WRC: Ogier lidera primeiro dia do Rali da Grã-Bretanha

W
000b5e69-642
Lama e caos: Sébastien Ogier sobreviveu ao primeiro dia do Rali da Grã-Bretanha, na liderança do evento

RIO DE JANEIRO – A última etapa da temporada do WRC 2015 está a todo vapor: o Rali da Grã-Bretanha, disputado no País de Gales, começou nesta sexta-feira com a disputa de seis trechos cronometrados de um total de 19 previstos para o evento que encerra o campeonato já ganho por Sébastien Ogier antecipadamente.

E foi o tricampeão do WRC que fechou o primeiro dia na frente, não sem ter trabalho com o ídolo local Kris Meeke – e principalmente com as enlameadas estradas britânicas. O piloto da Citroën foi o mais duro adversário de Ogier, embora tenha ganho apenas uma das seis etapas do dia contra cinco do rival. Só que a diferença entre os dois ainda é relativamente apertada, com pouco mais de 13 segundos separando os dois primeiros.

O finlandês Jari-Matti Latvala não teve um bom primeiro dia: o piloto do Volkswagen Polo #2 sofreu um despiste num trecho cronometrado relativamente fácil (Sweet Lamb), de apenas 3,19 km de extensão. Após começar com o segundo melhor tempo no SS1, o nórdico despencou na classificação e caiu para o 60º lugar na geral.

Apesar dos problemas do companheiro de equipe, Andreas Mikkelsen precisa descontar uma diferença de 26 pontos se quiser roubar de Latvala a vice-liderança e o vice-campeonato. Por enquanto, está bem longe de conseguir: ao fim do primeiro dia, está em 3º lugar a pouco mais de 31 segundos de Ogier, com Mads Østberg na quarta posição.

Dani Sordo lidera o plantel de pilotos da Hyundai com o quinto posto e Ott Tanak vem em sexto com o melhor Ford Fiesta da classificação, já que Elfyn Evans, que também corre em casa assim como Kris Meeke, teve problemas ao longo da sexta-feira com um furo de pneu e atrasou-se, baixando para oitavo atrás de Hayden Paddon.

O time B da montadora sul-coreana teve muitos contratempos, com Thierry Neuville e Kevin Abbring totalmente fora de contenção, o que permitiu a Lorenzo Bertelli assumir o 9º lugar geral, seguido do terceiro Citroën, com Stéphane Lefévbre.

No WRC2, que também já conheceu seu campeão antecipado – Nasser Al-Attiyah – Eric Camilli lidera com o Ford Fiesta da Oreca, ocupando o 13º lugar geral, seguido por Teemu Suminen (Skoda) e Yuriy Protasov (Ford).

Neste sábado, os pilotos e navegadores voltam às estradas do País de Gales para mais nove trechos especiais.

Classificação do primeiro dia do Rali da Grã-Bretanha:

1. Ogier-Ingrassia (VW Polo Wrc) – 1.16’03”5
2. Meeke-Nagle (Citroen DS3 Wrc) – 13”5
3. Mikkelsen-Floene (VW Polo Wrc) – 31”4
4. Østberg-Andersson (Citroen DS3 Wrc) – 43”0
5. Sordo-Marti (Hyundai i20 Wrc) – 1’18”7
6. Tanak-Molder (Ford Fiesta RS Wrc) – 1’34”9
7. Paddon-Kennard (Hyundai i20 Wrc) – 2’03”5
8. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS Wrc) – 2’21”6
9. Bertelli-Granai (Ford Fiesta RS Wrc) – 3’21”5
10. Lefebvre-Prevot (Citroen DS3 Wrc) – 3’25”4

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames