A Mil por Hora
Fórmula 1

Vídeos históricos – “Hoje não! Hoje não! Hoje sim… hoje sim?” (2002)

RIO DE JANEIRO – E hoje, 12 de maio, ‘aniversaria’ um dos momentos mais polêmicos da história do automobilismo – se não for o mais polêmico de todos – que rendeu uma sacada genial do narrador Cleber Machado, revelando todo o estupor diante do que se viu no então circuito A1 Ring, na Áustria. Há […]

RIO DE JANEIRO – E hoje, 12 de maio, ‘aniversaria’ um dos momentos mais polêmicos da história do automobilismo – se não for o mais polêmico de todos – que rendeu uma sacada genial do narrador Cleber Machado, revelando todo o estupor diante do que se viu no então circuito A1 Ring, na Áustria.

Há 13 anos, assistimos a um dos maiores absurdos perpetrados por uma equipe: a ordem de inversão de posições entre Rubens Barrichello e Michael Schumacher, numa corrida que o brasileiro liderou em praticamente toda sua totalidade e acabou obrigado – sabe-se lá com que palavras ou ordens – via rádio a tirar o pé e entregar a primeira posição ao alemão.

A forma como aquilo tudo aconteceu ainda incomoda. Incomoda lembrar que o GP da Áustria era o sexto de uma temporada que Schumacher dominaria com o pé nas costas, levando o título com uma antecedência de seis corridas no GP da França, em julho. Totalmente desnecessário.

Barrichello também deve ter os seus motivos para não revelar, até hoje, o que de fato aconteceu naquela conversa de rádio naquela corrida. Diz ele que um dia contará a verdade. Só espero que ele não falte com esse compromisso. Acho – vejam bem, acho – que faltou peitar a equipe para impedir passar por tamanho constrangimento. Não foi o primeiro e não seria o único.

Detalhe cruel: era dia das mães na oportunidade. A D. Idely não merecia ver aquilo tudo.

Reveja o vídeo, a chegada e a narração mais do que brilhante do Cleber na transmissão da Globo.