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24 Horas de Le Mans

24h de Le Mans, Journée Test: Porsche abre ensaios na frente

RIO DE JANEIRO – As 24 Horas de Le Mans de 2015 já começaram. E uma indesejada convidada entrou na festa e atrapalhou a preparação das equipes. A chuva, que caiu na última hora dos testes em Sarthe, impediu que os pilotos melhorassem seus tempos após as primeiras duas horas de atividades de pista. Mesmo […]

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Com novo recorde, Neel Jani fez o melhor tempo da primeira sessão do Journée Test das 24h de Le Mans

RIO DE JANEIRO – As 24 Horas de Le Mans de 2015 já começaram. E uma indesejada convidada entrou na festa e atrapalhou a preparação das equipes. A chuva, que caiu na última hora dos testes em Sarthe, impediu que os pilotos melhorassem seus tempos após as primeiras duas horas de atividades de pista. Mesmo assim, a Porsche bateu o recorde do traçado na configuração atual (desde 2007) no primeiro treino do Journée Test.

O carro #18 de Marc Lieb/Romain Dumas/Neel Jani cravou a marca de 3’21″945, média de 243 km/h, com o helvético da trinca a bordo. A Audi não ficou muito distante, não: Marco Bonanomi fez o segundo tempo a bordo do e-tron quattro #9, a 0″362 do melhor tempo do dia. Andre Lotterer foi o terceiro mais rápido no Audi #7.

Timo Bernhard ficou com a quarta melhor marca, enquanto o brasileiro Lucas Di Grassi fez o quinto tempo com o carro #8, em 3’24″111. Ao todo, o piloto completou 23 voltas durante as primeiras quatro horas de treino, superando o terceiro Porsche 919 Hybrid de Nico Hülkenberg e os dois Toyota TS040 Hybrid com Stéphane Sarrazin e Sébastien Buemi. O carro #1 foi guiado também por Kamui Kobayashi, que efetuou seis giros no treino. Koba deverá ser o reserva imediato do construtor japonês em Le Mans.

Este foi também o primeiro confronto direto da Nissan com as três rivais que têm equipes de fábrica. E nesse confronto, a Nissan perdeu feio. Muito feio. O protótipo de motor dianteiro foi uma decepção na primeira sessão do Journée Test. O melhor carro, o #23 de Olivier Pla/Jann Mardenborough/Max Chilton, ficou somente em 16º na geral, com o tempo de 3’43″383. É só fazer as contas: quase 22 segundos pior que o melhor tempo do dia. Nem a Rebellion, estreando oficialmente os motores AER V6 biturbo em seu carro e muito menos a ByKolles conseguiram fazer algo pior que isto.

O GT-R LM Nismo: longe, muito longe de ser competitivo…

O único carro do construtor japonês que deu mais de 20 voltas no Journée Test foi o #21 pintado nas cores da Nissan de 1990. Mark Shulzhitskiy/Lucas Ordonez/Tsugio Matsuda completaram 21 giros, mas ficaram com o pior tempo da classe LMP1 – 3’51″334, no ritmo dos LMP2 mais lentos. Lamentável. E é um sinal de que muita coisa ainda precisa ser feita para que este carro seja realmente competitivo.

Na LMP2, o belga Laurens Vanthoor mostrou excelente adaptação ao Ligier JS P2 #34 da OAK Racing e fez o melhor tempo na categoria – 3’41″919, 11º mais rápido do dia na geral, deixando o Alpine A450B de Paul-Loup Chatin em segundo, com 3’42″273. O novo Oreca 05 Nissan da KCMG Racing também mostrou qualidades e foi o terceiro mais veloz do grupo, graças ao britânico Matt Howson.

Em suas primeiras voltas (onze ao total) em Sarthe, Pipo Derani também fez um bom trabalho. O jovem piloto brasileiro, que defende a liderança do WEC na classe LMP2, virou o tempo de 3’47″975, o mais rápido entre os integrantes da tripulação do #28, que ficou em 21º na geral e nono na divisão.

A nova LMP3, que não está homologada para andar em Le Mans, teve a chance de aparecer perante o público de Sarthe porque o Journée Test permite a participação de carros e equipes não-inscritas nas 24 Horas. O Team LNT, que também aproveitou para fazer lobby junto ao ACO e a FIA para pleitear a construção de protótipos LMP2 dentro do futuro novo regulamento técnico, levou seus dois Ginetta-Juno Nissan e até que se saiu bem. O carro #75 foi usado por Max Chilton, Tsugio Matsuda e Alex Buncombe para conhecer melhor a pista e adaptar-se a ela. Os três e mais Nick McMillen marcaram 4’02″712, após 37 voltas. No #74, Chris Hoy/Lawrence Tomlinson/Charlie Robertson deram mais giro (43 ao total), mas ficaram com o tempo de 4’07″232.

Oliver Gavin foi o mais veloz entre os pilotos da LMGTE-PRO

O melhor tempo da LMGTE-PRO foi do Corvette C7-R #64. Oliver Gavin registrou 3’58″162 em sua melhor volta, quase meio segundo melhor que a Ferrari de Gianmaria Bruni. Os dois foram os únicos pilotos a guiar abaixo de 4 minutos, pois o 3º colocado Jan Magnussen virou em 4’00″549, com o Porsche de Michael Christensen em quarto e a Ferrari de Davide Rigon em quinto.

O Aston Martin Vantage #99 do brasileiro Fernando Rees, vencedor nas 6h de Spa-Francorchamps na categoria, começou os treinos com o tempo de 4’03″273. Rees completou oito voltas – a julgar pelo tempo muito alto, foi no período de chuva e pista molhada – a melhor delas em 4’20″995.

E na LMGTE-AM, deu AF Corse e a Ferrari #61. Raffaele Gianmaria estabeleceu 4’00″677, mais de um segundo abaixo da #83 do time de Amato Ferrari, guiada por Emmanuel Collard em sua volta mais rápida. O estadunidense Jeff Segal foi o terceiro mais veloz noutra Ferrari, desta vez da Scuderia Corsa (mas que é igualmente assistida pela AF Corse). Paolo Ruberti foi o quarto no Corvette C7-R da Larbre e a quinta posição foi de Patrick Long no Porsche #77 da Dempsey-Proton.