“Red Dragon” surpreende e conquista pole das 24h de Daytona
RIO DE JANEIRO – Nem Spirit of Daytona, muito menos Action Express. A equipe Gainsco/Bob Stallings Racing, com o seu Corvette DP #99 apelidado de “Red Dragon”, conquistou nesta quinta-feira a pole position para a 52ª edição das 24 Horas de Daytona, que acontecem neste sábado, na Flórida. O piloto Alex Gurney surpreendeu os que eram considerados os favoritos à posição de honra e colocou o carro do time que só disputará as provas longas (do North American Endurance Challenge) na linha de frente do pelotão.
Com a marca de 1’38″270, o filho de Dan Gurney colocou uma vantagem de 0″217 sobre Richard Westbrook, que durante os treinos livres mostrara a força do #90 da Spirit of Daytona ao marcar o melhor tempo nas duas sessões disputadas mais cedo. Quem também mostrou força foi Brendon Hartley: o novo piloto da Porsche no WEC foi o 3º mais rápido da qualificação, com 1’38″525, abrindo a segunda fila para o Dinan Riley DP #78 da Starworks Motorsport.
A quarta posição ficou com o melhor brasileiro do grid: Christian Fittipaldi, que reparte o Corvette DP #5 com Sébastien Bourdais, João Barbosa e Brian Frisselle, registrou 1’38″658, quase dois décimos abaixo do #9 da Action Express, classificado por Burt Frisselle. Tony Kanaan não participou do qualifying, mas viu o #02 guiado por Scott Dixon obter o sexto melhor tempo.
Surpresa mesmo foi o DeltaWing: o estranho protótipo teve ótimo desempenho e Katherine Legge, a simpática piloto britânica, andou muito bem. Ela conseguiu o 8º tempo – exatamente um segundo inteiro abaixo da pole position, na frente de muitos bons carros da classe Prototype, entre eles o #01 da Chip Ganassi Racing e o #60 da Mike Shank, que com Oswaldo Negri a bordo ficou com a 10ª colocação.
Dos LMP2, só se salvou o Oreca 03 Nissan #6 da Muscle Milk Pickett Racing, com a 11ª posição alcançada por Lucas Luhr. Os demais decepcionaram, principalmente os dois HPD da Extreme Speed Motorsports e o Morgan da OAK Racing. A SpeedSource, comendo o pão que o diabo amassou com os lentos protótipos com o motor Skyactiv-D da Mazda, ficou na cauda do pelotão.
Nas demais subclasses, Colin Braun confirmou o favoritismo absoluto à pole e foi o mais rápido na Prototype Challenge, cravando 1’41″777, menos de um décimo abaixo do tempo de Renger Van der Zande, da Starworks Motorsport. Bruno Junqueira colocou-se em terceiro com o carro #09 da RSR Racing, logo à frente do conterrâneo Raphael Matos, da Performance Tech Motorsports. Os dois largarão em décimo-sétimo e décimo-oitavo, respectivamente.
A GTLM teve ótima performance dos SRT Viper: o #91 de Marc Goossens tirou partido de toda sua potência para cravar 1’44″506, apenas 0″076 mais rápido que o Porsche do time oficial de fábrica conduzido por Nick Tandy. Jonathan Bomarito foi o terceiro, a pouco mais de um décimo da melhor marca da divisão. E tem mais: os seis primeiros colocados ficaram dentro do mesmo segundo. Pena, mesmo, foi não ter o Corvette #3 na qualificação (vítima de uma falha elétrica), assim como a Ferrari #62 da Risi Competizione, esta última com problemas de quebra de câmbio, que poderiam ter incomodado e deixado a disputa mais animada ainda.
Na classificação da GTD, muito equilíbrio: dos 28 carros que andaram, vinte figuraram dentro do mesmo segundo. E os seis melhores da qualificação estiveram numa faixa de apenas um décimo. Prevaleceu o Audi R8 LMS #48 da Paul Miller Racing graças a uma volta excepcional de Christian Haase, em 1’46″973, batendo o finlandês Toni Vilander, da Scuderia Corsa, por 0″055. Oliver Jarvis estabeleceu a terceira colocação a bordo do Audi #46 da Fall-Line Motorsports e o brasileiro Daniel Serra foi um dos grandes destaques da luta pelo melhor tempo no treino. Com a Ferrari #65, ele ficou em quarto na divisão, a apenas dois milésimos do tempo cravado por Jarvis.
Augusto Farfus classificou a BMW #94 da Turner Motorsport e chegou a figurar entre os mais rápidos. No fim, o curitibano acabou superado por vários adversários e terminou com o 12º tempo. Outras surpresas foram o 5º tempo do Aston Martin de James Davison e a sétima colocação do SRT Viper GT3-R com Jeroen Bleekemolen. O melhor dos inúmeros Porsche 911 GT America inscritos foi o de Norbert Siedler, que ficou em nono.
As 24 Horas de Daytona serão transmitidas na largada e na chegada pelo novo canal Fox Sports 2, neste sábado e domingo. Consulte sua operadora quanto à disponibilidade do canal.
Clique aqui e confira o grid provisório da 52ª 24 Horas de Daytona
Nada da Fox 2 na net?
Mesmo com a classificação modesta, na corrida não devemos descartar os Chip Ganassi #01 e #02, além dos HPD da classe P2…Estou muito curioso também para conferir os C7r mesmo não tendo ido para a pista na classificação. Quanto à transmissão, tudo leva a crer que a SKY também vai deixar seus cliente “na mão” quanto ao Fox Sports 2.
Alguém sabe se haverá transmissão pelo site da categoria?
Apenas da parte noturna.
Vou dar uma olhada na NET… qualquer coisa acompanho pela internet como fiz nas 24 Horas de Le Mans.
Poxa! Não é que a trapizonga do Delta Wing andou pacas nos treinos. Tio Don deve estar dando pulos de alegria. O negócio é resistir 24 horas de pé embaixo.
Ótima classificação para os Corvettes na P, o que já era de se esperar. Mas até ano passado o carro não era conhecido pela confiabilidade nas provas longas. E esse ano será que mudou ? A diferença de velocidade entre DP e P2 é muito grande ou o pessoal da P2 não acelerou, o que não me parece o caso, ainda assim as equipes da P2 são boas em provas longas e sabem o que fazer. Na GTLM os Vipers começaram bem o ano e vão incomodar muito mais que no ano passado pelo visto, os Porsche vão dar trabalho, o problema da Ferrari é o Mallucelli, a BMW é muito boa de estratégia, e a equipe da Corvette é sempre tida como a “melhor”. Na GTD, Os Audi estão muito rápidos, mas as Ferrari também estão bem estruturadas, mas os pilotos de fábrica nos Audi acho que vão fazer a diferença.
gente vivemos no pais da copa e viva o futebollllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll a fox com 2 canais não mostrara nem a largada e nem a chegada dessa prova linda e dayttona que tera quase 10 brasileiros correndo lamentavel isso por parte da fox sports e viva o futebolllllllllllllllllllllllllllllll na fox sports viva e dane-se nós fãs de automobilismo e das 24 horas de daytona que ficaremos com cara de tacho mais um ano volta speddy chanellllllllllllllllllllllllllllllllllllllll volta saudades desse canal,para o fox mais importante é o lixo do campeonato italiano de futebol e do argentimno de futebol qu a bela, linda e tradicional 24 horas da daytona