ROAR Before The Rolex 24: Caddies dominam primeiro dia em Daytona
RIO DE JANEIRO – Começou oficialmente o ano internacional do esporte a motor em 2021. Apesar de todos os problemas decorrentes da Pandemia que atravessou todo o ano passado e neste ano já se enfrentam dificuldades, a série estadunidense IMSA começa sua temporada com o primeiro evento do ano – o ROAR Before The Rolex 24.
Foram realizadas duas sessões de treinos nesta sexta-feira, sendo que a primeira atividade de pista foi aberta para as cinco categorias inscritas e na parte da tarde, houve trechos exclusivos de treinos – na primeira fase, meia hora de pista aberta aos pilotos Bronze/Prata das classes Pro-Am – LMP2, LMP3 e GTD, tendo daí em diante uma hora de treino aberta para GTLM e DPi e depois mais meia hora de sessão aberta aos pilotos de qualquer graduação das classes Pro-Am da série.
No combinado das sessões, o Cadillac DPi-V.R da Action Express inscrito somente para este evento foi o mais rápido do dia – Kamui Kobayashi sentou a bota, como lhe é bastante peculiar, e fez 1’35″312 para os 5,728 km do circuito misto da Flórida. O time sheet indica que foi Simon Pagenaud, mas no site da IMSA consta o nome de Koba – então vamos da fonte mais confiável de informação.
A Wayne Taylor Racing estreou seu Acura ARX-05C DPi com o segundo tempo no agregado, cortesia de Ricky Taylor, que volta a guiar para a escuderia de seu pai. Felipe Nasr levou o #31 da Whelen Engineering ao terceiro lugar no agregado, sendo que Mike Conway, agora escalado para os eventos de Endurance da equipe no lugar de Filipe Albuquerque, foi o mais veloz do treino da tarde com 1’36″225, quase um segundo acima do tempo de Kobayashi, portanto.
O retorno da Chip Ganassi Racing aos Esporte-Protótipos foi bom: Renger Van der Zande ficou com a quarta colocação, seguido do único Mazda inscrito, via Jonathan Bomarito.
Na LMP2, o francês Nico Lapierre, servindo à PR1/Mathiasen Motorsports, foi o melhor do dia com a marca de 1’37″741, dois décimos melhor que Giedo Van der Garde – curioso que o carro do Racing Team Nederland demorou a ser desembaraçado na chegada via contêiner à Flórida e, com uma sessão a menos que todo mundo, o carro #29 ainda foi o mais rápido do segundo treino. Simplesmente impressionante!
A High Class ficou em terceiro no ranking com boa performance do austríaco Ferdinand Von Habsburg, tendo os franceses Gabriel Aubry (Tower Motorsport by Starworks) e Paul-Loup Chatin (ERA Motorsports w/IDEC Sport Racing) completando o top 5 do dia.
Entre os não-Oreca inscritos, o Dallara da Cetilar Racing foi 6º a 1″282 da melhor marca, com o italiano Antonio Fuoco a bordo. A RWR Eurasia fechou a raia dos dez LMP2 presentes com seu Ligier – Salih Yoluç ficou a mais de três segundos e meio do melhor tempo.
Novidade do plantel do IMSA Weathertech SportsCar Championship para 2021, a LMP3 começou com Moritz Kranz, da equipe Mühlner Motorsports America como o mais veloz na sexta-feira. O alemão marcou 1’43″500 e foi dois décimos mais veloz que Scott Andrews, da Riley Motorsports.
A terceira posição da classe ficou com a Sean Creech Motorsports através de Wayne Boyd, seguido por Jonathan Bennett no carro da CORE e por Dylan Murry, inscrito no segundo Ligier JS P320 da Riley.
A Ferrari e a Risi Competizione saíram na frente entre os seis GTLM: James Calado cravou 1’43″680 e foi quase quatro décimos melhor que o Corvette C8.R guiado por Tommy Milner, com Jordan Taylor cinco milésimos atrás. A melhor BMW, com Jesse Krohn a bordo, foi quarta colocada. O único Porsche 911 RSR-19 inscrito pela Weathertech Racing em parceria com a Proton Competition, ficou com o último tempo da divisão.
Já na GTD, a surpresa do dia foi Christina Nielsen marcando o melhor tempo no acumulado das sessões com o Porsche #88 do Team Hardpoint EBM: a dinamarquesa registrou 1’46″194, três décimos melhor que a Ferrari da AF Corse guiada por Matteo Cressoni – que terá Daniel Serra a bordo. O futuro piloto de fábrica da casa italiana no WEC só guiou três voltas hoje.
As Mercedes-AMG GT3 começaram bem: terceiro e quarto via Maro Engel (HTP Winward Racing) e Luca Stolz (SunEnergy1), com a Wright Motorsports em quinto no Porsche guiado por Patrick Long e a Ferrari da Scuderia Corsa, em que Marcos Gomes fez o 6º tempo – 1’46″731.
Com três marcas apenas dominando as sete primeiras posições, o Lamborghini #19 da GRT Grässer ficou logo após em oitavo. As demais marcas ficaram assim: BMW da Turner em 12º no combinado do dia, o melhor Lexus foi 13º, o único Acura inscrito foi décimo-sexto, seguido pelo Audi da NTE Sport e pelos dois Aston Martin AMR Vantage do plantel, com a The Heart of Racing fechando a raia.
O grid teria 50 carros, mas dois quartos da tripulação da Black Swan Racing, inscrita com o Porsche #540, pegou Covid-19. Tim Pappas, o piloto-proprietário, contraiu Coronavírus no contato com Larry Ten Voorde, no fim de semana passado, durante as 24h de Dubai. Dessa forma, o plantel perde um carro e a GTD baixa para 19 inscritos.
Olá Mattar!
Sabe será transmitido em algum canal brazuka?
Abraços
Mesma resposta que dei a quem já perguntou: a IMSA terá transmissão pelo Trackpass da NBCSN e não sei se estará disponível na internet no país em 2021. Na TV aqui não sei. Dizem que o Grupo Disney fará, mas como não trabalho mais lá, não sou a pessoa mais indicada a te responder.
Obrigado Mattar. Não sabia que não estava mais na Fox.
Parabéns pelo excelente trabalho sempre!
Desde 8 de dezembro, aliás e a propósito.
Não teremos nenhuma cobertura da Mil Milhas que está acontecendo esse fds em Interlagos?
Só vou registrar ao fim do evento, ok?
Fala Mattar, excelente informações, como sempre!
Você sabe se algum canal de TV vai transmitir a IMSA aqui no BR?
Um abraço
Olha, na classe principal de protótipos, apesar deste aparente domínio dos Caddies, eu boto muita fé no Acura da Wayne Tayllor Racing, até porque conta com o filho Rick Tayllor, que já em a mão do carro.
No mais, não acho que dê para apontar um destaque ainda…
Ansioso para o início.