JV na Indy 500
RIO DE JANEIRO – Bom dia, leitores. Ao olhar essa foto e ao saber da notícia que vou comentar agora, achei que estava em 1995. Mas não fui ao Túnel do Tempo dar um passeio. É que Jacques Villeneuve, aos 42 anos de idade, marca seu retorno às 500 Milhas de Indianápolis para o ano da graça de 2014.
O piloto canadense, campeão da prova justamente com o carro acima, um Reynard da equipe de Barry Green, no último ano antes da cizânia entre CART e IRL, já tem até equipe. Villeneuve acertou com a Schmidt Peterson Motorsports, que assim terá três carros na prova: um para Simon Pagenaud, outro para o russo Mikhail Aleshin e um terceiro para JV.
Oficialmente, o anúncio ainda não foi feito. Segundo o site Italiaracing.net, haverá uma coletiva nesta quarta-feira para a confirmação da participação do piloto na Indy 500. E, vamos e venhamos: o retorno do canadense vai roubar todas as atenções que seriam destinadas ao colombiano Juan Pablo Montoya, cuja ausência no mítico oval e em provas da Fórmula Indy já remonta a 13 anos.
Vai ser engraçado, isso…
Essa Indy 500 vai ser mítica., mas fico pensando na pior das hipóteses: será que Jacques vai ter dificuldade para se classificar? Espero que não…
Villeneuve X Montoya. Disputa boa para recordar a F1 do início dos anos 2000.
Não vejo com muita empolgação Montoya e Villeneuve estão vindo de carros de turismo e terão que se adaptar a carros de formula …não consigo vê los na parte da frente da prova . Tony Kanaan entre como favorito para a prova e para o titulo .
Tem gente que vai reclamar (como sempre acontece), mas a verdade é que a presença do Villa vai atrair muita atenção para a corrida, principalmente para seu Canadá natal. Para mim foi uma bela jogada da Schmidt.
Creio que ele esteja meio fora de forma, mas com certeza não desaprendeu, e que bela imagem do post recordando um tempo de minha adolescência em que a Indy roubou da F1 a minha preferência para assistir corridas…esta época, bem como o início da CART foi muito legal, as corridas eram disputadíssimas.
Fato. Era uma grande categoria. Até 2000.
Tenho um dúvida, se Jaques corresse com esse mesmo carro de 1995, ele faria pole e ganharia a corrida?
Não entendi a comparação.
Trocando em miúdos, os carros de hoje da Indy são mais rápidos que os de 19 anos atrás? Isso no caso específico de Indianapolis.
Nos circuitos mistos e ovais menores, não tem como não ser, ou não?
Em termos de velocidade de ponta, os monopostos de 1995 até podem ser mais velozes, mas não cabe a comparação com os carros de hoje. É outra regra, técnica e mecânica. Hoje os motores são 2,2 litros turbo e na época do Villeneuve eram 2,8 litros. Outra construção de bloco, mais peso, tudo diferente de hoje.
Sim, eu entendo as diferenças técnicas que existem entre os carros de 95 pra cá, apesar de o desenvolvimento tecnológico da categoria ter ficado parado a maior parte do tempo, imagino, os carros hoje tem um comportamento
dinâmico muito superior.
Mas a minha pergunta foi pelo seguinte, uns 2 antes de anunciarem a participação do agora decano JV nas Indy 500, ele tinha criticado a F1 pelos tempos registrados em Jerez serem muito próximos aos que ele próprio tinha estabelecido em 97, de Williams.
Pensei na ironia da coisa.
Em tempo, a pole de Scott Brayton em 95 foi 5 km/h mais rápida que a de 2013.
Sei que a Menard corria com blocos Buick maiores, mais potentes e com a confiabilidade de uma caixa de fósforo. Mas…