de semana. A 499P #51 que dividirá a primeira fila do grid com o outro carro da AF Corse, estabeleceu 3’27″275 com James Calado a bordo. A gratíssima surpresa do TL4 foi o Glickenhaus SCG 007 LMH guiado por Esteban Gutiérrez: o mexicano foi o 2º colocado da sessão – porém a 1″003 do melhor giro, com o Porsche do Hertz Team Jota em terceiro, conduzido por Will Stevens.

Sem o Cadillac incendiado no treino da Hyperpole, o único susto da Hypercar foi do Peugeot 9X8 guiado por Jean-Éric Vergne, que saiu da pista por conta de uma falha elétrica.

Na LMP2, novamente com os 24 carros em ordem, a melhor volta foi do #923 Pro-Am do Racing Team Turkey em 3’36″229, seguido pelo #65 da Panis Racing e o #63 da Prema estabeleceu a terceira marca.

Entre os LMGTE-AM, a JMW Motorsport repetiu o que fizera no Test Day e comandou o último treino com 3’52″965, graças a Louis Prette Jr., 0″104 mais rápido que o carro #57 da Kessel, com três Porsche 911 RSR-19 a seguir e o pole da classe, o Corvette #33 em sexto.

Já o Aston Martin #777 da D’Station, reconstruído após o violento acidente do TL1, finalmente foi à pista. Casper Stevenson, que é estreante nas 24h de Le Mans, percorreu o número necessário de voltas para poder guiar à noite. Marcou 4’01″206 e a equipe, que incansavelmente trabalhou para deixar tudo nos eixos, ficou satisfeita.

Os 62 carros inscritos estão finalmente aptos a largar.

Além do Cadillac, a ORT by TF Racing e o #911 da Proton Competition não marcaram tempo. O Camaro Nascar completou 12 giros nessa sessão mais curta de 1h de duração e a melhor volta foi em 3’51″903.

Comentários