Oficial: Nissan no FIA WEC em 2015
RIO DE JANEIRO – No último dia 15, o blog já avisara: a Nissan faria um importante anúncio hoje, 23 de maio. E as suspeitas foram confirmadas: após uma longa ausência, a marca japonesa volta às competições do Mundial de Endurance (WEC) na classe LMP1.
O programa oficial de fábrica contemplará de saída dois carros, cujo nome está decidido: Nissan GT-R LM Nismo. A confirmação foi feita em Londres, numa cerimônia que contou com a presença dos principais diretores do motorsport da montadora, além do presidente do ACO Pierre Fillon, de Gérard Neveu, CEO do WEC e Vincent Beaumesnil, diretor do Automobile Club de l’Ouest.
O desenvolvimento do programa começará em outubro deste ano. Logicamente, o novo protótipo da Nissan para o WEC deverá ter tecnologia híbrida como os demais carros dos times oficiais que estão na competição – leia-se Audi, Porsche e Toyota. Não se falou ainda em pilotos, mas tudo indica que a marca vai buscar nomes experientes no mercado, ou mesmo já contratados, para integrar o programa de Endurance.
Neste ano, assim como em 2012, a Nissan se apresenta em Sarthe com o “Garage 56”, um carro com tecnologias experimentais. Ano retrasado, o bólido foi o estranho Delta Wing. E na próxima edição da prova, virá o Nissan ZEOD RC, com um motor a combustão de apenas 40 kg e 400 HP de potência, para funcionar em conjunto com uma unidade movida a energia elétrica. Não obstante, a marca terá vários de seus motores 4,5 litros V8 em protótipos LMP2, muitos deles com chance de vitória – o que, aliás, aconteceu em 2011 e em 2013.
Certo é que a temporada 2015 promete ser fantástica, com a briga entre Alemanha (Audi e Porsche) e Japão (Toyota e Nissan).
Mais uma excelente noticia para o WEC. Só falta agora o campeonato ter mais datas em dos muitos e excelentes circuitos europeus, diminuindo assim, o imenso vazio de meia temporada ou até tirando Shangai ou Bahrain do calendário.
Gustavo, não conte com isso. Até Montreal está na gama de possibilidades para uma prova do WEC.
Montreal sou completamente a favor. Pista linda, interessante e tradicional, já tendo, inclusive, recebido etapas do WSC na virada dos 80 para os 90.
Minha birra mesmo é com Bahrain e Shangai, dois circuitos que não tem nada a ver com nada. Estão na F1 graças a Tio Bernie Malandrão e são Ets no WEC, com corridas vistas por ninguém.
Enquanto isso, temos verdadeiros templos como Monza, Brno, Jerez, Mugello, Paul Ricard e Nurburgring que cairiam como uma luva no campeonato.
Isso sem falar em alguns novos e reformados que estão em excelente forma: Aragão, Portimão, o novo Zeltweg… Gostei bastante, também, da palco da última etapa do DTM, Oscherslebben.
Era meio que esperado , uma pena nenhum esboço do carro nada ???,
Agora sonhando um pouco eu gostaria de ver a Ferrari e Mercedes
LMP1.
Audi vs. Porsche vs. Toyota vs. Nissan… A força máxima do endurance está, finalmente, de volta. E o nome do bólido… O melhor da história das 24 Horas dessa montadora. Putz… O GT-R é um dos meus carros prediletos de todos os tempos, e agora como protótipo, do jeito que sou apaixonado por esses carros de corrida, meu irmão… não sei nem o que dizer. Só quero que em 2015 eu tenha condições de ver esse máquina ao vivo e os outros ou em Interlagos ou em Fuji, se eu for pro Japão.
Espero que a Nissan não se esqueça de que tem uma jóia em suas mãos, que não deve em talento pra Andre Lotterer, Loic Duval e Kazuki Nakajima.
Claro que estamos falando de JP “Oribera” !
Pode crer… Pensei automaticamente nele quando vi o anuncio oficial. A Nissan tem que dar uma chance pro cara guiar pelo menos um deles em Le Mans (torcendo pra que ela venha com três carros), pois o que ele está fazendo de brincadeira no automobilismo japonês não é pouco.
Excelente notícia, e a tendência é ocorra o que u previa…ainda que em sonhos muito remotos…o WEC roubará da F1 o status de categoria máxima do automobilismo, porque não será…já é o maior campeonato do mundo, com investimento das fábricas em tecnologia que depois irá para as ruas…e, convenhamos…a F1 está, aos poucos, sofrendo o processo inverso.
Excelente noticia para nós fãs do wec. Já aguardo a etapa de interlagos de 2015 mais do que a desse ano, só espero que não entre na lista de raspão igual foi em 2014 por favor ACO não nos tire esse gostinho de ver de perto o melhor do automobilismo!
Tomara que seja esse o carro:
http://img.over-blog.com/500×333/5/05/27/37/WEC-2013/01.jpg
Pra ficar mais bonito agora, poderiam tirar os circuitos do Bahrein e da China e colocarem mais circuitos europeus, como Monza, Nurburgring ou Paul Ricard. Ou mesmo algum circuito na América do Norte , como Watkins Glen, Montreal ou Laguna Seca.
O FIA WEC ficaria melhor se incluíssem novamente as 12 Horas de Sebring no calendário. Sinceramente o pessoal da ACO/FIA poderia restabelecer os laços com a IMSA, assim teríamos um calendario ideal com Le Mans e Sebring, e mais alguns circuitos como Monza, Spa, Silverstone, Nurburgring, Fuji -ou Suzuka – e é claro Interlagos.
Tai….era nisso que estavamos trabalhando ha 9 meses, Vai ser bem interessante, o carro explora a tecnologia para eficiencia maxima, aguarde novidades quando comecar a andar, antes do fim do ano.
Godzilla volta a Le Mans…enquanto isso em Silverstone mais uma vitoria em Pro-Am em Silverstone e semana que vem com os moleques da Academy em Le Mans num LMP2…
abracos
Ricardo