Silly season USCC 2014: como ficarão as equipes de protótipos

RIO DE JANEIRO – Começa a especulação sobre quem vai correr do que e em que categoria no Tudor United Sportscar Championship. A pré-temporada começa já neste mês de novembro com testes de outono/inverno em Daytona e Sebring que nos devem apresentar uma polaroide de como será o campeonato em 2014 nas principais categorias de protótipos do certame: a Prototypes (com os Daytona Prototypes da Grand-Am, os LMP2 da ALMS e o Delta Wing) e a Prototype Challenge (com os Oreca LMPC da ALMS). Vamos ver em que pé está a participação das equipes para o próximo ano.

Classe Prototypes

Equipes confirmadas:

Wayne Taylor Racing
Carro: Corvette DP
Pilotos: Jordan Taylor/Ricky Taylor

O time campeão da DP na última temporada da Grand-Am segue envolvido no novo certame USCC com um carro, o Corvette DP. Além da adaptação do protótipo ao regulamento técnico, a equipe tem uma novidade: a volta de Ricky Taylor para formar dupla ao lado do irmão Jordan. Max Angelelli só disputará as provas do North American Endurance Challenge (NAEC) com os filhos do proprietário do time.

Chip Ganassi Racing
Carro: Ford DP
Pilotos: a confirmar

A equipe de Chip Ganassi Racing, maior vencedora da história da Rolex Sports Car Series, terá mudanças substanciais em 2014. O time deve anunciar um pacote técnico novo, vindo um protótipo Riley DP remodelado e com o novo motor Ford Ecoboost V6 Turbo. Possibilidade de dois carros alinhando na temporada completa. Na pior das hipóteses, será mantido o esquema com um protótipo a tempo inteiro e um segundo competindo nas corridas longas do calendário.

Spirit of Daytona Racing
Carro: Corvette DP
Pilotos: Richard Westbrook/Michael Valiante

Troy Flis confirmou a participação de sua escuderia com o Corvette DP atualizado para o novo regulamento e uma nova dupla de pilotos, formada por Richard Westbrook e Michael Valiante. Um terceiro nome será contratado para as corridas de maior duração do USCC.

Action Express Racing
Carro: Corvette DP
Pilotos: a confirmar

A Action Express deve voltar em 2014 no USCC, a princípio com dois Corvette DP. Mas não está descartada a possibilidade do time optar por um carro apenas a tempo inteiro e o segundo entrando nos eventos pré-selecionados do NAEC, com os irmãos Brian e Burt Frisselle a bordo. Provavelmente, o português João Barbosa permanece. Nada se falou ainda sobre Christian Fittipaldi para 2014. A ver.

Marsh Racing
Carro: Corvette DP
Pilotos: Eric Curran e Boris Said

Migraram da antiga divisão GT da Rolex Sports Car Series para os DPs da classe Prototypes do novo USCC, adquirindo um chassi Corvette DP (Coyote) da equipe Spirit of Daytona. O time de Ted Marsh terá Eric Curran e Boris Said a bordo, com um terceiro nome a ser definido para os eventos de longa duração do certame.

Extreme Speed Motorsports
Carro: HPD ARX-03b LMP2
Pilotos: Ryan Dalziel/Scott Sharp e Johannes van Overbeek/Ed Brown

Única equipe até aqui confirmada com protótipos LMP2, a ESM apresenta como novidade a contratação de Ryan Dalziel, que deixa de colaborar com a Starworks e a SRT Motorsports, como aconteceu neste ano. O escocês formará dupla com Scott Sharp no primeiro dos dois HPDs do time – que segue com o apoio da Tequila Patrón em 2014. Ed Brown e Johannes van Overbeek seguem no segundo carro.

Equipes a confirmar:

Mike Shank Racing
Carro: Ford DP
Pilotos: a definir

A questão financeira é que irá definir o futuro da Mike Shank Racing no novo certame USCC – além, claro, do anúncio iminente da Ganassi como nova equipe oficial da Ford nas competições estadunidenses de protótipo. Se conseguirem uma sobrevida de grana, poderão ter dois carros a tempo inteiro no campeonato. Caso isto não ocorra, devem alinhar no máximo um Ford DP apenas.

