6h de Xangai: Kobayashi voa e garante pole para a Toyota
RIO DE JANEIRO – Ao menos no campeonato de construtores, a Toyota tenta de todas as formas adiar o título da Porsche. E os japoneses conseguiram uma importante pole position para a disputa das 6h de Xangai, que acontece neste domingo na China. Tudo graças a um belo trabalho de Mike Conway e Kamui Kobayashi, responsáveis pelo melhor tempo do grid.
Com uma volta espetacular em 1’42″526, somada ao tempo de Conway, “Kobazilla” levou o carro #7 à conquista de mais uma pole, o que não acontecia desde a prova de Nürburgring para os nipônicos. Só não fizeram o 1-2 do grid porque Nick Tandy e Andre Lotterer não deixaram – com o britânico marcando a melhor volta da dupla no qualifying e sendo, além de Kobayashi, o único piloto a virar abaixo de 1’43”, só que a quatro décimos do rival, o que dá uma medida do quanto o japonês foi rápido…
Anthony Davidson e Sébastien Buemi classificaram o outro Toyota TS050 Hybrid com a 3ª posição do grid e tanto o narigudo suíço quanto Kazuki Nakajima ainda têm esperanças remotas de adiar o inevitável título da trinca Brendon Hartley/Earl Bamber/Timo Bernhard, que lideram a classificação com 39 pontos, faltando duas corridas para o término do FIA WEC. Na classificação de hoje, Bamber não teve o mesmo ritmo do compatriota Hartley, perdendo nove décimos, o que foi decisivo para que ficassem com o quarto lugar no grid.
Na LMP2, os brasileiros mais uma vez fizeram um ótimo trabalho e Bruno Senna, junto a Julien Canal, conquistou uma importante pole position, baixando para nove pontos a diferença em relação aos líderes. Bruno fez a melhor volta entre os pilotos da categoria com 1’48″509 e a média de 1’49″217 foi a melhor dentre todos os nove carros inscritos no grid.
Nelsinho Piquet foi tão bem quanto Senna ao conduzir o #13 da Vaillante Rebellion em suas voltas de classificação, só que o dinamarquês David Heinemeier-Hänsson não fez uma volta tão boa quanto a do brasileiro – que virou em 1’48″984. E com a média de 1’49″694, acabaram ficando com a 3ª colocação da categoria e o sétimo posto geral. Destaque para o ótimo segundo lugar alcançado por Léo Roussel e Nico Müller na estreia de ambos pela G-Drive Racing.
Com Oliver Jarvis e Thomas Laurent a bordo, a Jackie Chan DC Racing salvou o quarto posto no grid com o carro #38, enquanto Nicolas Lapierre e o brasileiro André Negrão ficaram com o 5º lugar a bordo do #36 da Signatech-Alpine Matmut.
Já entre os LMGTE-PRO, a boa surpresa foi a Aston Martin, que na sexta-feira dava pinta de que iria fazer número e acabou sacando do colete o ponto extra da pole position graças ao “Dane Train” de Nicki Thiim e Marco Sørensen, com a média de 1’59″697, batendo por quase três décimos a dupla da Porsche formada por Kévin Estre e Michael Christensen – que no treino oficial foi o mais rápido dentre todos os pilotos de sua categoria.
Líder do campeonato, a Ferrari #51 de Alessandro Pier Guidi/James Calado ficou com a terceira posição do grid em sua classe, seguida pelos dois Ford GT EcoBoost e pelo outro carro da AF Corse. Richard Lietz/Fred Makowiecki, que estão a cinco pontos da dupla que comanda a classificação, não foram bem e ficaram com o 7º tempo.
A Aston Martin também fez a festa na LMGTE-AM, com mais uma boa performance do português Pedro Lamy e do canadense Paul Dalla Lana. Com a média de 2’02″357, o carro #98 superou com alguma facilidade o Porsche #77 da Dempsey Racing-Proton e a Ferrari #54 da Spirit of Race, vencedora da classe nas 6h de Fuji.
A disputa das 6h de Xangai começa à 1h da manhã (hora de Brasília). Para acompanhar ao vivo, apenas no site oficial do WEC com streaming pago. O Fox Sports 2 exibe durante a semana os highlights da corrida chinesa.
Comentários