8h do Bahrein: decisão do FIA WEC com 36 carros anunciados

8

RIO DE JANEIRO - O Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) volta a ser decidido no Oriente Médio, como aconteceu várias vezes desde 2012 - exceção feita às etapas finais no Brasil e em Le Mans no campeonato bienal 2018/19: as 8h do Bahrein finalizam a história de duas classes na competição - a LMP2 não tomará parte do certame em 2024, sendo restrita somente às 24h de Le Mans e a LMGTE-AM será extinta para dar vez à LMGT3.

A corrida do próximo dia 4 de novembro - um sábado, aliás - terá a participação de 36 carros, os mesmos das 6h de Fuji, com a ausência da Glickenhaus na classe Hypercar. O plantel vai somar 12 modelos na divisão principal, onze na LMP2 e 13 na LMGTE-AM.

Na Hypercar, o brasileiro João Paulo de Oliveira não poderá dar expediente com a Floyd Vanwall porque tem compromisso com o Super GT, certame que é prioridade de agenda do piloto. Assim, Colin Kolles convidou Ryan Briscoe, a pé desde Le Mans, para se juntar a Estebán Guerrieri e Tristan Vautier para tentar levar o carro #4 até a quadriculada.

A etapa final marca ainda a disputa de título entre os pilotos - a Toyota já levou a temporada entre os construtores. Com 39 pontos em jogo, incluindo o ponto extra da pole position, ainda há luta entre as formações de Ferrari AF Corse e Toyota Gazoo Racing.

Os trios dos carros vermelhos italianos têm de contar com combinações de resultado monstruosas para reverter o quadro que é desfavorável. São 31 e 36 pontos, respectivamente, que James Calado/Ale Pier Guidi/Antonio Giovinazzi e Miguel Molina/Nicklas Nielsen/Antonio Fuoco carregam para seus adversários.

A liderança é de Sébastien Buemi/Brendon Hartley/Ryo Hirakawa, somando 133 pontos, uma vitória apenas - em Spa - e mais quatro segundos lugares. Mike Conway/Kamui Kobayashi/José María López têm 15 de diferença e num empate hipotético, podem levar vantagem: o trio tem quatro vitórias em 2023.

Para esta etapa, o BoP carregou nas tintas para a Ferrari, pois o modelo 499P terá um acréscimo de 11 kg no peso mínimo, chegando a 1075 - contudo, cinco a menos que os Toyota GR010 Hybrid. Outro carro que ganha peso é o 963 LMDh da Porsche, chegando a 1053 kg. Cadillac perde nove quilos com o V-Series.R e o Peugeot 9X8, um.

Na potência a ser auferida aos carros da classe principal, Peugeot e Vanwall serão os únicos com o máximo delimitado por regulamento em 520 kW (707 CV). A Cadillac perde nada menos que 9 kW para a corrida barenita e a Ferrari, quatro. A Toyota ganha dois kW em relação a Fuji.

Quanto aos MJ/stint, a Cadillac também perde em relação às concorrentes, passando ao total de 895, dez a menos que nas 6h de Fuji. A Porsche perde um MJ/stint e a Toyota ganha quatro - vai de 908 a 912. A Ferrari não ganha nada. Segue com 901 MJ/stint.

Na classe LMP2, o Team WRT chegará como favorito com o carro #41: o trio formado por Louis Déletraz/Rui Andrade/Robert Kubica soma 33 pontos de avanço para Albert Costa Balboa/Fabio Scherer/Kuba Smiechowski, da Inter Europol Competition. Phil Hanson e Frederick Lubin, que vêm em 3º lugar com 101 pontos, ainda têm possibilidades, mas são tão retóricas quanto as dos rivais do carro #34.

O brasileiro Pietro Fittipaldi vai para mais um compromisso no #28 da Jota, buscando melhorar o 8º lugar na tabela com 61 pontos - os mesmos de Oliver Rasmussen e David Heinemeier-Hänsson, os dinamarqueses parceiros do neto do bicampeão de F1 Emerson Fittipaldi.

Com apenas 21 pontos somados e o 17º lugar na tabela, André Negrão e os parceiros Memo Rojas e Olli Caldwell devem ter mais um fim de semana daqueles no #35 da equipe Alpine Elf Team. A esta altura, "Deco" deve rezar para a temporada 2024 começar logo para poder esquecer os pesadelos de 2023.

Na LMGTE-AM, com o título mais do que definido desde Monza em favor do #33 da Corvette Racing, as formações que vêm de 2º lugar ao oitavo ainda reúnem chances de vice-campeonato e isso até inclui a Ferrari #57 da Kessel Racing, que terá novamente o brasileiro Daniel Serra, ausente na etapa do Japão.

Mas as Iron Dames, vice-líderes com 79, são as que neste momento apresentam mais chances, sem esquecer do #54 da AF Corse, vencedor em Fuji e que subiu para 3º na tabela com 73.

A AF Corse, aliás, não confirmou ainda quem estará no #21 do time italiano junto a Simon Mann e a D'Station Racing terá Liam Talbot no #777, substituindo Satoshi Hoshino, ausente por insolúveis problemas de agenda. 


Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames