RIO DE JANEIRO – Mil Quilômetros de Nürburgring, 1973. Genuíno 1-2 da Ferrari com Jacky Ickx à frente liderando, ao que parece ser, pelo capacete branco, o italiano Arturo Merzario, no lendário Karrussel do Nordscheleife.
Posso arriscar? Um carro pode ser modelo 1973 e outro 1972. Vai saber né?
Eu creio que o modelo 312 P(mais antigo)usava um V 12,talvez derivado dos usado na 512 M com redução de cubica,e o modelo 312 PB(mais recentes) já usavam o motor boxer que também seria usado na F1,por isso a diferença de entradas de ar, o carro do belga ,assassino de Bellof) e sacaneador de Airton Senna(GP de Monaco 1984) e que era 1* piloto da casa usava o modelo mais moderno (o #1)e que deveria ser ligeiramente melhor de estabilidade e acelerações por ter o centro de gravidade mais baixo e tambem por provavelmente já estar usando o câmbio transversal, que díminuia o balanço traseiro,o que melhorava a resposta em aceleração e também contribuia na estabilidade e consumo de pneu
Pessoal, seguinte: pelo post do Fábio Nunes os 2 são do mesmo modelo (312PB).
O do Ickx eu diria que é a versão mais tradicional, com as duas tomadas de ar em separado, cada uma servindo a sua bancada de cilindros. Foi assim que todas começaram o ano, apenas mudando as cores das faixas, espelhos, tomadas e asa para facilitar a identificação das duplas.
A do Merzario/Pace era digamos uma tentativa de evolução, tanto de tomada de ar como de asa traseira, testaram na corrida mesmo visto ser uma prova longa e sem concorrência aparente, tanto que fizeram “1-2” chegando colados um ao outro.
É isso.
Abs.
Zé Maria
Discussao joia, obrigado ao Rodrigo pela atencao e aos demais pelas contribuicoes – de fato, epoca boa essa onde a gente podia ficar procurando detalhes “a olho nu”!
Bem, aqui segue um detalhado artigo (em Italiano) da Autosprint sobre essas lendas…
Bom dia, amigo! Belíssima foto mesmo! Aliás, todas as dessa época nesse lugar o são.
A propósito, a minha miniatura mais preciosa (em escala 1:18) é justamente a dessa 312PB do Ickx. Um esculacho.
Bom dia.
Resultado desta prova:
1 – Jacky Ickx/Brian Redman/Ferrari 312PB/Spa Ferrari SEFAC/5h36m53.4
2 – Carlos Pace/Arturo Merzario /Ferrari 312PB/Spa Ferrari SEFAC/5h36m53.5
Alguma razao para a tomada de ar diferente nos dois carros “identicos”?
Sinceramente, não sei.
Boa observação! E, olhando bem, asa traseira e retrovisor também são diferentes…
Posso arriscar? Um carro pode ser modelo 1973 e outro 1972. Vai saber né?
Eu creio que o modelo 312 P(mais antigo)usava um V 12,talvez derivado dos usado na 512 M com redução de cubica,e o modelo 312 PB(mais recentes) já usavam o motor boxer que também seria usado na F1,por isso a diferença de entradas de ar, o carro do belga ,assassino de Bellof) e sacaneador de Airton Senna(GP de Monaco 1984) e que era 1* piloto da casa usava o modelo mais moderno (o #1)e que deveria ser ligeiramente melhor de estabilidade e acelerações por ter o centro de gravidade mais baixo e tambem por provavelmente já estar usando o câmbio transversal, que díminuia o balanço traseiro,o que melhorava a resposta em aceleração e também contribuia na estabilidade e consumo de pneu
Pessoal, seguinte: pelo post do Fábio Nunes os 2 são do mesmo modelo (312PB).
O do Ickx eu diria que é a versão mais tradicional, com as duas tomadas de ar em separado, cada uma servindo a sua bancada de cilindros. Foi assim que todas começaram o ano, apenas mudando as cores das faixas, espelhos, tomadas e asa para facilitar a identificação das duplas.
A do Merzario/Pace era digamos uma tentativa de evolução, tanto de tomada de ar como de asa traseira, testaram na corrida mesmo visto ser uma prova longa e sem concorrência aparente, tanto que fizeram “1-2” chegando colados um ao outro.
É isso.
Abs.
Zé Maria
Detalhe legal é perceber as baratas literalmente esfregando o lado direito do bico no contorno do Karussell, desbastou um pouco até. . .
Zé Maria
Discussao joia, obrigado ao Rodrigo pela atencao e aos demais pelas contribuicoes – de fato, epoca boa essa onde a gente podia ficar procurando detalhes “a olho nu”!
Bem, aqui segue um detalhado artigo (em Italiano) da Autosprint sobre essas lendas…
Faltou o link ;-)
http://www.auto.it/autosprint/legends/2013/03/27-12795/La+Ferrari+312+PB+e+Arturo+Merzario+-+AS+43+Legends+19