24h de Le Mans 2023 – Ferrari fecha último treino livre no comando

2

RIO DE JANEIRO – A programação de treinos livres e oficiais foi encerrada antes do warm-up de 15 minutos para os últimos ajustes sábado, algumas horas antes da corrida. Amanhã, os pilotos estarão na festa da tradicional Parada no centro de Le Mans e atividade de pista, só das categorias satélite como o Road To Le Mans e outras.

Então nesta quinta-feira, os carros das 24h de Le Mans foram para a sessão livre final com temperatura cálida para o horário – algo em torno de 26ºC, mas com a pista um pouco mais fria – que é o que enfrentarão à noite durante a disputa – isso se não chover, o que pode causar uma barafunda na disputa. E o risco existe: há chance de 50% de a pista estar molhada na hora da largada.

Enquanto não se sabe se choverá ou não em La Sarthe, novamente a Ferrari dominou uma atividade de pista neste fim de semana. A 499P #51 que dividirá a primeira fila do grid com o outro carro da AF Corse, estabeleceu 3’27″275 com James Calado a bordo. A gratíssima surpresa do TL4 foi o Glickenhaus SCG 007 LMH guiado por Esteban Gutiérrez: o mexicano foi o 2º colocado da sessão – porém a 1″003 do melhor giro, com o Porsche do Hertz Team Jota em terceiro, conduzido por Will Stevens.

Sem o Cadillac incendiado no treino da Hyperpole, o único susto da Hypercar foi do Peugeot 9X8 guiado por Jean-Éric Vergne, que saiu da pista por conta de uma falha elétrica.

Na LMP2, novamente com os 24 carros em ordem, a melhor volta foi do #923 Pro-Am do Racing Team Turkey em 3’36″229, seguido pelo #65 da Panis Racing e o #63 da Prema estabeleceu a terceira marca.

Entre os LMGTE-AM, a JMW Motorsport repetiu o que fizera no Test Day e comandou o último treino com 3’52″965, graças a Louis Prette Jr., 0″104 mais rápido que o carro #57 da Kessel, com três Porsche 911 RSR-19 a seguir e o pole da classe, o Corvette #33 em sexto.

Já o Aston Martin #777 da D’Station, reconstruído após o violento acidente do TL1, finalmente foi à pista. Casper Stevenson, que é estreante nas 24h de Le Mans, percorreu o número necessário de voltas para poder guiar à noite. Marcou 4’01″206 e a equipe, que incansavelmente trabalhou para deixar tudo nos eixos, ficou satisfeita.

Os 62 carros inscritos estão finalmente aptos a largar.

Além do Cadillac, a ORT by TF Racing e o #911 da Proton Competition não marcaram tempo. O Camaro Nascar completou 12 giros nessa sessão mais curta de 1h de duração e a melhor volta foi em 3’51″903.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames