24h de Daytona 2021 – Quem é Quem, classe GTLM

2

RIO DE JANEIRO – A fina flor do Grã-Turismo internacional é a classe GTE, dividida pelas graduações e pelo ano de uso dos carros no WEC e conhecida na IMSA como GTLM, corruptela para GT Le Mans, posto que o regulamento é, em tese, o mesmo do ACO/FIA – embora haja uma homologação específica para a série estadunidense, que a BMW seguia até antes do lançamento do M8 como modelo de competição.

E hoje o panorama da GTLM remete muito ao que já foi a American Le Mans Series no final da década de 2000. São poucos os construtores envolvidos e não há outros em vista futuramente – a Ford retirou-se após quatro temporadas; a Ferrari não investe em times oficiais nos EUA; a Porsche saiu com seu time oficial ano passado; o mercado ianque nunca foi atrativo para a Aston Martin (e agora mesmo com a F1 sendo prioridade, nada de Grã-Turismo de fábrica…) e restaram, portanto, Corvette e BMW.

Só que dessas duas, apenas a Corvette Racing, com Laura Wontrop Klauser empossada como substituta de Doug Fehan no cargo de diretora do programa de motorsport da marca da gravatinha, vai ficar para a temporada completa. Não fosse a Weathertech Racing (via Proton Competition) entrar com um Porsche e o campeonato seria tão engraçado quanto um palhaço desdentado.

Mas para as 24h de Daytona, pelo menos temos quatro construtores, pois Giuseppe Risi levou sua Ferrari `à Flórida e a BMW, num investimento menor, estará apenas nos eventos pré-selecionados do IMSA Michelin Endurance Cup – Daytona, Sebring, Glen e Petit Le Mans.

Veja os times:

#3 e #4 CORVETTE RACING
Carro: Chevrolet Corvette C8.R
Motor: Chevrolet 5,5 litros V8

Com Laura Wontrop Klauser sucedendo Doug Fehan como gerente de motorsport, a Corvette pelo menos estará na temporada completa em 2021 – na próxima?, só Deus sabe…

Pilotos

ANTONIO GARCIA
Graduação: Platina
Espanhol, 40 anos
05/06/1980

JORDAN TAYLOR
Graduação: Platina
Estadunidense, 29 anos
10/05/1991

NICKY CATSBURG
Graduação: Platina
Holandês, 32 anos
15/02/1988

TOMMY MILNER
Graduação: Platina
Estadunidense, 35 anos
28/01/1986

ALEXANDER SIMS
Graduação: Platina
Britânico, 32 anos
15/03/1988

NICK TANDY
Graduação: Platina
Britânico, 36 anos
05/11/1984

#24 e #25 BMW TEAM RLL
Carro: BMW M8 GTE
Motor: BMW 4 litros V8 Turbo

A BMW reduz o investimento e só confirmou participação nas provas longas do campeonato paralelo IMSA Michelin Endurance Cup – a marca bávara busca o tricampeonato da prova com a M8 GTE

Pilotos

JOHN EDWARDS
Graduação: Platina
Estadunidense, 29 anos
11/03/1991

JESSE KURKI-SUONIO (JESSE KROHN)
Graduação: Ouro
Finlandês, 30 anos
03/09/1990

AUGUSTO FARFUS
Graduação: Platina
Brasileiro, 37 anos
03/09/1983

MARCO WITTMANN
Graduação: Platina
Alemão, 31 anos
24/11/1989

CONNOR DE PHILIPPI
Graduação: Ouro
Estadunidense, 28 anos
25/12/1992

BRUNO SPENGLER
Graduação: Platina
Franco-Canadense, 37 anos
23/08/1983

PHILIPP ENG
Graduação: Platina
Austríaco, 30 anos
28/02/1990

TIMO GLOCK
Graduação: Platina
Alemão, 38 anos
18/03/1982

#62 RISI COMPETZIONE
Carro: Ferrari 488 GTE Evo
Motor: Ferrari 3,9 litros V8 Turbo

Pelo menos em Daytona, a Risi diz ‘presente’ com sua Ferrari 488 GTE Evo e um time de excelentes pilotos

Pilotos

JAMES CALADO
Graduação: Platina
Britânico, 31 anos
13/06/1989

JULES GOUNON
Graduação: Ouro
Francês, 36 anos
31/12/1994

ALESSANDRO PIER GUIDI
Graduação: Platina
Italiano, 37 anos
18/12/1983

DAVIDE RIGON
Graduação: Platina
Italiano, 34 anos
26/08/1986

#79 WEATHERTECH RACING
Carro: Porsche 911 RSR-19
Motor: Porsche 4 litros Flat 6

A Weathertech Racing salvou a GTLM de contar com apenas a Corvette como concorrente full season em 2021 

Pilotos:

COOPER MacNEIL
Graduação: Prata
Estadunidense, 28 anos
07/09/1992

KÉVIN ESTRE
Graduação: Platina
Francês, 32 anos
28/10/1988

RICHARD LIETZ
Graduação: Platina
Austríaco, 37 anos
17/10/1983

GIANMARIA BRUNI
Graduação: Platina
Italiano, 39 anos
30/05/1981

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames