Vitória #50 para Ogier e Ingrassia no WRC

RIO DE JANEIRO – Abertos os trabalhos para a temporada 2021 do WRC, o Campeonato Mundial de Rally. E para surpresa de ninguém, Sébastien Ogier/Julien Ingrassia começam o campeonato vencendo e com o máximo de pontos: a dupla da Toyota triunfou no Rally de Monte-Carlo, com acesso impedido ao público nas estradas geladas dos Alpes Franceses.

Foi também um belo batismo para o novo chefe de equipe da marca oriental, Jari-Matti Latvala, que substitui Tommi Makinen. A Toyota fez 1-2 na etapa inaugural, pois além da vitória de Ogier/Ingrassia, Elfyn Evans/Scott Martin chegaram em segundo. O 89º Rally de Monte-Carlo marcou também a estreia da Pirelli como nova fornecedora de pneus para a turma de cima do WRC, em substituição à Michelin. Um novo desafio, portanto.

Mesmo com problemas ao longo dos quatro dias de competição, que incluíram furos de pneus, Ogier/Ingrassia conseguiram impor sua superioridade, ganhando com mais de 30 segundos de margem. No Power Stage, derrotaram Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen, noutro Yaris, por três segundos e três décimos. Evans/Martin perderam por quatro segundos e meio e ficaram com a 3ª marca na 15ª especial, realizada entre Briançonnet e Entrevaux, com 14h31 km cronometrados.

“Estou emocionado e com lágrimas nos olhos”, confessou Ogier. “Tomamos a decisão correta de permanecer por mais um ano. A equipe foi maravilhosa e o carro esteve fantástico – foi um prazer conduzir o Yaris aqui. E obrigado ao novo chefe (Jari-Matti Latvala), que estreia!”, exclamou o quase sempre lacônico piloto francês.

E havia outro motivo para a emoção: Ogier chegou ao total de 50 vitórias no Mundial de Rally, sempre com Julien Ingrassia, através de cinco equipes diferentes: Citroën Junior Team, Citroën (oficial), Volkswagen, M-Sport Ford e Toyota. Foi também o oitavo triunfo da dupla em Monte-Carlo.

Com novo navegador – Martin Wydaeghe – após o rompimento de uma década de parceria com Nicolas Gilsoul, Thierry Neuville levou seu Hyundai i20 WRC ao 3º lugar final, seguido por Rovanperä/Halttunen e Dani Sordo/Carlos Del Barrio – este último fez sua prova derradeira como navegador do catalão.

Quem não conseguiu – outra vez – pontos no Rally de Monte-Carlo foi Ott Tänak, que desistiu por falha mecânica. Teemu Sunninen também não pontuou – mas por outra razão: um fortíssimo despiste no primeiro dia de provas cronometradas.

Três carros do WRC2 figuraram no top 10 geral da prova inaugural, com o excelente Andreas Mikkelsen (7º na geral) ganhando na divisão com o Skoda Fabia Rally2, revivendo a dupla com Ola Fløene, que saiu do calor do Rally Dakar para o gelo da Europa em poucos dias.

O pódio da classe teve ainda Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul com um Ford Fiesta e Eric Camilli/François-Xavier Buresi, estes a bordo de um Citroën C3.

Yohan Rossel e seu copiloto Benoît Fulcrand (Citroën) foram os vencedores na subclasse WRC3, chegando num belo 11º posto geral. Na sequência da divisão, outras duas duplas francesas – Yoann Bonato/Benjamin Boulloud (Citroën) e Nicolas Ciamin/Yannick Roche, também com o modelo Citroën C3.

Ao todo, 62 duplas terminaram o primeiro evento do campeonato e o segundo já tem local e data defindos: será o Rally do Ártico, na Finlândia, marcado para o final de fevereiro, como substituto do cancelado Rally da Suécia. Outra prova já descartada no calendário, mas por razões financeiras, é o Rally da Grã-Bretanha, que seria no País de Gales. Isto posto, serão em princípio 12 datas a se cumprir no campeonato. A ver…

O resultado final do Rally de Monte-Carlo:

1 – Ogier-Ingrassia (Toyota Yaris) – 2.56’33″7
2 – Evans-Martin (Toyota Yaris) – 32″6
3 – Neuville-Wydaeghe (Hyundai) – 1’13″5
4 – Rovanpera-Halttunen (Toyota Yaris) – 2’33″6
5 – Sordo-Del Barrio (Hyundai) – 3’14″2
6 – Katsuta-Barritt (Toyota Yaris) – 7’01″3
7 – Mikkelsen-Floene (Skoda Fabia WRC2) – 7’23″6
8 – Greensmith-Edmondson (Ford Fiesta) – 8’21″1
9 – Fourmaux-Jamoul (Ford Fiesta WRC2) – 9’15″8
10 – Camilli-Buresi (Citroen C3 WRC2) – 10’41″0

Classificação do campeonato:

1. Sébastien Ogier – 30 pontos
2. Elfyn Evans – 21
3. Thierry Neuville – 17
4. Kalle Rovanperä – 16
5. Dani Sordo – 11
6. Takamoto Katsuta – 8
7. Andreas Mikkelsen – 6
8. Gus Greensmith – 4
9. Adrien Fourmaux – 2
10. Éric Camilli – 1

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