6h de Spa: Conway comanda novo 1-2 da Toyota
RIO DE JANEIRO – A Toyota confirmou o domínio nos treinos desta quinta-feira para as 6h de Spa-Francorchamps. Mike Conway acabou como o piloto mais rápido ao marcar, logo no início do segundo treino, o tempo de 1’56″172, que superaria assim por quase sete décimos o carro #8 guiado por Kazuki Nakajima na melhor volta. Fernando Alonso completou mais 14 voltas e baixou em um segundo e três décimos sua marca da primeira sessão, porém ficando a nove décimos de Conway.
A boa surpresa desse primeiro dia foi Pietro Fittipaldi, que mostrou rápida adaptação ao novo carro da DragonSpeed e, numa pista que já conhecia da Fórmula 3 europeia e da World Series, o jovem brasileiro guiou muito bem. Virou em 1’58″835 e colocou o carro #10 da DragonSpeed em terceiro, a 2″663 do melhor tempo – uma diferença até aceitável para os LMP1 híbridos do construtor japonês.
Em quarto veio Gustavo Menezes, a bordo do carro #3 da Rebellion Racing – que é o mesmo que treinou com a equipe no Prólogo em Paul Ricard, seguido por Neel Jani e Stéphane Sarrazin, este já virando tempos ligeiramente acima de 2 minutos. Vitaly Petrov foi o sétimo com o carro da SMP Racing, enquanto a ByKolles ficou em oitavo com Tom Dillmann. Bruno Senna não chegou a entrar na pista na parte da tarde.
A exemplo do primeiro treino, os dois Ginetta-Mecachrome da Manor só fizeram voltas de instalação e retornaram aos boxes. A ausência dos dois carros do time britânico com financiamento chinês já deu o que falar (ou não) na Bélgica. Questionado, o dirigente Graeme Lowdon não fez qualquer tipo de comentário.
Especula-se que a equipe esteja convivendo com sérios problemas acerca da parceria com o grupo CEFC, investigado pelo governo chinês. O presidente da China Energy, Ye Jianming, foi detido sob acusação de crime econômico relacionado ao acordo em que se compraria por US$ 9,1 bilhões a gigante russa Rosneft, informa o site Sportscar365.
Não está claro se a Manor tomará parte do terceiro treino livre e da classificação nesta sexta-feira e, se os dois protótipos LMP1 não estiverem na pista sábado para a bandeira verde, a equipe será automaticamente excluída das 24h de Le Mans de 2018, o que reduziria o total de carros da classe principal de 10 para oito. A lista de espera é encabeçada pela KCMG (LMP2) e Spirit of Race (LMGTE-AM).
Voltemos ao que interessa, que são os carros na pista: a DragonSpeed, novamente com Pastor Maldonado, liderou a folha de tempos da LMP2 no segundo treino, com o bolivariano virando em 2’02″991, três décimos mais veloz que o malaio Nabil Jeffri, da equipe Jackie Chan DC Racing. Roman Rusinov, com a inscrição extra da G-Drive Racing, foi o terceiro colocado na sessão, seguido por Julien Canal no novo Ligier JS P217 da Larbre Competition – carro que seria de Fernando Rees, que acabou afastado.
André Negrão deu apenas sete voltas – a melhor em 2’05″989 – e não melhorou seu tempo da primeira sessão livre. O carro #28 da TDS Racing fez uma excursão fora da pista, com Matthieu Vaxivière a bordo, sendo assim responsável por uma das duas bandeiras vermelhas do treino. A outra aconteceu quando o BR01 #17 da SMP Racing ficou parado em Stavelot.
Na LMGTE-PRO, novo domínio da Ford e desta vez o piloto mais veloz foi Stefan Mücke, com 2’13″733, melhorando em mais de um segundo e dois décimos o tempo do primeiro treino, do outro carro da equipe de Chip Ganassi. Gianmaria Bruni ficou em 2º com o Porsche #91 a quase um segundo do alemão, enquanto Harry Tincknell foi o terceiro.
Tony Kanaan completou no total 26 voltas ao longo do dia e melhorou bastante seu tempo em relação ao primeiro treino. O baiano deu 17 voltas à tarde e baixou para 2’15″051.
E na LMGTE-AM, deu Porsche novamente, só que com a Gulf Racing UK: cortesia de Ben Barker, o piloto mais rápido do FP2 em sua categoria, virando 2’16″113 com o carro #86, três décimos melhor que o #77 guiado pelo australiano Matt Campbell. Pedro Lamy fez o 3º tempo da sessão com o Aston Martin Vantage V8 da trinca campeã da categoria, com Giancarlo Fisichella em quarto e Matteo Cairoli em quinto.
A partir de 6h da manhã de Brasília, os carros terão mais uma hora de treinos livres, para os ajustes finais. A qualificação começa às 9h50 (14h50 locais) para 25 minutos de pista aberta para os LMGTE-PRO e LMGTE-AM. Depois de um intervalo de 10 minutos, entram na pista os Esporte-Protótipos LMP1 e LMP2. Os treinos têm transmissão ao vivo apenas no site oficial do campeonato – www.fiawec.com.
Uma pena essa dúvida pairando sobre a Manor, lembrando que o dono da SMP também é uma figura das mais suspeitas.
Com o detalhe é que o Boris Rotemberg, por mais suspeito que seja, pelo menos aparece.
Porque? O da CEFC faz a linha pessoa oculta. além de tudo?
Porque foi preso. O Rotemberg pode ter pinta de picareta, mas nada ainda foi comprovado contra ele.
Preso? Não sabia que isso já tinha acontecido.
Quanto ao Rotenberg, os indícios são bastante sérios, inclusive, ele foi uma das estrelas dos Panama Papers:
https://www.icij.org/investigations/panama-papers/20160403-putin-russia-offshore-network/
A Fox irá transmitir a corrida?
Acho que isso já foi dito no blog. Desde o início da semana.
Belo desempenho de Pietro Fittipaldi!
Continuo firme e forte da torcida conta a Toyota e o Espanhol, por conta desse regulamento esdrúxulo e esse BOP pior ainda…
Boa noite!
Tudo conforme eu esperava. Nenhuma surpresa no meu ponto de vista. Caso não ocorra imprevistos e as condições de “temperatura e pressão” durante a prova sejam mantidas, a Toyota leva. Claro que a minha torcida está toda depositada nas equipes privadas, pois gostaria de assistir uma corrida “pegada” e encardida para a Toyota. Na “PRO”, o “bicho” vai pegar do começo ao fim…FORÇA PORSCHEEEEE!
Grande RODRIGO….bora lá….tem endurance na tela da FOX SPORTS….yessssss!!!!