Dose dupla de ELMS em Portimão na decisão com 40 carros no grid

D

RIO DE JANEIRO - Neste fim de semana a temporada 2023 do European Le Mans Series (ELMS) chega ao fim não só com uma corrida, mas duas: com o cancelamento das 4h de Imola, a organização do certame acomodou o calendário da maneira que achou mais conveniente - programou uma rodada dupla para o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. E dessa forma, nossos "patrícios" serão agraciados com a finalíssima nas quatro classes em disputa - LMP2, LMP2 Pro-Am, LMP3 e LMGTE - esta, em sua despedida do certame.

A pista com 16 curvas e 4,664 km de extensão, com variação de terreno, curvas de alta e de baixa e trechos muito técnicos, será preenchida por 40 carros de acordo com a lista final de inscritos. Normalmente seriam 42, porém a United Autosports USA perdeu o #23 da classe Pro-Am por lesão do cliente Jim McGuire e a Eurointernational, por falta de pilotos, optou por não alinhar o carro #10 que teria pelo menos o polonês Jacek Gieloncka, que tinha um acordo para guiar no Algarve.

Desse modo, o plantel terá 17 LMP2 divididos entre Pro e Pro-Am, com 11 LMP3 e 12 LMGTE completando o grid.

Na LMP2 Pro, as atenções estão todas voltadas ao carro "da casa": com sede em Albufeira, a equipe anglo-portuguesa Algarve Pro Racing lidera o certame com os 76 pontos de James Allen/Alex Lynn/Kyffin Simpson. Como há 52 pontos em jogo, não há ainda uma definição concreta de quem chega à etapa do domingo - a primeira da rodada dupla acontece sexta - com chances de título.

A trinca do #25 lidera com 17 pontos de frente para o #30 da Duqueine Engineering com Nico Pino/Rene Binder/Neel Jani. As demais concorrentes com chances matemáticas são a Panis Racing, a IDEC Sport, a COOL Racing e a United Autosports USA. Apenas a Inter Europol Competition, com três abandonos em quatro corridas e um total de 15 pontos somados, cumpre tabela.

Entre os Pro-Am, tudo em aberto: o Racing Team Turkey lidera graças aos 74 pontos somados por Salih Yoluç/Louis Déletraz/Charlie Eastwood, mas François Perrodo e Matthieu Vaxivière estão nos calcanhares dos rivais - apenas quatro atrás. E há ainda chances retóricas para a COOL Racing, vencedora da subdivisão em Spa-Francorchamps, bem como para a Nielsen Racing e até para o #21 de Daniel Schneider e Andy Meyrick, que vêm em quinto com 41 pontos. Nessa etapa de Portugal, Nelsinho Piquet volta a ficar a serviço de seus colegas de esquadra.

Também retornam Ben Barnicoat ao carro #83 da AF Corse bem como Jack Hawksworth ao #20 da Algarve Pro Racing.

Na LMP3, o panorama é mais favorável a um título conquistado por antecedência já na próxima sexta-feira. Com três vitórias em quatro etapas, Adrien Chila/Marcos Siebert/Alex García têm o dobro de pontos - 91 a 45 - dos vice-líderes Kai Askey/Miguel Cristóvão/Wyatt Bricachek.

A batalha na LMGTE está acirrada e equilibrada: há um empate neste momento entre os trios do #16 da Proton Competition e do #60 da Iron Lynx, ambos com Porsche. São 61 pontos somados por Zach Robichon/Ryan Hardwick/Alessio Picariello e também por Claudio Schiavoni/Matteo Cressoni/Matteo Cairoli.

Scott Huffaker e Takeshi Kimura ainda têm chances: com o 3º lugar e 53 pontos somados, os pilotos podem levar o título da divisão no último ano do regulamento e terão a ajuda do brasileiro Daniel Serra. As formações das equipes Formula Racing, JMW Motorsport e Spirit of Race ainda estão no páreo.

Com 4h na frente de Brasília, a primeira prova do fim de semana será no dia 20 (sexta) a partir de 10h45 daqui, 14h45 locais. No domingo (22), a largada é a partir de 13h locais, 9h da manhã. Ambas as corridas terão quatro horas de duração - a primeira será as 4h do Algarve e a decisão de domingo, as 4h de Portimão.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames