E com vocês, o Mazda RT24-P DPi
RIO DE JANEIRO – Acaba de ser apresentado no Los Angeles Auto Show, nos EUA, o primeiro Daytona Prototype International (DPi) para disputar a temporada de 2017 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship.
Montado na plataforma do Multimatic-Riley MK30, o novo Mazda RT24-P é o bólido com que o construtor japonês almeja entrar para a história e ser o primeiro dentro do regulamento que sucede os Daytona Prototypes a conquistar o título do certame estadunidense de Endurance. A sigla RT24 remete às 24h de Le Mans que a marca já conquistou em 1991.
“Esta é uma apresentação que significa muito para a Mazda Motorsports e para toda a família Mazda”, afirmou o diretor de competições John Doonan.
Se estruturalmente o chassi é o mesmo que está à disposição das equipes que vão optar pelos protótipos LMP2, a estética do carro traz um detalhe fundamental: o logotipo da Mazda na seção dianteira – uma característica que todos os DPi serão obrigados a apresentar a partir de 2017. A aerodinâmica na seção dianteira foi trabalhada justamente para fazer com que o protótipo não seja igual ao Multimatic-Riley MK30. Mas o resto, do cockpit à parte traseira, é exatamente o mesmo.
O powerplant não tem mudanças significativas: é o mesmo MZR-R 2 litros quatro cilindros em linha com turbocompressor, desenvolvido pela Advanced Engines Research (AER). A potência do motor é que pode ter alterações, passando para algo semelhante a 600 HP, uma vez que até 2016 a Mazda era obrigada a trabalhar dentro do regulamento LMP2, com 150 cavalos a menos.
Com o sucessor do vetusto Lola B12/80, um carro visivelmente mais avançado e melhor trabalhado em termos de aerodinâmica e projeto, aliado a um motor mais forte, a expectativa é que este Mazda RT24-P consiga superar a casa de 215 mph (345 km/h) no ponto mais rápido do Daytona International Speedway. Pelo menos foi o que mostraram os simuladores… e a expectativa é que os novos pneus concebidos pela Continental tornem estes carros mais velozes do que os bólidos que encerraram sua trajetória em 2016.
O carro será visto em ação pela primeira vez nos treinos oficiais para as equipes que optaram pelos programas DPi e LMP2 da classe Prototype, marcados para os dias 13 e 14 do próximo mês. Os pilotos serão os mesmos da última temporada: Tom Long, Joel Miller, Tristan Nunez e Jonathan Bomarito continuam fazendo parte da organização comandada por Sylvain Tremblay.
Achei bonito! Espero que também seja competitivo, não enfrente os problemas mecânicos da última temporada, e, principalmente, não sofra tanto com os trabalhos de pit e estratégias sofríveis da última temporada.
Realmente bonito e aparentemente em termos aerodinâmicos tem vários elementos em comum com os LMP2, então creio que não ocorrerá aquela diferença de performance que vimos em 2014 entre os diferentes protótipos.
Seria legal se fossem permitidos pelo ACO em Le Mans!
Do jeito que a LMP1 está esvaziando, seria uma alternativa bastante rápida e barata para substituir…
Mazda usando 2 litros quatro cilindros em linha com turbocompressor soa estranho.
Bacana seria um motor rotativo com turbocompressor…
Motores com pistões rotativos estão proibidos no automobilismo.
Uma pena…
Porque mestre Mattar isso seria medo de tomar taça de motores orientais