A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

Oficial: Nissan no FIA WEC em 2015

RIO DE JANEIRO – No último dia 15, o blog já avisara: a Nissan faria um importante anúncio hoje, 23 de maio. E as suspeitas foram confirmadas: após uma longa ausência, a marca japonesa volta às competições do Mundial de Endurance (WEC) na classe LMP1. O programa oficial de fábrica contemplará de saída dois carros, […]

NISSAN_GT-R_LMP1-728x485

RIO DE JANEIRO – No último dia 15, o blog já avisara: a Nissan faria um importante anúncio hoje, 23 de maio. E as suspeitas foram confirmadas: após uma longa ausência, a marca japonesa volta às competições do Mundial de Endurance (WEC) na classe LMP1.

O programa oficial de fábrica contemplará de saída dois carros, cujo nome está decidido: Nissan GT-R LM Nismo. A confirmação foi feita em Londres, numa cerimônia que contou com a presença dos principais diretores do motorsport da montadora, além do presidente do ACO Pierre Fillon, de Gérard Neveu, CEO do WEC e Vincent Beaumesnil, diretor do Automobile Club de l’Ouest.

O desenvolvimento do programa começará em outubro deste ano. Logicamente, o novo protótipo da Nissan para o WEC deverá ter tecnologia híbrida como os demais carros dos times oficiais que estão na competição – leia-se Audi, Porsche e Toyota. Não se falou ainda em pilotos, mas tudo indica que a marca vai buscar nomes experientes no mercado, ou mesmo já contratados, para integrar o programa de Endurance.

Neste ano, assim como em 2012, a Nissan se apresenta em Sarthe com o “Garage 56”, um carro com tecnologias experimentais. Ano retrasado, o bólido foi o estranho Delta Wing. E na próxima edição da prova, virá o Nissan ZEOD RC, com um motor a combustão de apenas 40 kg e 400 HP de potência, para funcionar em conjunto com uma unidade movida a energia elétrica. Não obstante, a marca terá vários de seus motores 4,5 litros V8 em protótipos LMP2, muitos deles com chance de vitória – o que, aliás, aconteceu em 2011 e em 2013.

Certo é que a temporada 2015 promete ser fantástica, com a briga entre Alemanha (Audi e Porsche) e Japão (Toyota e Nissan).