Ferrari na LMP1? Será?
RIO DE JANEIRO – Em artigo assinado hoje por Laurent Mercier no site Endurance-info.com, mais uma vez se levanta uma bola sobre a possibilidade da Ferrari tomar parte do WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, em 2015, construindo um protótipo LMP1.
Há vários rumores que apontam para este sentido. Daqui a dois anos, completam-se 50 anos da última vitória do construtor de Maranello em Le Mans, com Jochen Rindt/Masten Gregory a bordo. Seria a ocasião perfeita para o retorno e, de mais a mais, os italianos têm o domínio dos sistemas híbridos de recuperação de energia (KERS) que vem sendo usados por Audi e Toyota no WEC. Sarthe também verá o novo ZEOD RC, o protótipo elétrico da Nissan, já no próximo ano.
Com o incentivo do ACO e da FIA para a construção de protótipos e, provavelmente, de GTs com sistemas de recuperação de energia, nada impede que a Ferrari dirija investimentos no sentido de construir um carro para combater Porsche, Audi, Toyota e, quem sabe, Nissan, no WEC. O construtor italiano hoje tem na AF Corse seu time oficial de fábrica na divisão LMGTE-PRO, disputando com muito brilho as corridas da divisão contra Porsche e Aston Martin.
Ferrari na LMP1? Será?
Seria fantástico.
Foto: Ferrari 250LM de Masten Gregory/Jochen Rindt, vencedora das 24 Horas de 1965 (Sutton Images)
Deus do céu, seria f*** demais!!.
A LMP1 é uma categoria que merece a atenção das grandes montadoras; ainda bem que a Porsche voltou a sacar isto e provavelmente a Ferrari agora tenha se tocado. Pena que eu acho dificil que outras montadoras menores (tipo Jaguar, Bentley, etc) voltem pra este círculo!
Bentley pequena??????????????? Ela simplesmente pertence a AUDI que é uma empresa do grupo V W,basta só pintar o R18 ou o modelo do ano no P1 de England Green que terá a marca vencedora de 1924/27/28/29/30 e 2003 e Jaguar ,vencedora em 1951/53/55/88/90 atualmente pertence a Tata Motors que também é dona da Land Rover,e é uma das maiores produtora de carros do mundo.
Só faltaria a Ford,pois Porsche parece que volta no próximo ano,ficaria muito bom também uma Jaguar e quem sabe também uma Mercedes,apesar de o fabricante alemão não levar muita sorte nesta pista(se bem que eu ,apesar de Jaguarsista,acho que a responsabilidade do acidente com Levegh foi do Jaguar #5 de Mike Hawthornde e Ivor Bueb estes sim se tivessem honradez deveriam ter se retirado da corrida e não comemorado uma vitória indigna;no momento do acidente o carro causador do dos fatos era pilotado por Mike Hawthorn,que seria campeão mundial de F1 em 1958 e morreria em acidente de estrada em janeiro de 1959.
A Mercedes ensaia uma ida à LMP1 também!!!
Já imaginaram? Audi, Porsche, Mercedes, Toyota, Nissan, Ferrari… aí com certeza Ford e GM vão querer fazer parte da festa!! E, quem sabe, incentivar Renault, BMW e Peugeot. Seria monstruoso!!
Seria um verdadeiro sonho!
Seria FENOMENAL!!!
Uma boa notícia para o WEC nesta segunda metade do ano, já que a Toyota resolver esvaziar o campeonato. Essa saída de parte da Toyota tirou um pouco da atratividade do WEC. É sim senhor uma boa notícia. Quem seria um dos pilotos, Alonso? rs rs. E aquele boato de que a Red Bull também iria construir um LMP1 para 2014. Tem alguma coisa de verdade neste boato.?
Pilotos: Koba e Massa !!
Pelo que tenho lido na imprensa, nas entrevistas que Massa vem dando ao longo dos últimos dois anos, acho difícil que Massa aceite este cargo numa possível LMP1, mas vamos ver. Duvido até que aceite qualquer outro lugar em qualquer outra categoria. Depois da F1 deve ser a aposentadoria mesmo. Se entrar mesmo na LMP1, a Ferrari vai precisar de uns 9 pilotos. Menos que 3 carros em pista não deve ser. A maior parte virá da GT mesmo, Aquela galera da AF corse, Koba incluido, Fisichela, Brunni, Villander, Beretta etc e tal, e deve ter mais uns 3 nomes de ponta, mas devem ter também experiência em carros de resistência.