Greaves Motorsport
Carro: Zytek Z11SN Nissan LMP2
Pilotos: a definir

O time britânico capitaneado por Jacob Greaves estuda a possibilidade de ingressar no USCC em 2014 com um protótipo LMP2, o Zytek Z11SN com motor Nissan. Não está descartada uma associação com a Dyson Racing, diante das boas relações da equipe com um dos sócios do time de Poughkeepsie, Chris Dyson, que guiou para o time no ELMS e no WEC neste ano.

Muscle Milk Pickett Racing
Carro: HPD ARX-03b LMP2
Pilotos: Klaus Graf/Lucas Luhr

Com um plano de expansão confirmado para 2014, contemplando uma das divisões GT do USCC, a Muscle Milk Pickett Racing ainda não é presença certa na categoria entre os protótipos. A princípio, os campeões da última temporada da ALMS na classe LMP1 devem fazer o downgrade do carro e competir como um LMP2 no próximo ano. Lucas Luhr e Klaus Graf renovaram contrato e seguem onde estão.

Conquest Endurance
Carro: a definir
Pilotos: a definir

Forçada a deixar as pistas em 2013 após competir com um Morgan LMP2 na ALMS durante o ano passado, a Conquest Racing do belga Eric Bachelart planeja seu regresso às pistas na próxima temporada. Têm como opções os chassis Oreca, Morgan ou Zytek para andar com um motor Nissan V8. Como “plano B”, a equipe poderá só aparecer nos eventos pré-selecionados do NAEC.

DeltaWing Racing Cars
Carro: DeltaWing DW13 Elan Coupé
Pilotos: a definir

A equipe liderada por David Price já trabalha no DeltaWing equipado com os pneus Continental, obrigatórios pelo regulamento do USCC. O estranho carro, que ficou mais estranho ainda com a conformação Coupé, poderá ter mais de uma unidade nas pistas em 2014.

Gainsco/Bob Stallings Racing
Carro: Corvette DP
Pilotos: Alex Gurney/Jon Fogarty

Para tristeza dos fãs do “Red Dragon”,  o carro da Gainsco/Bob Stallings não participará de toda a temporada do USCC em 2014. A equipe decidiu por um calendário reduzido de provas, concentrando nas etapas do NAEC – Daytona, Sebring, Watkins Glen e Petit Le Mans. Considera-se a presença na corrida “caseira” do time de Bob Stallings em Austin, no Texas. Jon Fogarty e Alex Gurney estão confirmados ao volante do Corvette DP.

Pecom Racing
Carro: Oreca 03 Nissan LMP2
Pilotos: a definir

O time do argentino Luis Perez-Companc pode optar por disputar o USCC inteiro ou apenas as principais provas longas (Daytona, Sebring e Petit Le Mans) do NAEC. A decisão de trocar o WEC pelo certame estadunidense ainda não foi tomada.

8Star Motorsports
Carro: Corvette DP ou um protótipo LMP2 a definir
Pilotos: a definir

A escuderia do venezuelano Enzo Potolicchio deve rever seus esforços no USCC por questão de custos. O time estuda a possibilidade de se concentrar só na categoria PC ou então alinhar um carro apenas – e não dois – na divisão Prototypes, podendo ser um Corvette DP apenas ou um carro dentro do regulamento técnico LMP2. A ver.

Starworks Motorsport
Carro: a definir
Pilotos: a definir

Outra escuderia cuja participação está em dúvida pela questão financeira e pelo custo alto de transformação dos atuais DPs dentro do novo Balance of Performance para o USCC, a Starworks de Peter Baron cogita a hipótese de executar o seu programa com um protótipo LMP2, de custo menos elevado. E não está descartada a passagem para os Oreca da classe PC, a tempo inteiro.

