24h de Spa-Francorchamps: confirmados 71 carros em mais um clássico do Endurance

RIO DE JANEIRO - Neste fim de semana acontece mais uma edição - a 75ª da história -  das 24h de Spa-Francorchamps, válidas pelo GT World Challenge Europe Endurance e também pelo Intercontinental GT Challenge (IGTC), certames ambos organizados pela SRO de Stéphane Ratel. A organização anunciou a lista completa de participantes há alguns dias: serão 71 os carros presentes no evento.

Na primeira relação constavam 72 - um por erro, inclusive, o Mercedes-AMG GT3 Evo com o dorsal #77 da Haupt Racing Team, no que nunca constou nos planos participar com esse carro do evento e outro por desistência, a BMW M4 GT3 da Walkenhorst Motorsport, inscrita na divisão Silver Cup com o dorsal #34. 

Em contrapartida, veio um que não estava no primeiro rol: entrou a Scherer Sport PHX com Luca Engstler/Nicki Thiim/Kelvin Van der Linde com um Audi inscrito no dorsal #17. A divisão Pro terá 20 carros, entre eles a BMW M4 GT3 #46 da WRT com Augusto Farfus, mais Valentino Rossi e Maxime Martin, além da Ferrari 296 GT3 #71 da AF Corse-Francorchamps Motors, com Daniel Serra, Antonio Fuoco e Davide Rigon.

A divisão Gold Cup apresenta um total de sete carros inscritos, enquanto a Silver Cup comparece com uma dezena de participantes. A Bronze Cup é disparada a mais profícua, com 22 carros - entre eles uma Mercedes-AMG GT3 Evo só com brasileiros - é o carro #89 da Akkodis-ASP Team para Alan Hellmeister, mais Rodrigo, Bruno e Adalberto Baptista.

Doze inscritos na Pro-Am fecham a relação final das 24h de Spa-Francorchamps, incluindo a equipe Crowdstrike Racing w/Riley, diretamente dos EUA e com participação de Felipe Fraga, o sétimo piloto do país confirmado no evento. Ele estará junto a Ian James, Colin Braun e George Kurtz numa Mercedes-AMG GT3 Evo com o dorsal #4.

Algumas equipes dessa divisão, inclusive, não tinham ainda suas formações completas: a CSA Racing não indicara o quarto nome para compor tripulação no Audi #888 junto a Arthur Rougier, Erwin Creed e Jean Glorieux. O Mercedes-AMG GT3 da T7Six também não tinha ainda tripulação confirmada.

Dentre trincas e quartetos inscritos - cabe lembrar que as classes Bronze e Pro-Am têm a obrigatoriedade de quatro nomes por carro, Gold e Silver opcionalmente entre três e quatro nomes e na Pro Cup, são apenas três os integrantes - há a presença de sete mulheres: as Iron Dames vão de Lamborghini Huracán GT3 Evo2 na Bronze Cup, com Rahel Frey, Sarah Bovy, Michelle Gätting e Doriane Pin; a saudita Reema Juffali alinha na Mercedes-AMG da Theeba Motorsport inscrita com o número #81 junto a Alain Valente, Yannick Mettler e Ralf Aron; Lilou Wadoux vai na Ferrari 488 GT3 Pro-Am da AF Corse junto ao experiente Andrea Bertolini mais Louis e Jef Machiels e, em modelo semelhante, Samantha Tan alinha no #38 da ST Racing by Rinaldi junto ao curdo Isaac Tutumlu, o estadunidense Jon Miller e o alemão Leonard Weiss.

Comentários