Seria muito legal, mas acredito ser impossível. Além do custo elevado para a Ferrari disputar para vencer em duas categorias de topo – F1 e Le Mans – há a implicação política disso.
Todo mundo sabe que Bernie Ecclestone não gosta de ver qualquer categoria fora a F1 botando as manguinhas para fora. Deixar que a principal equipe da F1, aquela que recebe um a mais de direitos da FOM por participar de todos os campeonatos, correr em uma categoria “adversária”? Pouquíssimo provável. Quase impossível.
Os tempos são outros, tanto na parte financeira quanto na política. Disputar LMP1 e F1 ao mesmo tempo é inviável nos dois aspectos. Infelizmente.
Meu caro Franco ,a F1 sem a Ferrari ,Ferrari vive sem a F1 mas a F1 de Tio Bernie sem Ferrari,não! E ele sabe muito bem disto. Portanto se a equipe decidir isto, ele ficará bem na sua,sem criar polêmicas pois as equipes estão justamente querendo ficar livre de sua ditadura e quem sabe este não seria o caminho para enfraquecer o seu poder(talvez um blefe). É bem sabido que a Ferrari se retirou do endurance por não conseguir derrotar o Porsche 917 no endurance e a Lotus de Colin Chapman na F1,preferiu se dedicar a derrotar o garagista inglês,que seria mais fácil do que a poderosa engenharia alemã do fabricante de Stuttgart.Eu particularmente acho que se Ferrari não consegue fazer um carro melhor que o do fabricante de energéticos que dirá de AUDI,PORSCHE,TOYOTA e quem sabe qual outro grande fabricante de automóveis,pois para fabricantes de automóveis o ENDURANCE é muito mais interessante,pois mostra a sua capacidade construtiva quanto a confiabilidade ,durabilidade e tecnologias aplicadas.Os europeus valorizam muito o resultados destas corridas,diferentemente dos americanos que vem corridas como show e não como provas para desenvolvimento e aplicações de novas tecnologias(não é atoa que a industria automobilística da americana esta de pires na mão,pois tem carros com muito luxo mas com motorizações gastonas e arcaicas-motores com tecnologia da décadas de 40/50)
Gostei da sua opinião. Seguindo seu raciocino, ocorreu-me que O Tio Berne, na pratica conseguiu transformar a F1 em um show. Pena, para ele, que os americanos ainda não gostaram disso. É publico e notório que nos últimos anos o que se desenvolve na F1 quase nao tem aplicação nas ruas (vide aquele tuneis que colocaram nos carros anos atrás). WEC é o que há! Pode ser chato para alguns ver a Audi vencer sempre, mas eles estao lá a 15 anos investindo muito. E ja refizeram do zero o carro algumas vezes.
Sei da historia da Ferrari em Le Mans, mas como bom e sensato anti-ferrarista que sou (dentro das pistas, é claro…), aquele tal Luca “Flor-que-nao-se-cheira..” vai conseguir estragar essa categoria como conseguiu estragar a F1 (ou vcs acham que o Tio Berne é o único sangue sugas???)
Ferrari na LMP1? Se esse sonho virar realidade o FIA WEC tem tudo para ser a maior categoria do mundo. Pois vejam, Porsche em 2014, Nissan possivelmente em 2015, só faltam Ford, Mazda, Jaguar e outras (lamentável a Peugeot não disputar mais o campeonato. Seria perfeito se ela não abandonasse o seu cronograma de corridas de endurance), mas vamos esperar para ver o cavalinho rapante de Maranello na LMP1, essa eu pago pra ver até de paddock
Eles tao pensando em fornecer motores, pelo menos.O chefão da Ferrari disse que com os motores turbo na f1 abriria as portas pra um projeto interessante.
A última Ferrari protótipo foi a 333, no final dos anos 90, com motor 4 litros entre eixos, vendida a clientes e chegou a ganhar provas. Antes a ferrari parou com a 312 P
Seria legal sim…assim como acho que a Ford poderia lançar uma versão GT2 para o atual Ford GT/Matech para competir na LMGTE…ai seria um sonho…
Essa versão já existiu, Fernando, disputaram as 24 Horas de Le Mans em 2011, se não me engano, Romain Grosjean era um dos pilotos.
Já cantei a pedra faz tempo… WEC dominando em 2015.
Hummm, acho que a Ferrari vai passar vergonha. Por isso a ausência.
Duvido a ferrari passar vergonha