Senna assina com Aston Martin para 2013
RIO DE JANEIRO – Nem Fórmula 1, muito menos DTM: o futuro de Bruno Senna é o Campeonato Mundial de Endurance, o WEC. O piloto brasileiro é o novo contratado da Aston Martin para esta temporada e faz sua estreia pela marca nas 12 Horas de Sebring, prova tradicional da modalidade que é válida pela American Le Mans Series, onde a Aston Martin tem grande interesse em ter sucesso – pela rivalidade que se formou contra Corvette, Ferrari, Porsche e BMW.
Em sua primeira corrida pelo construtor britânico, os companheiros de equipe de Bruno Senna serão Darren Turner e Stefan Mücke, que são os principais pilotos da Aston Martin e dividiram o carro no WEC ano passado. Assim, estão encerradas as especulações acerca do brasileiro quanto à vaga na Force India, que deve ficar com Jules Bianchi ou Adrian Sutil.
O companheiro de Bruno Senna em toda a campanha do Mundial de Endurance será o francês Fréderic Makowiecki, que já trabalhou com pilotos brasileiros – no caso, com Jaime Melo, ano passado, na Luxury Racing. Em Spa e Le Mans, os dois vão ter Rob Bell como companheiro de equipe.
Indicado por Darren Turner, que sugeriu a sua contratação, o brasileiro justificou a opção de sair da Fórmula 1. “Eu quero seguir em frente e voltar a ganhar corridas. As oportunidades para fazer isso não estavam mais na F1”, disse em reportagem do site da revista britânica Autosport.
“Fiquei impressionado com o que encontrei na Aston Martin. Todo o desenvolvimento do carro é feito em casa, desde o motor V8 até as peças. Parece uma equipe de F1 em escala. Será bom dar uma diversificada na carreira e aprender mais uma categoria”, afirmou o piloto.
Além dos dois, a Aston Martin traz duas outras novidades: Peter Dumbreck, pedestre com a saída da JRM Racing do WEC e das 24 Horas de Le Mans, acertou para correr em Sarthe. O veterano Jamie Campbell-Walter também assinou com a AMR e vai correr na classe LMGTE-AM, onde um dos carros será 100% dinamarquês, formado por Allan Simonsen, Christoffer Nygaard e Kristian Poulsen.
As formações para 2013:
12 Horas de Sebring: Bruno Senna/Stefan Mücke/Darren Turner
WEC LMGTE-PRO: Darren Turner/Stefan Mücke, com Peter Dumbreck em Spa e Le Mans no #97; Bruno Senna/Fred Makowiecki, com Rob Bell em Spa e Le Mans no #99.
WEC LMGTE-AM: Allan Simonsen/Kristian Poulsen/Christoffer Nygaard no #95; Roald Goethe/Jamie Campbell-Walter/Stuart Hall no #96.
boa notícia, Rodrigo!
Mais um brasileiro pra nossa torcida! Espero que outros sigam esses caminhos, dos carros esporte e protótipos!. Os monopostos estão comos dias contadosna minha opinião. Basta verodestino da F3 inglesa.É pena…. Abraço do Carlos Alvim
Não gostei. Torcia demais para que o Bruno se firmasse na F1. Principalmente por ter visto os fracassos de Christian e Nelsinho. O que será do Brasil na categoria máxima? Quem poderá nos defender?
Pô, dá uma trégua pro WEC! Existe vida além da F1.
Assino embaixo do comentário do Nagano.
Boa,também concordo……
Endurance? meu sangue ferve….
F1? só assisto…..
WEC Up!!
F1 down!
Apesar da temporada passada da F1 ter sido muito boa, a de WEC foi muito melhor.
Sou fã de automobilismo em geral, jovem, mas o que me ferve o sangue mesmo é a F1. E gosto de ver pilotos brasileiros lá, mesmo que não andem na ponta. É isso.
Também fico com essa sensação, acompanho a F-1, Stock Car, GP2 e a Trck Series da Nascar, nunca me interessei nas corridas do WEC!!!
O Bruno fez muito bem,se não tem jeito de sentar na Force India,talvez sobre uma “cadeira elétrica”,então vai p/ o WEC que é um ótimo campeonato,vai se divertir,vai ter visibilidade,vai pilotar um puta carro e vai deixar de andar pelos circuitos a pé…..só pilotava tranqueiras e tranqueiras quebram,e sempre longe dos boxes……
Boa sorte!!!!!
Já estou ansioso esperando as 12 horas de Sebring, vamos acompanhar e torcer !!!!!!!!!!!!
Existe transmissão televisiva para o WEC?
Pro Brasil, não. Mas as corridas na Europa são exibidas ao vivo em sua maioria.
Eu assisti todas as corridas pelo site oficial do campeonato
A transmissão é em inglês.
