MENU

30 de setembro de 2016 - 18:49IMSA

Petit Le Mans: Pla confirma e MSR é pole em Road Atlanta

CtogUG5WEAAl6Xc

Olivier Pla foi absoluto no treino classificatório da Petit Le Mans e conquistou a pole position para a Michael Shank Racing

RIO DE JANEIRO – Nada como começar bem a 250ª corrida da história da Michael Shank nas séries de Endurance dos EUA, ainda que (por enquanto) seja a última de Protótipos: a equipe de Ohio larga da pole position na Petit Le Mans, prova de encerramento do IMSA Weather Tech SportsCar Championship e que também marca a despedida dos atuais modelos LMP2 e dos Daytona Prototypes – estes aposentados depois de 13 anos.

A bordo do Ligier JS P2 HPD que também será guiado por Oswaldo Negri e John Pew, Olivier Pla foi o mais rápido na sessão de classificação que definiu o grid da corrida deste sábado, disputada numa tarde de céu azul e sol no circuito de Road Atlanta, em Braselton, no estado da Geórgia. O francês virou em 1’13″061, com sobras de 0″459 para o Mazda #55 de Tristan Nunez.

Dane Cameron, líder do campeonato junto a Eric Curran, ficou com a 3ª posição: o piloto do #31 da Action Express também conseguiu virar abaixo de 1’14” e impediu não só que o outro Mazda largasse à sua frente como também o rival e companheiro de equipe Christian Fittipaldi, na luta por um histórico tricampeonato na parceria com o português João Barbosa.

Numa última tentativa, Christian melhorou fracionalmente o tempo que já havia alcançado e deu ao Corvette DP #5 a quinta posição do grid. Johannes Van Overbeek cravou a 7ª marca com o Ligier JS P2 HPD da equipe Tequila Patrón ESM, do brasileiro Pipo Derani.

Robert Alon deu à equipe PR1/Mathiasen Motorsports a 3ª pole na classe Prototype Challenge. Com o tempo de 1’16″411, o piloto estadunidense superou apenas por 0″059 o venezuelano Alex Popow, da Starworks. Ele e Renger Van der Zande já largam com a mão na taça e basta que cada um guie por 45 minutos na corrida que o título será deles.

Em sua despedida das pistas, Johnny Mowlem conseguiu o terceiro tempo com o #20 da BAR1 Motorsports, superando Kenton Koch e o estreante Stefano Coletti. Chris Miller ficou em sexto com o #85 da JDC-Miller Motorsports, que não participou de duas das quatro sessões de treinos livres, enquanto Mark Kvamme – sem novidade alguma nisto – ficou em último na categoria.

2016 IMSA - Petit Le Mans

A Ford levou a última pole do ano na GTLM graças ao britânico Richard Westbrook

Lutando ainda pelo título na GTLM, Richard Westbrook pôs o Ford GT EcoBoost #67 na linha de frente entre os bólidos de sua categoria. O britânico marcou 1’18″131, 0″152 mais rápido que o espanhol Antonio Garcia, da Corvette Racing. Toni Vilander ficou com a 3ª posição a bordo da Ferrari 488 GTE da Risi Competizione, largando duas posições à frente do brasileiro Daniel Serra, que classificou o #68 da Scuderia Corsa a apenas 0″218 da pole.

A BMW #25 que terá o brasileiro Augusto Farfus e foi classificada por Bill Auberlen alcançou apenas a 9ª posição na categoria, com o tempo de 1’18″752. No equilíbrio de sempre, os 10 carros inscritos ficaram separados por apenas 0″735.

Riley-Viper-IMSA-2016-Petit-Le-Mans

Na última do Viper, pole de Jeroen Bleekemolen no pelotão da classe GTD (Foto: Martin W. Spetz)

Na despedida do Dodge Viper GT3-R das competições de Endurance, o holandês Jeroen Bleekmolen fez a pole position dentre os 12 inscritos na classe GTD, com o tempo de 1’21″305. A boa surpresa foi o 2º lugar de Matthew McMurry, que desbancou nos instantes finais do treino o alemão Mario Farnbacher.

A dinamarquesa Christina Nielsen pode chegar ao título do IMSA Weather Tech SportsCar Championship em sua categoria, numa conquista histórica e inédita, já que nenhuma mulher conquistou um troféu de campeã numa série de Endurance nos EUA. Ela e o italiano Alessandro Balzan também precisam cada um de 45 minutos de pista para levantar o caneco.

A largada da edição 2016 da Petit Le Mans será ao meio-dia pelo horário de Brasília. O Fox Sports 2 exibe na quarta-feira um compacto da prova, que será reprisado nos dias subsequentes. Assim que for possível, informo os horários.

O site da IMSA transmitirá a corrida ao vivo via streaming.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *