A Mil por Hora
IMSA

Dobradinha Acura no grid em Road America

RIO DE JANEIRO – O Acura Team Penske monopoliza a primeira fila para a 9ª etapa da série IMSA, a se disputar neste domingo no circuito de Road America, em Elkhart Lake. Com tempo ameaçador no início da tarde de sábado, o que obrigou ao adiamento das atividades de pista, especialmente nas sessões de classificação […]

IMSA-2019-Road-America-Qualifying-Acura-6

RIO DE JANEIRO – O Acura Team Penske monopoliza a primeira fila para a 9ª etapa da série IMSA, a se disputar neste domingo no circuito de Road America, em Elkhart Lake. Com tempo ameaçador no início da tarde de sábado, o que obrigou ao adiamento das atividades de pista, especialmente nas sessões de classificação das divisões GTLM e Protótipos (DPi e LMP2), a equipe do “Capitão” Roger Penske foi mais uma vez superior às rivais Mazda, Cadillac e Nissan.

O #6 dos líderes do campeonato cravou a pole: Dane Cameron fez a melhor volta em 1’48″715, apenas 0″016 melhor que o #7 tripulado pelo brasileiro Hélio Castroneves, que assim irá conduzir seu Acura ARX-05 DPi no primeiro stint de prova. No entanto, nenhum dos dois superou ainda a melhor volta em ritmo de qualificação, obtida em 2008 por Marco Werner com o Audi R10 TDi LMP1.

Vencedores em Watkins Glen e Mosport, os Mazda RT24-P DPi dividem a fila seguinte, com Oliver Jarvis/Tristan Nunez melhores que Jonathan Bomarito/Harry Tincknell na definição de posições. Já o Cadillac DPi mais rápido do lote foi o #84 com o suíço Simon Trummer surpreendendo ao superar não só os dois carros da AX Racing como o #10 da Wayne Taylor Racing – que por troca de pneus após o treino oficial terá que largar em último no pelotão de dez inscritos da categoria.

Pipo Derani conseguiu um tempo seis décimos melhor que o de João Barbosa, que classificou o #5 da Mustang Sampling/AX Racing. O #31 com patrocínio da Whelen Engineering larga de 6º com 1’50″111.

Na LMP2, James French regressou ao campeonato com a melhor volta da qualificação em 1’52″037, batendo em mais de um segundo o carro da PR1/Mathiasen, que ainda rodou com Matt McMurry na curva 3 do circuito de Road America, provocando inclusive uma bandeira vermelha. O time de Bobby Oergel, inclusive, já processou uma mudança para a largada: Patrick Kelly é quem conduzirá o #52 no início da disputa. Se tivesse conquistado a pole, isso teria zero de importância, uma vez que são apenas dois os carros inscritos.

Já a GTLM teve mudanças no resultado pós-treino: os BMW M8 GTE da equipe Rahal Letterman Lanigan foram penalizados porque a vistoria técnica apontou que ambos os carros estavam fora da regra no que diz respeito à altura mínima. Assim, Tom Blomqvist, que mais cedo comemorara a pole position da categoria com o tempo de 2’00″344, quatro décimos melhor que o companheiro de equipe Jesse Krohn no outro carro, perdeu a P1 e o finlandês, a P2.

Isso significa que, por herança, o Corvette C7.R #4 de Oliver Gavin é quem vai liderar o pelotão na largada deste domingo, seguido pelos dois Ford GT EcoBoost que terão respectivamente a bordo Ryan Briscoe e Dirk Müller. Os líderes do campeonato Earl Bamber/Laurens Vanthoor vão sair do quarto posto na classe.

Ben Keating foi o mais rápido entre os 15 carros da GTD e levou o Mercedes-AMG GT3 da Riley Motorsports a uma volta em 2’05″250, 0″413 mais veloz que o Lamborghini Huracán GT3 EVO da Paul Miller Racing, conduzido por Corey Lewis.

A ótima surpresa foi o terceiro posto de Matt Plumb no McLaren 720S da Compass Racing, aproveitando a cavalaria que o motor turbo ganhou para a prova de Road America. Ao todo, tivemos sete marcas diferentes nas sete primeiras posições, já que após a sequência Mercedes-AMG/Lambo/McLaren veio o Porsche da Pfaff Motorsports com Zach Robichon; o Acura NSX (líder do campeonato) com Trent Hindman; a BMW com Robby Foley; e o Lexus de Richard Heistand.

Sequência quebrada por Bia Figueiredo, 8ª classificada do grid com 2’06″426 no Acura da Heinricher w/Meyer Shank Racing. A única Ferrari ficou com o 10º tempo da classe e o Audi R8 LMS EVO da Starworks, de volta à temporada, ficou em 13º na divisão. A Mercedes-AMG GT3 da Lone Star Racing fecha a raia e o grid de 35 carros.

A etapa de Road America larga neste domingo às 14h35 de Brasília (13h35 locais), mas não terá transmissão ao vivo dos canais Fox Sports. Será exibido um compacto com 90 minutos de produção na terça-feira à noite em horário a ser definido.