8h do Bahrein: decisão do FIA WEC com 36 carros anunciados


RIO DE JANEIRO - O Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) volta a ser decidido no Oriente Médio, como aconteceu várias vezes desde 2012 - exceção feita às etapas finais no Brasil e em Le Mans no campeonato bienal 2018/19: as 8h do Bahrein finalizam a história de duas classes na competição - a LMP2 não tomará parte do certame em 2024, sendo restrita somente às 24h de Le Mans e a LMGTE-AM será extinta para dar vez à LMGT3.

A corrida do próximo dia 4 de novembro - um sábado, aliás - terá a participação de 36 carros, os mesmos das 6h de Fuji, com a ausência da Glickenhaus na classe Hypercar. O plantel vai somar 12 modelos na divisão principal, onze na LMP2 e 13 na LMGTE-AM.

Na Hypercar, o brasileiro João Paulo de Oliveira não poderá dar expediente com a Floyd Vanwall porque tem compromisso com o Super GT, certame que é prioridade de agenda do piloto. Assim, Colin Kolles convidou Ryan Briscoe, a pé desde Le Mans, para se juntar a Estebán Guerrieri e Tristan Vautier para tentar levar o carro #4 até a quadriculada.

A etapa final marca ainda a disputa de título entre os pilotos - a Toyota já levou a temporada entre os construtores. Com 39 pontos em jogo, incluindo o ponto extra da pole position, ainda há luta entre as formações de Ferrari AF Corse e Toyota Gazoo Racing.

Os trios dos carros vermelhos italianos têm de contar com combinações de resultado monstruosas para reverter o quadro que é desfavorável. São 31 e 36 pontos, respectivamente, que James Calado/Ale Pier Guidi/Antonio Giovinazzi e Miguel Molina/Nicklas Nielsen/Antonio Fuoco carregam para seus adversários.

A liderança é de Sébastien Buemi/Brendon Hartley/Ryo Hirakawa, somando 133 pontos, uma vitória apenas - em Spa - e mais quatro segundos lugares. Mike Conway/Kamui Kobayashi/José María López têm 15 de diferença e num empate hipotético, podem levar vantagem: o trio tem quatro vitórias em 2023.

Para esta etapa, o BoP carregou nas tintas para a Ferrari, pois o modelo 499P terá um acréscimo de 11 kg no peso mínimo, chegando a 1075 - contudo, cinco a menos que os Toyota GR010 Hybrid. Outro carro que ganha peso é o 963 LMDh da Porsche, chegando a 1053 kg. Cadillac perde nove quilos com o V-Series.R e o Peugeot 9X8, um.

Na potência a ser auferida aos carros da classe principal, Peugeot e Vanwall serão os únicos com o máximo delimitado por regulamento em 520 kW (707 CV). A Cadillac perde nada menos que 9 kW para a corrida barenita e a Ferrari, quatro. A Toyota ganha dois kW em relação a Fuji.

Quanto aos MJ/stint, a Cadillac também perde em relação às concorrentes, passando ao total de 895, dez a menos que nas 6h de Fuji. A Porsche perde um MJ/stint e a Toyota ganha quatro - vai de 908 a 912. A Ferrari não ganha nada. Segue com 901 MJ/stint.

Na classe LMP2, o Team WRT chegará como favorito com o carro #41: o trio formado por Louis Déletraz/Rui Andrade/Robert Kubica soma 33 pontos de avanço para Albert Costa Balboa/Fabio Scherer/Kuba Smiechowski, da Inter Europol Competition. Phil Hanson e Frederick Lubin, que vêm em 3º lugar com 101 pontos, ainda têm possibilidades, mas são tão retóricas quanto as dos rivais do carro #34.

O brasileiro Pietro Fittipaldi vai para mais um compromisso no #28 da Jota, buscando melhorar o 8º lugar na tabela com 61 pontos - os mesmos de Oliver Rasmussen e David Heinemeier-Hänsson, os dinamarqueses parceiros do neto do bicampeão de F1 Emerson Fittipaldi.

Com apenas 21 pontos somados e o 17º lugar na tabela, André Negrão e os parceiros Memo Rojas e Olli Caldwell devem ter mais um fim de semana daqueles no #35 da equipe Alpine Elf Team. A esta altura, "Deco" deve rezar para a temporada 2024 começar logo para poder esquecer os pesadelos de 2023.

Na LMGTE-AM, com o título mais do que definido desde Monza em favor do #33 da Corvette Racing, as formações que vêm de 2º lugar ao oitavo ainda reúnem chances de vice-campeonato e isso até inclui a Ferrari #57 da Kessel Racing, que terá novamente o brasileiro Daniel Serra, ausente na etapa do Japão.

Mas as Iron Dames, vice-líderes com 79, são as que neste momento apresentam mais chances, sem esquecer do #54 da AF Corse, vencedor em Fuji e que subiu para 3º na tabela com 73.

A AF Corse, aliás, não confirmou ainda quem estará no #21 do time italiano junto a Simon Mann e a D'Station Racing terá Liam Talbot no #777, substituindo Satoshi Hoshino, ausente por insolúveis problemas de agenda. 


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