Concorda com a lista Rodrigo?
http://www.motorauthority.com/news/1082113_the-aco-lists-the-most-iconic-cars-of-the-24-hours-of-le-mans
Não concordo com a presença do Peugeot 905. Foi patriotada para ter pelo menos um carro francês na lista.
Acho que um Maclaren GTR representaria melhor como foi os anos 1990, acho o mazda muito anos 80 que ganhou de forma estranha em 1991, não conheço muito o peugeot mas acho que foi um carro para quebrar o record e a acabou quebrando.
Os anos 90 foi marco para a inusitada vitória de carros GT1 em Le Mans. Naquela década a bagunça estaria feita, já que o Group C acabou em 1993. Não sei se colocaria a McLaren F1 GTR, especialmente a da Kokusai Kaihatsu Racing (#59) na lista, que ganhou Le Mans em 1995, mas que foi o GT1 mais marcante da clássica, muito mais que o Dauer 962 LM, isso foi.
Quanto ao resto da lista, eu só não concordo com o Audi R10, prefiro o Audi R8. Que daí deste inesquecível protótipo é que nasceu o conjunto de vitórias do pessoal de Ingolstadt, para surgimento dos filhos R10, R15 e R18.
O grande mérito do Mazda foi ter sido o primeiro (e único) carro com motor rotativo a vencer Le Mans, mesmo com circunstâncias estranhas (leia-se vacilo dos adversários), por isso na minha opinião, mesmo com essa única vitória, ele seja o carro símbolo da prova dos anos 1990.
Muito legal. Escrevi a uns dias atrás, não sei se aqui ou no Flavio Gomes que ele deveria procurar uma equipe da WEC como fez o Lucas Di Grassi. Vai andar, se divertir e estara numa equipe de ponta na categoria. Quem sabe ano que vem ele nao pula pra LMP2 ou até a P1? Boa sorte ao Bruno.
Boa sorte no WEC Bruno !!!!
Agora o Bruno Senna é realmente um piloto profissional, se prestarem atenção no carro perceberão que não tem nenhum patrocínio do Eike nem nada, ele realmente foi contratado porque é bom piloto e ponto, nada de ficar com o pires na mão por aí por uma vaga de fundo de pelotão, o cara tentou, não deu certo, bola pra frente. ele fez muito bem em não desistir de sua carreira internacional.
Já pensaram em um Senna vencendo em Le Mans?! Seria Incrível!
Decisão muito acertada. Já é o segundo que abandona o barco F1 para seguir outra carreira (antes Glock, agora Senna). Tomara vire moda. A F1 precisa, ao menos para nós brasileiros, descer do pedestal. Deixar de ser a categoria foco, para se tornar apenas mais uma opção entre tantas. Quem sabe assim, com vários brasileiros vencendo em várias categorias, a gente não passa a ser um país realmente entendido de automobilismo. Sim, por que no geral, só conhecemos F1.
Agora, só falta as TVs abertas perceberem isso, essa mudança de cenário.
Sou suspeito para falar…porque apesar de ser novo ja acho o WEC um dos melhores campeonatos de automobilismo do mundo, ao lado da Nascar e V8 Supercars…Aos que irão cornetar a decisão do Bruno, apenas lembro que ele está deixando a F1 para um campeonato de altíssimo nível. Não guiará no GP de Mônaco, mas sim nas 24h de Le Mans, tão ou até mais importante…Dai percebemos o quanto o brasileiro (grande parte) é avesso a qualquer categoria de automobilismo que não se chame F1.
Digo mais…iremos ver mais pilotos de ponta, sem espaço na “categoria maior” buscando lugar no WEC…seguindo o caminho de Senna e Di Grassi, além daqueles veteranos como Giancarlo Fisichella e Alexander Wurz…
A Aston Martin é bem fraca … Achei estranho: achei que o carro usava um V12 !?
Respeito sua opinião, mas se você observar o campeonato do ano passado, verá justamente o contrário. A Aston teve dificuldades, sim, mas o carro é rápido e tem qualidades. O motor V12 era usado no FIA GT e no protótipo com chassi Lola.
O Vantage GT3 usa um V12, mas nem por isso é mais rápido que o modelo GT2.
Ano passado a Aston cravou a pole na etapas de Interlagos, Bahrain e Shangai, e brigava de igual para igual com a AF Corse nas corridas.
excelente escolha a do Senna!
Minha opinião…
Compreensível a escolha do Bruno pela Aston Martin no WEC (linda a pintura retrô da Gulf)… Mas gostaria de ve-lo na Mercedes disputando o DTM (campeonato em ascendencia).
Boa sorte para o Bruno. Se ele não é nenhuma sumidade como piloto ao menos me parece ser um cara do bem e um sujeito sensato fora do cockpit. Sucesso para ele nessa nova jornada.