ROAR Before The Rolex 24: Caddies dominam primeiro dia em Daytona

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No clique de Mike Levitt, fotógrafo oficial da IMSA, o Caddie guiado por Kamui Kobayashi, o mais rápido da sexta-feira. É o carro que terá a bordo o heptacampeão da Nascar Jimmie Johnson, além de Simon Pagenaud e Mike Rockenfeller

RIO DE JANEIRO – Começou oficialmente o ano internacional do esporte a motor em 2021. Apesar de todos os problemas decorrentes da Pandemia que atravessou todo o ano passado e neste ano já se enfrentam dificuldades, a série estadunidense IMSA começa sua temporada com o primeiro evento do ano – o ROAR Before The Rolex 24.

Foram realizadas duas sessões de treinos nesta sexta-feira, sendo que a primeira atividade de pista foi aberta para as cinco categorias inscritas e na parte da tarde, houve trechos exclusivos de treinos – na primeira fase, meia hora de pista aberta aos pilotos Bronze/Prata das classes Pro-Am – LMP2, LMP3 e GTD, tendo daí em diante uma hora de treino aberta para GTLM e DPi e depois mais meia hora de sessão aberta aos pilotos de qualquer graduação das classes Pro-Am da série.

No combinado das sessões, o Cadillac DPi-V.R da Action Express inscrito somente para este evento foi o mais rápido do dia – Kamui Kobayashi sentou a bota, como lhe é bastante peculiar, e fez 1’35″312 para os 5,728 km do circuito misto da Flórida. O time sheet indica que foi Simon Pagenaud, mas no site da IMSA consta o nome de Koba – então vamos da fonte mais confiável de informação.

A Wayne Taylor Racing estreou seu Acura ARX-05C DPi com o segundo tempo no agregado, cortesia de Ricky Taylor, que volta a guiar para a escuderia de seu pai.  Felipe Nasr levou o #31 da Whelen Engineering ao terceiro lugar no agregado, sendo que Mike Conway, agora escalado para os eventos de Endurance da equipe no lugar de Filipe Albuquerque, foi o mais veloz do treino da tarde com 1’36″225, quase um segundo acima do tempo de Kobayashi, portanto.

O retorno da Chip Ganassi Racing aos Esporte-Protótipos foi bom: Renger Van der Zande ficou com a quarta colocação, seguido do único Mazda inscrito, via Jonathan Bomarito.

Na LMP2, o francês Nico Lapierre, servindo à PR1/Mathiasen Motorsports, foi o melhor do dia com a marca de 1’37″741, dois décimos melhor que Giedo Van der Garde – curioso que o carro do Racing Team Nederland demorou a ser desembaraçado na chegada via contêiner à Flórida e, com uma sessão a menos que todo mundo, o carro #29 ainda foi o mais rápido do segundo treino. Simplesmente impressionante!

A High Class ficou em terceiro no ranking com boa performance do austríaco Ferdinand Von Habsburg, tendo os franceses Gabriel Aubry (Tower Motorsport by Starworks) e Paul-Loup Chatin (ERA Motorsports w/IDEC Sport Racing) completando o top 5 do dia.

Entre os não-Oreca inscritos, o Dallara da Cetilar Racing foi 6º a 1″282 da melhor marca, com o italiano Antonio Fuoco a bordo. A RWR Eurasia fechou a raia dos dez LMP2 presentes com seu Ligier – Salih Yoluç ficou a mais de três segundos e meio do melhor tempo.

Novidade do plantel do IMSA Weathertech SportsCar Championship para 2021, a LMP3 começou com Moritz Kranz, da equipe Mühlner Motorsports America como o mais veloz na sexta-feira. O alemão marcou 1’43″500 e foi dois décimos mais veloz que Scott Andrews, da Riley Motorsports.

A terceira posição da classe ficou com a Sean Creech Motorsports através de Wayne Boyd, seguido por Jonathan Bennett no carro da CORE e por Dylan Murry, inscrito no segundo Ligier JS P320 da Riley.

A Ferrari e a Risi Competizione saíram na frente entre os seis GTLM: James Calado cravou 1’43″680 e foi quase quatro décimos melhor que o Corvette C8.R guiado por Tommy Milner, com Jordan Taylor cinco milésimos atrás. A melhor BMW, com Jesse Krohn a bordo, foi quarta colocada. O único Porsche 911 RSR-19 inscrito pela Weathertech Racing em parceria com a Proton Competition, ficou com o último tempo da divisão.

Já na GTD, a surpresa do dia foi Christina Nielsen marcando o melhor tempo no acumulado das sessões com o Porsche #88 do Team Hardpoint EBM: a dinamarquesa registrou 1’46″194, três décimos melhor que a Ferrari da AF Corse guiada por Matteo Cressoni – que terá Daniel Serra a bordo. O futuro piloto de fábrica da casa italiana no WEC só guiou três voltas hoje.

As Mercedes-AMG GT3 começaram bem: terceiro e quarto via Maro Engel (HTP Winward Racing) e Luca Stolz (SunEnergy1), com a Wright Motorsports em quinto no Porsche guiado por Patrick Long e a Ferrari da Scuderia Corsa, em que Marcos Gomes fez o 6º tempo – 1’46″731.

Com três marcas apenas dominando as sete primeiras posições, o Lamborghini #19 da GRT Grässer ficou logo após em oitavo. As demais marcas ficaram assim: BMW da Turner em 12º no combinado do dia, o melhor Lexus foi 13º, o único Acura inscrito foi décimo-sexto, seguido pelo Audi da NTE Sport e pelos dois Aston Martin AMR Vantage do plantel, com a The Heart of Racing fechando a raia.

O grid teria 50 carros, mas dois quartos da tripulação da Black Swan Racing, inscrita com o Porsche #540, pegou Covid-19. Tim Pappas, o piloto-proprietário, contraiu Coronavírus no contato com Larry Ten Voorde, no fim de semana passado, durante as 24h de Dubai. Dessa forma, o plantel perde um carro e a GTD baixa para 19 inscritos.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

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Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

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