Dyson Racing
Carro: a definir
Pilotos: a definir

O time de Rob e Chris Dyson aparentemente possui várias opções para a próxima temporada e uma delas é a associação com a Greaves, alinhando um Zytek Z11SN Nissan LMP2. No entanto, tudo isso não passa de especulação e as dúvidas continuam grandes.

Classe Prototype Challenge

Equipes confirmadas:

CORE Autosport
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: a confirmar

A escuderia de Jonathan Bennett deve dar continuidade ao seu projeto com os Prototype Challenge, tal qual fazia na ALMS, desta vez no USCC, com um único carro. O próprio Bennett candidata-se para ser um dos pilotos. Tom Kimber-Smith e Colin Braun estão cotados.

PR1/Mathiasen Motorsports
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: a confirmar

O time de Bobby Oergel tem planos de alinhar dois protótipos Oreca FLM09 no próximo ano, uma vez que após muito esforço, conseguiram adquirir um segundo chassi. Mas com um teto de 10 carros para esta classe em 2014, pode ser que tudo tenha sido em vão. Caso não tenham possibilidade de pôr dois bólidos na pista, permanecerão com um só no ano que vem.

BAR1 Motorsports
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: a confirmar

A BAR1 Motorsports vive a expectativa de tentar repetir em 2014 no USCC o bom desempenho alcançado neste ano na ALMS. O time chefiado por Brian Alder correu com dois carros na extinta LMPC na última temporada e teve ótimo desempenho, especialmente com o duo formado por Chris Cumming e Kyle Marcelli, que podem regressar – mas ainda não houve confirmação alguma.

RSR Racing
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: a confirmar

Outra escuderia que planejava alinhar dois carros no próximo ano, a RSR Racing de Paul e John Gentilozzi poderá ser forçada a voltar atrás em sua decisão de expansão da estrutura. Saberemos maiores detalhes nos testes de pré-temporada, onde o brasileiro Bruno Junqueira deve fazer parte, assim como Duncan Ende, que dividiu com ele a pilotagem na maioria das corridas da ALMS em 2013.

Performance Tech Motorsports
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: a confirmar

Após uma boa temporada em 2013, a Performance Tech Motorsports tem planos mais ambiciosos para o próximo ano no USCC. A escuderia chefiada por Brent O’Neill permanece com um único carro e apenas Charlie Shears está confirmado. Tristan Nunez pode prosseguir também.

Equipes a confirmar:

8Star Motorsports
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: a definir

Têm planos de fazer a temporada do USCC na divisão principal também, a exemplo da Prototype Challenge, porém se houver problema com relação a orçamento, a chance de concentrarem esforços na PC é bastante grande. Fizeram ótima estreia com o carro Oreca FLM09 na última corrida da ALMS, em Road Atlanta, com participação do brasileiro Oswaldo Negri.

Starworks Motorsport
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: a definir

A exemplo da 8Star Motorsports, o time de Peter Baron ressente-se de restrições orçamentárias para definir onde concentrará esforços no USCC em 2014. Caso seja gorada a hipótese de envolvimento na divisão principal do certame, poderão investir pesado na PC. Estrearam com um carro desta divisão no COTA, em Austin, com bom desempenho.

Level 5 Motorsports
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: a definir

Scott Tucker tinha comprado três novos chassis Oreca FLM09 para regressar à classe onde sua escuderia começou as atividades na extinta American Le Mans Series, mas já cogita a mudança para o WEC em 2014. Existe, entretanto, a chance da equipe permanecer nos EUA e assim disputar o USCC.

Comentários

  • Acho que deviam rever essa regra de limitar o grid. Só fazendo isso calculando a distancia da pista pra comportar um numero X de carros. Para aumentarem o grid já seria de grande utilidade obrigar os times com mais de 1 carro usarem o mesmo pitstall pros dois carros. Assim já desafogaria o pitlane. Se no WEC e ELMS funciona assim, lá no TUSCC também pode funcionar.