6h de Fuji: Ferrari e Toyota abrem trabalhos com melhores tempos dos treinos livres


RIO DE JANEIRO - Depois de dois meses de pausa - praticamente - o Mundial de Endurance retoma a temporada 2023 com a disputa das 6h de Fuji e a sexta-feira de treinos livres (madrugada de Brasília) registrou duas condições distintas. Pista secando no TL1 e totalmente seca no TL2. Inclusive há a expectativa de chuva para o restante do fim de semana. Terceiro treino livre e qualificação neste sábado e a corrida poderão ser fortemente afetados pelo mau tempo que vira e mexe atrapalha as coisas por ali pela região do Fuji Speedway.

Ano passado foi uma corrida atípica - sem chuva e sem bandeiras amarelas. A Toyota venceu pela oitava vez em nove - só perdeu para a Porsche em 2015 - e é favorita.

Tanto que a marca oriental fez 1-2 no TL2 com as condições melhores. Sébastien Buemi levou o #8 ao topo da folha de tempos, sendo o único a virar abaixo de 1'30" - precisamente, 1'29"523, meio segundo abaixo do colega de equipe e rival (e chefe de equipe) Kamui Kobayashi.

Mais cedo, com a pista secando, quem ficou à frente foi a Ferrari-AF Corse. Antonio Fuoco registrou 1'35"649, mais de dois segundos abaixo do outro Hypercar do construtor italiano guiado por Antonio Giovinazzi.

Antonio Félix da Costa, com um excelente andamento, fez 1'30"518 e foi o 3º colocado com o Porsche da Jota, seguido pela Ferrari de Alessandro Pier Guidi, com o Porsche de Michael Christensen em quinto e a outra AF Corse, com Nicklas Nielsen, em sexto.

A Peugeot veio nas duas posições seguintes, com tempos cerca de um segundo e meio acima do líder da classe principal, com mais dois Porsche 963 LMDh da equipe de fábrica e da Proton Competition completando o top 10.

Notaram a ausência do Cadillac V-Series.R? Pois é, o carro estadunidense ficou em último no TL2 atrás até do Vanwall. Os 12 carros ficaram dentro de uma margem pouco superior a dois segundos. O brasileiro João Paulo de Oliveira deu 35 voltas nessa sessão e o melhor tempo dele foi 1'31"557.



Na subclasse LMP2, Louis Déletraz, da equipe líder do campeonato (Team WRT) registrou o melhor giro do dia em 1'33"131, 0"489 abaixo da Jota Sport com o brasileiro Pietro Fittipaldi - o #28 foi o mais rápido na primeira sessão com Oli Rasmussen marcando 1'40"781.

A United Autosports ficou em 3º lugar no segundo treino graças a Oliver Jarvis, seguida pelo segundo carro do Team WRT, com os poloneses da Inter Europol Competition, que brigam com a WRT pelo título, em quinto.

Com os 11 carros da divisão encaixados em menos de dois segundos, a Alpine não repetiu as boas performances de Le Mans e Monza. Ficou em nono lugar com o #36 e em décimo-primeiro e último com o #35. André Negrão foi o autor da melhor volta do carro azul em 1'34"813.



Entre os 13 LMGTE-AM, com a pista em melhores condições em relação à primeira sessão, a Ferrari fez 1-2-3 com a AF Corse: o #54 guiado por Davide Rigon virou em 1'38"239, 0"479 abaixo do #21 com Kei Cozzolino, tendo Alessio Rovera na sequência a bordo do #83 da Richard Mille AF Corse.

Julien Andlauer, da Dempsey-Proton Racing - que venceu em Monza - ficou com o quarto posto, seguido por Matteo Cairoli noutro Porsche e pelo melhor Aston Martin, o #777 da equipe "local" D'Station Racing, guiado por Casper Stevenson. 

Já campeã da categoria com duas provas de antecipação, a Corvette Racing ficou apenas com a 10ª posição no TL2, logo atrás da Iron Dames, que chegou ao Japão com o 2º lugar na tabela. A ORT by TF fechou a raia a apenas 1"676 da melhor volta do dia.

O TL3 das 6h de Fuji acontece neste sábado - 22h20 de Brasília desta sexta-feira. É a sessão dos ajustes finos para a definição do grid. A qualificação, dividida em 15min para os carros LMGTE-AM, LMP2 e Hypercar, com sessões em separado, começa às 14h40 locais - 2h40 da madrugada pelo horário de Brasília.

As 6h de Fuji terão transmissão AO VIVO e na ÍNTEGRA no BandSports a partir de 22h30 deste sábado - e só no BandSports. Narração de Aldo Luiz, comentários de Felipe Meira, Sergio Milani e Rodrigo Mattar.

Comentários