ROAR Before The Rolex 24: Caddies dominam primeiro dia em Daytona

No clique de Mike Levitt, fotógrafo oficial da IMSA, o Caddie guiado por Kamui Kobayashi, o mais rápido da sexta-feira. É o carro que terá a bordo o heptacampeão da Nascar Jimmie Johnson, além de Simon Pagenaud e Mike Rockenfeller

RIO DE JANEIRO – Começou oficialmente o ano internacional do esporte a motor em 2021. Apesar de todos os problemas decorrentes da Pandemia que atravessou todo o ano passado e neste ano já se enfrentam dificuldades, a série estadunidense IMSA começa sua temporada com o primeiro evento do ano – o ROAR Before The Rolex 24.

Foram realizadas duas sessões de treinos nesta sexta-feira, sendo que a primeira atividade de pista foi aberta para as cinco categorias inscritas e na parte da tarde, houve trechos exclusivos de treinos – na primeira fase, meia hora de pista aberta aos pilotos Bronze/Prata das classes Pro-Am – LMP2, LMP3 e GTD, tendo daí em diante uma hora de treino aberta para GTLM e DPi e depois mais meia hora de sessão aberta aos pilotos de qualquer graduação das classes Pro-Am da série.

No combinado das sessões, o Cadillac DPi-V.R da Action Express inscrito somente para este evento foi o mais rápido do dia – Kamui Kobayashi sentou a bota, como lhe é bastante peculiar, e fez 1’35″312 para os 5,728 km do circuito misto da Flórida. O time sheet indica que foi Simon Pagenaud, mas no site da IMSA consta o nome de Koba – então vamos da fonte mais confiável de informação.

A Wayne Taylor Racing estreou seu Acura ARX-05C DPi com o segundo tempo no agregado, cortesia de Ricky Taylor, que volta a guiar para a escuderia de seu pai.  Felipe Nasr levou o #31 da Whelen Engineering ao terceiro lugar no agregado, sendo que Mike Conway, agora escalado para os eventos de Endurance da equipe no lugar de Filipe Albuquerque, foi o mais veloz do treino da tarde com 1’36″225, quase um segundo acima do tempo de Kobayashi, portanto.

O retorno da Chip Ganassi Racing aos Esporte-Protótipos foi bom: Renger Van der Zande ficou com a quarta colocação, seguido do único Mazda inscrito, via Jonathan Bomarito.

Na LMP2, o francês Nico Lapierre, servindo à PR1/Mathiasen Motorsports, foi o melhor do dia com a marca de 1’37″741, dois décimos melhor que Giedo Van der Garde – curioso que o carro do Racing Team Nederland demorou a ser desembaraçado na chegada via contêiner à Flórida e, com uma sessão a menos que todo mundo, o carro #29 ainda foi o mais rápido do segundo treino. Simplesmente impressionante!

A High Class ficou em terceiro no ranking com boa performance do austríaco Ferdinand Von Habsburg, tendo os franceses Gabriel Aubry (Tower Motorsport by Starworks) e Paul-Loup Chatin (ERA Motorsports w/IDEC Sport Racing) completando o top 5 do dia.

Entre os não-Oreca inscritos, o Dallara da Cetilar Racing foi 6º a 1″282 da melhor marca, com o italiano Antonio Fuoco a bordo. A RWR Eurasia fechou a raia dos dez LMP2 presentes com seu Ligier – Salih Yoluç ficou a mais de três segundos e meio do melhor tempo.

Novidade do plantel do IMSA Weathertech SportsCar Championship para 2021, a LMP3 começou com Moritz Kranz, da equipe Mühlner Motorsports America como o mais veloz na sexta-feira. O alemão marcou 1’43″500 e foi dois décimos mais veloz que Scott Andrews, da Riley Motorsports.

A terceira posição da classe ficou com a Sean Creech Motorsports através de Wayne Boyd, seguido por Jonathan Bennett no carro da CORE e por Dylan Murry, inscrito no segundo Ligier JS P320 da Riley.

A Ferrari e a Risi Competizione saíram na frente entre os seis GTLM: James Calado cravou 1’43″680 e foi quase quatro décimos melhor que o Corvette C8.R guiado por Tommy Milner, com Jordan Taylor cinco milésimos atrás. A melhor BMW, com Jesse Krohn a bordo, foi quarta colocada. O único Porsche 911 RSR-19 inscrito pela Weathertech Racing em parceria com a Proton Competition, ficou com o último tempo da divisão.

Já na GTD, a surpresa do dia foi Christina Nielsen marcando o melhor tempo no acumulado das sessões com o Porsche #88 do Team Hardpoint EBM: a dinamarquesa registrou 1’46″194, três décimos melhor que a Ferrari da AF Corse guiada por Matteo Cressoni – que terá Daniel Serra a bordo. O futuro piloto de fábrica da casa italiana no WEC só guiou três voltas hoje.

As Mercedes-AMG GT3 começaram bem: terceiro e quarto via Maro Engel (HTP Winward Racing) e Luca Stolz (SunEnergy1), com a Wright Motorsports em quinto no Porsche guiado por Patrick Long e a Ferrari da Scuderia Corsa, em que Marcos Gomes fez o 6º tempo – 1’46″731.

Com três marcas apenas dominando as sete primeiras posições, o Lamborghini #19 da GRT Grässer ficou logo após em oitavo. As demais marcas ficaram assim: BMW da Turner em 12º no combinado do dia, o melhor Lexus foi 13º, o único Acura inscrito foi décimo-sexto, seguido pelo Audi da NTE Sport e pelos dois Aston Martin AMR Vantage do plantel, com a The Heart of Racing fechando a raia.

O grid teria 50 carros, mas dois quartos da tripulação da Black Swan Racing, inscrita com o Porsche #540, pegou Covid-19. Tim Pappas, o piloto-proprietário, contraiu Coronavírus no contato com Larry Ten Voorde, no fim de semana passado, durante as 24h de Dubai. Dessa forma, o plantel perde um carro e a GTD baixa para 19 inscritos.

Comentários

    • Mesma resposta que dei a quem já perguntou: a IMSA terá transmissão pelo Trackpass da NBCSN e não sei se estará disponível na internet no país em 2021. Na TV aqui não sei. Dizem que o Grupo Disney fará, mas como não trabalho mais lá, não sou a pessoa mais indicada a te responder.

  • Olha, na classe principal de protótipos, apesar deste aparente domínio dos Caddies, eu boto muita fé no Acura da Wayne Tayllor Racing, até porque conta com o filho Rick Tayllor, que já em a mão do carro.
    No mais, não acho que dê para apontar um destaque ainda…
    Ansioso para o início.