6h de Fuji: Ferrari e Toyota abrem trabalhos com melhores tempos dos treinos livres

6

RIO DE JANEIRO - Depois de dois meses de pausa - praticamente - o Mundial de Endurance retoma a temporada 2023 com a disputa das 6h de Fuji e a sexta-feira de treinos livres (madrugada de Brasília) registrou duas condições distintas. Pista secando no TL1 e totalmente seca no TL2. Inclusive há a expectativa de chuva para o restante do fim de semana. Terceiro treino livre e qualificação neste sábado e a corrida poderão ser fortemente afetados pelo mau tempo que vira e mexe atrapalha as coisas por ali pela região do Fuji Speedway.

Ano passado foi uma corrida atípica - sem chuva e sem bandeiras amarelas. A Toyota venceu pela oitava vez em nove - só perdeu para a Porsche em 2015 - e é favorita.

Tanto que a marca oriental fez 1-2 no TL2 com as condições melhores. Sébastien Buemi levou o #8 ao topo da folha de tempos, sendo o único a virar abaixo de 1'30" - precisamente, 1'29"523, meio segundo abaixo do colega de equipe e rival (e chefe de equipe) Kamui Kobayashi.

Mais cedo, com a pista secando, quem ficou à frente foi a Ferrari-AF Corse. Antonio Fuoco registrou 1'35"649, mais de dois segundos abaixo do outro Hypercar do construtor italiano guiado por Antonio Giovinazzi.

Antonio Félix da Costa, com um excelente andamento, fez 1'30"518 e foi o 3º colocado com o Porsche da Jota, seguido pela Ferrari de Alessandro Pier Guidi, com o Porsche de Michael Christensen em quinto e a outra AF Corse, com Nicklas Nielsen, em sexto.

A Peugeot veio nas duas posições seguintes, com tempos cerca de um segundo e meio acima do líder da classe principal, com mais dois Porsche 963 LMDh da equipe de fábrica e da Proton Competition completando o top 10.

Notaram a ausência do Cadillac V-Series.R? Pois é, o carro estadunidense ficou em último no TL2 atrás até do Vanwall. Os 12 carros ficaram dentro de uma margem pouco superior a dois segundos. O brasileiro João Paulo de Oliveira deu 35 voltas nessa sessão e o melhor tempo dele foi 1'31"557.



Na subclasse LMP2, Louis Déletraz, da equipe líder do campeonato (Team WRT) registrou o melhor giro do dia em 1'33"131, 0"489 abaixo da Jota Sport com o brasileiro Pietro Fittipaldi - o #28 foi o mais rápido na primeira sessão com Oli Rasmussen marcando 1'40"781.

A United Autosports ficou em 3º lugar no segundo treino graças a Oliver Jarvis, seguida pelo segundo carro do Team WRT, com os poloneses da Inter Europol Competition, que brigam com a WRT pelo título, em quinto.

Com os 11 carros da divisão encaixados em menos de dois segundos, a Alpine não repetiu as boas performances de Le Mans e Monza. Ficou em nono lugar com o #36 e em décimo-primeiro e último com o #35. André Negrão foi o autor da melhor volta do carro azul em 1'34"813.



Entre os 13 LMGTE-AM, com a pista em melhores condições em relação à primeira sessão, a Ferrari fez 1-2-3 com a AF Corse: o #54 guiado por Davide Rigon virou em 1'38"239, 0"479 abaixo do #21 com Kei Cozzolino, tendo Alessio Rovera na sequência a bordo do #83 da Richard Mille AF Corse.

Julien Andlauer, da Dempsey-Proton Racing - que venceu em Monza - ficou com o quarto posto, seguido por Matteo Cairoli noutro Porsche e pelo melhor Aston Martin, o #777 da equipe "local" D'Station Racing, guiado por Casper Stevenson. 

Já campeã da categoria com duas provas de antecipação, a Corvette Racing ficou apenas com a 10ª posição no TL2, logo atrás da Iron Dames, que chegou ao Japão com o 2º lugar na tabela. A ORT by TF fechou a raia a apenas 1"676 da melhor volta do dia.

O TL3 das 6h de Fuji acontece neste sábado - 22h20 de Brasília desta sexta-feira. É a sessão dos ajustes finos para a definição do grid. A qualificação, dividida em 15min para os carros LMGTE-AM, LMP2 e Hypercar, com sessões em separado, começa às 14h40 locais - 2h40 da madrugada pelo horário de Brasília.

As 6h de Fuji terão transmissão AO VIVO e na ÍNTEGRA no BandSports a partir de 22h30 deste sábado - e só no BandSports. Narração de Aldo Luiz, comentários de Felipe Meira, Sergio Milani e Rodrigo Mattar.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames