Dose dupla de ELMS em Portimão na decisão com 40 carros no grid


RIO DE JANEIRO - Neste fim de semana a temporada 2023 do European Le Mans Series (ELMS) chega ao fim não só com uma corrida, mas duas: com o cancelamento das 4h de Imola, a organização do certame acomodou o calendário da maneira que achou mais conveniente - programou uma rodada dupla para o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. E dessa forma, nossos "patrícios" serão agraciados com a finalíssima nas quatro classes em disputa - LMP2, LMP2 Pro-Am, LMP3 e LMGTE - esta, em sua despedida do certame.

A pista com 16 curvas e 4,664 km de extensão, com variação de terreno, curvas de alta e de baixa e trechos muito técnicos, será preenchida por 40 carros de acordo com a lista final de inscritos. Normalmente seriam 42, porém a United Autosports USA perdeu o #23 da classe Pro-Am por lesão do cliente Jim McGuire e a Eurointernational, por falta de pilotos, optou por não alinhar o carro #10 que teria pelo menos o polonês Jacek Gieloncka, que tinha um acordo para guiar no Algarve.

Desse modo, o plantel terá 17 LMP2 divididos entre Pro e Pro-Am, com 11 LMP3 e 12 LMGTE completando o grid.

Na LMP2 Pro, as atenções estão todas voltadas ao carro "da casa": com sede em Albufeira, a equipe anglo-portuguesa Algarve Pro Racing lidera o certame com os 76 pontos de James Allen/Alex Lynn/Kyffin Simpson. Como há 52 pontos em jogo, não há ainda uma definição concreta de quem chega à etapa do domingo - a primeira da rodada dupla acontece sexta - com chances de título.

A trinca do #25 lidera com 17 pontos de frente para o #30 da Duqueine Engineering com Nico Pino/Rene Binder/Neel Jani. As demais concorrentes com chances matemáticas são a Panis Racing, a IDEC Sport, a COOL Racing e a United Autosports USA. Apenas a Inter Europol Competition, com três abandonos em quatro corridas e um total de 15 pontos somados, cumpre tabela.

Entre os Pro-Am, tudo em aberto: o Racing Team Turkey lidera graças aos 74 pontos somados por Salih Yoluç/Louis Déletraz/Charlie Eastwood, mas François Perrodo e Matthieu Vaxivière estão nos calcanhares dos rivais - apenas quatro atrás. E há ainda chances retóricas para a COOL Racing, vencedora da subdivisão em Spa-Francorchamps, bem como para a Nielsen Racing e até para o #21 de Daniel Schneider e Andy Meyrick, que vêm em quinto com 41 pontos. Nessa etapa de Portugal, Nelsinho Piquet volta a ficar a serviço de seus colegas de esquadra.

Também retornam Ben Barnicoat ao carro #83 da AF Corse bem como Jack Hawksworth ao #20 da Algarve Pro Racing.

Na LMP3, o panorama é mais favorável a um título conquistado por antecedência já na próxima sexta-feira. Com três vitórias em quatro etapas, Adrien Chila/Marcos Siebert/Alex García têm o dobro de pontos - 91 a 45 - dos vice-líderes Kai Askey/Miguel Cristóvão/Wyatt Bricachek.

A batalha na LMGTE está acirrada e equilibrada: há um empate neste momento entre os trios do #16 da Proton Competition e do #60 da Iron Lynx, ambos com Porsche. São 61 pontos somados por Zach Robichon/Ryan Hardwick/Alessio Picariello e também por Claudio Schiavoni/Matteo Cressoni/Matteo Cairoli.

Scott Huffaker e Takeshi Kimura ainda têm chances: com o 3º lugar e 53 pontos somados, os pilotos podem levar o título da divisão no último ano do regulamento e terão a ajuda do brasileiro Daniel Serra. As formações das equipes Formula Racing, JMW Motorsport e Spirit of Race ainda estão no páreo.

Com 4h na frente de Brasília, a primeira prova do fim de semana será no dia 20 (sexta) a partir de 10h45 daqui, 14h45 locais. No domingo (22), a largada é a partir de 13h locais, 9h da manhã. Ambas as corridas terão quatro horas de duração - a primeira será as 4h do Algarve e a decisão de domingo, as 4h de Portimão.

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