Quem é quem – Mundial de Endurance 2014: equipes LMGTE-AM

RIO DE JANEIRO – Está dada a largada para mais um “Quem é Quem” apresentando as equipes e os pilotos do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), que começa no próximo dia 20 com as 6 Horas de Silverstone. Vamos começar com a segunda subclasse de Grã-Turismo, a LMGTE-AM.

O regulamento desportivo prevê a participação de pelo menos um piloto com graduação ouro ou platina ao lado de dois pilotos com graduação prata e/ou bronze. Na parte técnica, os carros desta subdivisão têm que ser homologados até 2013, o que impediu, por exemplo, a participação do Corvette C7-R, que estreou somente neste ano.

Vamos às equipes participantes da classe LMGTE-AM:

RAM RACING
Sede: Silverstone, Northamptonshire (Grã-Bretanha)
Chefe de equipe: Dan Shufflebottom
Diretor técnico: Mark Schomann
Carro: Ferrari F458 Italia
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Transmissão: Hewland sequencial de 6 marchas
Pneus: Michelin

4d5a9199

Após o título no European Le Mans Series, a RAM Racing, equipe que já esteve na Fórmula 1 nos anos 70/80, chega ao WEC com dois carros – força máxima na competição. Uma das Ferrari do time com sede em Silverstone vem para a LMGTE-AM com um trio de pilotos formado pelo britânico Johnny Mowlem, de 45 anos, pelo também britânico Ben Collins – o antigo The Stig na série de TV “Top Gear”, do canal BBC, de 39 anos e o estadunidense Mark Patterson, o mais velho entre os participantes da prova de estreia do WEC em 2014, com 62 anos.

AF CORSE
Sede: Piacenza, Itália
Chefe de equipe: Amato Ferrari
Diretor técnico: Luigi Urbinelli
Carro: Ferrari F458 Italia
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Transmissão: Hewland sequencial de 6 marchas
Pneus: Michelin

4d5a9060

Concorrente tradicional do FIA WEC, a AF Corse volta à carga com seu múltiplo empenho na competição, alinhando dois carros na classe LMGTE-AM como também prestando assistência ao time de Enzo Potolicchio, que também anda com Ferrari nesta temporada. O time tem novidades no âmbito da escalação dos pilotos. O carro #61 terá o argentino Luis Perez-Companc, de 42 anos, que vinha disputando a LMP2 com um protótipo Oreca 03, ao lado dos italianos Mirko Venturi, de 32 anos e Marco Cioci, de 38.

No carro #81, sangue novo: o britânico Sam Bird, oriundo da GP2 Series, faz sua estreia neste ano. O piloto de 27 anos terá como colegas de pilotagem o australiano Steve Wyatt, que também debuta no FIA WEC e o italiano Michele Rugolo, de 31 anos.

PROSPEED COMPETITON
Sede: Gräce-Hollogne, Bélgica
Chefe de equipe: Rudi Penders
Diretor técnico: Luc Goris
Carro: Porsche 911 (997) GT3 RSR
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Transmissão: Porsche sequencial de 6 marchas
Pneus: Michelin

4d5a8922

Um reforço bem-vindo ao FIA WEC: a equipe belga Prospeed Competition, com sede em Gräce-Hollogne, se empenha para um ano de estreia digno no Mundial com um Porsche 911 spec 997. Para isso, o time dirigido por Rudi Penders e que conta com o experiente técnico Luc Goris como seu elemento-chave nos bastidores, traz o veterano Emmanuel Collard, piloto francês de 43 anos, para correr ao lado de outros dois representantes da Terra da Bastilha: o gentlemen driver François Perrodo, 37 anos e Matthieu Vaxivière, de apenas 19.

PROTON COMPETITION
Sede: Ummendorf, Alemanha
Chefe de equipe: Christian Ried
Diretor técnico: Michael Ried
Carro: Porsche 911 (991) GT3 RSR
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Transmissão: Porsche sequencial de 6 marchas
Pneus: Michelin

4d5a9356 (1)

Outra familiar concorrente do FIA WEC, a escuderia alemã Proton Competition volta às pistas em 2014 com diversas novidades. A principal delas é na parte técnica: o “novo” 911 (991) GT3 RSR é o mais saudado dos reforços que o time de Ummendorf apresenta para o campeonato que se inicia neste mês. Entre os pilotos, duas caras novas: o austríaco Klaus Bachler, de 22 anos e com pinta de promessa, se junta ao representante dos Emirados Árabes Khaled Al Qubaisi, 38 anos, nesta campanha do WEC com Christian Ried, 35 anos e também chefe de equipe.

8STAR MOTORSPORTS
Sede: Pompano Beach, Flórida (EUA)
Chefe de equipe: Enzo Potolicchio
Diretor técnico: Jacopo Fedele
Carro: Ferrari F458 Italia
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Transmissão: Hewland sequencial de 6 marchas
Pneus: Michelin

4d5a8575 (1)

Após enfrentar alguns dissabores com relação à interpretação das regras desportivas no Mundial de Endurance do ano passado, a 8Star Motorsports está de volta com ânimo renovado para a temporada 2014. Com problemas de perda de patrocínio, o venezuelano Enzo Potolicchio – piloto e chefe de equipe – trabalhará com dois novos pilotos, que completaram o orçamento, ambos italianos e que vêm da Proton Competition, pela qual competiram em 2012 e 2013: Gianluca Roda, de 54 anos e Paolo Ruberti, de 38 anos.

ASTON MARTIN RACING
Sede: Banbury, Oxfordshire (Grã-Bretanha)
Chefe de equipe: John Gaw
Diretor técnico: Dan Sayers
Carro: Aston Martin Vantage GTE
Motor: Aston Martin 4,5 litros V8
Transmissão: Xtrac sequencial de 6 marchas
Pneus: Michelin

4d5a9974

Em 2013, ano do centenário da tradicional marca britânica, a Aston Martin Racing entrou com tudo no FIA WEC para ser campeã das duas subdivisões de Grã-Turismo. Graças a algumas brechas de regulamento, o Vantage V8 foi o carro mais competitivo no início do campeonato, mas acabou sucumbindo à Porsche em Le Mans e à Ferrari no fim do campeonato. Como prêmio de consolação, Jamie Campbell-Walter e Stuart Hall levaram o título de pilotos na LMGTE-AM num ano particularmente difícil após a morte de Allan Simonsen em Sarthe.

O time vai com dois carros na primeira etapa: o #95 é 100% dinamarquês, com Nicki Thiim e Kristian Poulsen recebendo o recém-chegado David Heinemeier-Hänsson, ex-integrante da OAK Racing na classe LMP2. O #98 conta com o canadense Paul Dalla Lana, ao lado do experiente português Pedro Lamy e do dinamarquês Christoffer Nygaard.

Comentários