A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

Fernando Rees é o novo piloto da Aston Martin no WEC

RIO DE JANEIRO – O piloto brasileiro Fernando Rees, de 29 anos, é o novo piloto da Aston Martin para a temporada 2014 do Mundial de Endurance (WEC). Após duas temporadas a bordo da escuderia francesa Larbre Competition com o Corvette C6-R na divisão LMGTE-AM, ele desligou-se do time de Jack Lecomte em janeiro deste ano […]

_fr1

RIO DE JANEIRO – O piloto brasileiro Fernando Rees, de 29 anos, é o novo piloto da Aston Martin para a temporada 2014 do Mundial de Endurance (WEC). Após duas temporadas a bordo da escuderia francesa Larbre Competition com o Corvette C6-R na divisão LMGTE-AM, ele desligou-se do time de Jack Lecomte em janeiro deste ano e rapidamente iniciou negociações para permanecer na competição. O desfecho foi o mais feliz possível para ele, que correrá agora na LMGTE-PRO.

Fernando guiará o Aston Martin Vantage V8 spec 2014 número #99, inscrito em parceria com a Bamboo Engineering, antiga escuderia do Campeonato Mundial de Carros de Turismo, o WTCC. Inclusive, seus companheiros de pilotagem vêm deste certame: serão o britânico Alex MacDowall, de apenas 23 anos e o representante de Hong Kong Darryll O’Young, que faz 34 no próximo dia 26 de março.

“Tornar-me um piloto de fábrica, em uma das marcas mais prestigiosas do FIA WEC, representa uma conquista enorme na minha carreira. Realmente é uma continuação da progressão que tenho feito nos últimos anos, passo a passo. Sei que será um desafio muito grande, mas estou muito motivado para sair da zona de conforto que eu tinha na LMGTE-AM. Será um ano especial, com um mix de novos desafios e novas lições. Estou preparado!”, afirmou Fernando em mensagem a este blogueiro.

Será, também, a primeira vez em que Rees vai disputar as 24 Horas de Le Mans. Nas duas participações anteriores do carro da Larbre em Sarthe, ele foi substituído. Em 2012, por Pedro Lamy. Ano passado, por Ricky Taylor. Nessa prova, a AMR terá seis bólidos, pois além dos quatro fixos do WEC, foram inscritos mais dois. Num deles, estará outro brasileiro: Bruno Senna desta vez optou por não dar continuidade à sua participação full season no Mundial e por enquanto só participa da prova francesa no carro #89. O #96, da LMGTE-AM, teoricamente apresentava Richie Stanaway como único piloto confirmado, mas no comunicado oficial da equipe não consta o nome de ninguém.

O construtor britânico anunciou também as demais formações para a temporada do Mundial de Endurance. No carro #97, estará a velha dupla de sempre, formada pelo britânico Darren Turner e o alemão Stefan Mücke, parceiros desde a primeira temporada do WEC há duas temporadas. Os carros spec 2013, da classe LMGTE-AM, não estão 100% definidos. O #98, por exemplo, tem apenas o canadense Paul Dalla Lana confirmado. Em contrapartida, o #95 que vem novamente com o suporte da Young Driver, é todo de dinamarqueses: Kristian Poulsen, Christoffer Nygaard, Nicki Thiim e a novidade David Heinemeier-Hänsson. Os quatro vão se revezar ao volante do carro ao longo do campeonato.

A Aston Martin Racing confirmou também que estará presente nas 24 Horas de Nürburgring, com um Vantage V12 GT3 preparado para Pedro Lamy/Stefan Mücke/Darren Turner. Aparições esporádicas no Blancpain Endurance Series, a exemplo do ano passado, quando venceram em Silverstone e estiveram nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, estão na pauta e não devem ser descartadas.