6h de Monza: Toyota bate Ferrari por milésimos

SÃO PAULO - Dessa vez foi na casa do adversário: a Toyota deu o troco na Ferrari após a derrota nas 24h de Le Mans e conquistou neste sábado a pole position para as 6h de Monza, 5ª etapa do FIA WEC, o Mundial de Endurance.

O carro #7 do trio Mike Conway, José María López e Kamui Kobayashi, com o japonês a bordo, marcou a melhor volta da sessão em 1'35"358, superando o recorde anterior registrado por Romain Dumas com o Glickenhaus ano passado.

Antonio Fuoco classificou a Ferrari #50 a apenas 0"017 do Toyota, enquanto os líderes do campeonato, com Brendon Hartley a bordo do Toyota #8, ficaram em terceiro. A Peugeot, que liderou o FP3, surpreendeu positivamente e ficou em 4º com o #93 guiado por Jean-Eric Vergne.

Foram quatro marcas diferentes no top 5, uma vez que o Cadillac V-Series.R conduzido por Alex Lynn abre a 3ª fila, trazendo a reboque a Ferrari dos vencedores das 24h de Le Mans, com Antonio Giovinazzi a bordo.

O melhor Porsche ficou com a 8ª colocação, com Fred Makowiecki. A Vanwall do brasileiro João Paulo de Oliveira, com Estebán Guerrieri a bordo, classificou-se na 13ª colocação.

Na divisão LMP2, o Team WRT, líder do campeonato, arrancou o pontinho extra da pole e abriu cinco de vantagem sobre a Inter Europol Competition. Robert Kubica estabeleceu a melhor volta da sessão em 1'39"354, superando em 0"353 a marca da Jota com o brasileiro Pietro Fittipaldi. Phil Hanson foi o 3º e só os três primeiros baixaram de 1'40", com a Vector Sport em quarto e a campeã de Le Mans Inter Europol Competition em quinto. A Alpine de André Negrão larga em oitavo na divisão com 1'40"061.

E entre os LMGTE-AM, pole para as Iron Dames: Sarah Bovy classificou o Porsche 911-RSR 19 do time 100% feminino com a marca de 1'47"632, quatro décimos abaixo do Aston Martin da ORT by TF, com o omani Ahmad Al Harthy. Foi a segunda vez que o #85 cor de rosa liderou o pelotão de sua divisão. Christian Ried levou o #77 da Dempsey-Proton ao 3º posto, seguido pela melhor Ferrari do grid, da Richard Mille AF Corse, da pilota Lilou Wadoux.

A Corvette Racing ficou com a 6ª posição - a equipe pode ser campeã antecipada, uma vez que a diferença é de 74 pontos para o segundo colocado.

Neste domingo, o BandSports transmite no YouTube a partir de 7h na íntegra - e em três janelas na televisão. Eu estarei nos comentários junto a Aldo Luiz, Felipe Meira e Sergio Milani.

Comentários