Oito carros no Super GT; Garagem 56 em 2014; LMP1 elétrico em 2015 ou 2016: Nissan apresenta seus planos

13_Nissan_RAB6295

RIO DE JANEIRO – Inovando sempre, a Nissan anunciou hoje seu programa de motorsport para 2013. Além de confirmar os carros e pilotos do V8 Supercars, com o novo Altima, a participação maciça nas 24 Horas de Le Mans como fornecedora de 17 dos 22 protótipos inscritos na classe LMP2 (quase um terço do grid), bem como pilotos e equipes do Super GT nas classes GT300 e GT500, a montadora nipônica volta a Sarthe com mais um projeto inovador, dentro da proposta do chamado “Garagem 56”.

Após darem suporte mecânico ao estranho protótipo Delta Wing, os comandados do brasileiro Carlos Ghosn, presidente da Nissan, vão viabilizar a construção de um carro elétrico para correr na tradicional corrida francesa em 2014. O desenvolvimento dessa tecnologia servirá não só para os modelos de competição como também para os veículos de estrada da montadora.

E tem mais: o propulsor também pode vir a ser usado junto a uma mecânica movida a combustíveis fósseis para um projeto de LMP1 que a Nissan estuda implementar, “talvez em 2015 ou 2016”, segundo o comunicado oficial da montadora. Por enquanto, a presença da marca em Le Mans vai acontecer na LMP2, onde os carros levarão o adesivo ‘powered by Nissan Nismo’. A Nissan seguirá com o programa GT Driver Academy e com o investimento no Blancpain Endurance Series, também.

No Super GT, o ataque da Nissan a este certame será total. Quatro GT-R na divisão principal e outros quatro na GT300 compõem o lote de bólidos da marca, que tem novidades na formação de seus pilotos.

O bicampeão da GT500 Ronnie Quintarelli foi guindado à equipe ‘oficial’ Motul Autech, que corre com pneus Michelin (os mesmos da Mola, onde guiava em 2011 e ano passado), assim como seu antigo parceiro Masataka Yanagida. Satoshi Motoyama, antigo piloto da Motul Autech, foi para a Mola, onde terá como companheiro de equipe o compatriota Yuhi Sekiguchi.

Na equipe de Masahiko Kondo, sai Björn Wirdheim e entra o veterano Michael Krumm, ex-Motul Autech. Ele será o parceiro de Hironobu Yasuda. E no carro #12 do Team Impul, permanece o brasileiro João Paulo de Oliveira ao lado do fiel parceiro Tsugio Matsuda.

A boa notícia é a expansão do programa na GT300: ano passado era apenas um carro, conduzido por representantes do NDDP (Nissan Driver Development Program). Agora, além da equipe conduzida por Masahiro Hasemi, que teve passagem pela Fórmula 1 nos anos setenta, as novidades são a Bonds Racing, que tem como único piloto confirmado o ucraniano Igor Susskho, além de dois times que alinharam modelos Corvette ano passado: a Dijon Racing e a Run Up Sports.

Assim, o total de carros confirmados para o Super GT em 2013 já atinge 29 e outras marcas e equipes devem se fazer presentes no certame neste ano.

Comentários