Battle on the Bricks: IMSA volta à Indianápolis com 1-2 da Porsche Penske no grid

RIO DE JANEIRO - Na sessão de classificação mais equilibrada da temporada 2023 do IMSA Weathertech SportsCar Championship, a Porsche Penske fez 1-2 na definição do grid de largada da Battle on the Bricks, penúltima etapa que se realiza neste domingo no misto do Indianápolis Motor Speedway, no retorno do traçado ao calendário da série após nove anos, desde a unificação entre American Le Mans Series e Rolex SportsCars Series.

Os 963 LMDh do time do Capitão Roger Penske vão comandar o pelotão de 48 carros, um dos mais expressivos de todo o campeonato - exceto nas provas de Endurance - com o #7 de Matt Campbell e Felipe Nasr na pole position. O australiano marcou 1'13"672, comprovando o domínio dos carros germânicos ao longo do fim de semana - a Porsche liderou todos os treinos de preparação.

O #6 de Mathieu Jaminet e Nick Tandy ficou a 0"152 da pole e na segunda fila estará o Acura ARX-06C da Meyer-Shank Racing com Tom Blomqvist e Colin Braun - e se esta equipe continuar no IMSA em 2024, não será com a marca da Honda. A Wayne Taylor Racing-Andretti Global confirmou que os protótipos do time já anunciados para Filipe Albuquerque/Ricky Taylor e Jordan Taylor/Louis Déletraz serão os únicos da casa oriental na classe GTP.

O Cadillac V-Series.R de Renger Van der Zande e Sébastien Bourdais completa a segunda fila e os líderes do campeonato - Albuquerque e Taylor, que por sinal não têm nenhuma vitória na temporada - ficaram com o 5º tempo, à frente do BMW M Hybrid de Augusto Farfus e Philipp Eng. Vice-líderes a 14 pontos dos rivais, Pipo Derani e Alexander Sims partem de oitavo com o #31 da Whelen Engineering Racing/AX Racing. A folha de tempos aponta inclusive que a outra BMW oficial e os dois Porsche clientes de Proton Competition e JDC-Miller Motorsports ficaram dentro do mesmo segundo da pole - precisamente a 0"960.



Na batalha da LMP2, que classificou junto com os protótipos LMP3, Ben Keating levou mais uma pole com o #52 da PR1/Mathiasen que divide neste fim de semana com Paul-Loup Chatin. O texano de 52 anos foi o único que virou abaixo de 1'18", superando George Kurtz por quatro décimos de segundo. A TDS Racing veio a seguir com Steven Thomas e Rodrigo Sales, respectivamente, cabendo as demais posições à Tower Motorsports com Dan Goldburg, Dwight Merriman com o #18 da ERA Motorsport e Dennis Andersen no #20 da High Class Racing.

A sessão conjunta das subclasses menores de protótipos teve inclusive bandeira vermelha: o #74 do líder do campeonato Gar Robinson, que nesse fim de semana corre em dupla com Josh Burdon, bateu. Com isso, a dupla da Riley perdeu as duas melhores voltas e terá de largar em oitavo na classe entre nove duplas inscritas.



A pole da LMP3 foi de Biljoy Garg e Guilherme de Oliveira, com o #29 da JR III Racing - Garg fez o tempo de 1'20"513, batendo Nolan Siegel, com o outro carro do time, por 0"469. Orey Fidani (AWA) foi o terceiro colocado, seguido por Alex Koreiba (Performance Tech Motorsports) e Anthony Mantella (AWA).



Entre os Grã-Turismo, a melhor marca geral da sessão de classificação foi de Madison Snow, com a BMW da Paul Miller Racing - 1'23"075 para o carro #1 que divide com Bryan Sellers. A dupla não só lidera a classificação geral da temporada com 2996 pontos como também a competição paralela Sprint Cup, que se encerra neste domingo, somando 2020 pontos.



Na GTD Pro, o Porsche da Pfaff Motorsports guiado por Klaus Bachler, levou a melhor - 1'23"140. Líderes com 3165 pontos somados, Ben Barnicoat e Jack Hawksworth ficaram com o terceiro posto da subclasse que conta com cinco inscritos - e quarto tempo geral entre os 22 modelos presentes e enquadrados no regulamento GT3.

A Battle on the Bricks terá duração de 2h40min e a largada acontece às 13h10 locais (14h10 pelo horário de Brasília).

Comentários