6h de Monza: Ferrari e Toyota abrem treinos livres na frente



SÃO PAULO - Sexta-feira de treinos livres para as 6h de Monza e a 5ª etapa do FIA WEC começa como terminou Le Mans - Ferrari e Toyota dando as cartas contra a concorrência no lendário traçado de 5,793 km de extensão. O público italiano pôde - com portões abertos - acompanhar as atividades de pista com duas sessões de 1h30min cada.

No FP1 que abriu os trabalhos, a trinca campeã de Le Mans saiu na frente com a Ferrari #51. Ale Pier Guidi foi o mais veloz por apenas 0"003 de margem para o Porsche da Jota guiado por Yifei Ye, com a marca de 1'37"533.

A segunda sessão teve a Toyota na liderança: Kamui Kobayashi fez o melhor giro com o #7 e também a volta mais veloz do dia - 1'36"363, 0"170 abaixo da Ferrari #50 e três décimos melhor que o outro Toyota.

Aparentemente nas sessões livres entre os 13 Hypercar inscritos houve razoável número de carros no mesmo segundo - 10 na primeira e oito na segunda.

O Vanwall que terá o brasileiro João Paulo de Oliveira debutando no FIA WEC teve problemas na segunda sessão, tendo que abreviar sua participação no treino por falha mecânica. Quando esteve na pista, virou em 1'39"121 no FP1.

Entre os protótipos LMP2, o Team WRT liderou as duas sessões. A primeira em 1-2 e a segunda com o #41, que liderou a folha de tempos em ambas, seguido pela Inter Europol, campeã de Le Mans na classe.

Robert Kubica foi o único a baixar de 1'40", rodando em 1'39"955, 0"181 abaixo do espanhol Albert Costa, com Ferdinand Von Habsburg em terceiro.

A Alpine Elf Team do brasileiro André Negrão ficou em 7º e oitavo lugares, respectivamente, nas duas sessões, sempre com performances próximas e virando na casa de 1'40"9. Já a equipe Jota, do brasileiro Pietro Fittipaldi, teve desempenho bastante discreto nas duas sessões - décima posição em ambas. O melhor giro do #28 foi 1'41"084, no segundo treino.



Já na LMGTE-AM, deu Ferrari numa sessão e Porsche, na outra: Alessio Picariello, no Porsche 911 RSR-19 da Iron Lynx, superou o tempo estabelecido por Davide Rigon mais cedo e fez o melhor giro da divisão de Grã-Turismo em 1'46"973, 0"358 melhor que o #86 da GR Racing, com três Porsche na trifeta - a Project 1-AO ficou com a terceira marca. 

A melhor Ferrari do plantel foi mesmo a #54 da AF Corse nos dois treinos, enquanto o único Corvette e os dois Aston Martin andaram sempre na casa de 1'48" e acima.

Amanhã o FP3 com duração de 60 minutos começa às 10h45 locais, 5h45 de Brasília. A sessão de classificação abre 9h40 de Brasília - 14h40 locais - com 15 minutos de pista para LMGTE-AM, LMP2 e Hypercar. As 6h de Monza dão largada às 7h30 e serão transmitidas ao vivo a partir de 7h no BandSports em três janelas e nas mídias de YouTube do Grupo Band.

Comentários