Triunfo da Wayne Taylor Racing e liderança ampliada na IMSA

RIO DE JANEIRO – Com competência e uma boa dose de sorte, a Wayne Taylor Racing chegou à segunda vitória em três provas no IMSA Weathertech SportsCar Championship. Dessa vez, Ricky Taylor e Filipe Albuquerque contaram com a estratégia e a economia de combustível para triunfar no Acura SportsCar Challenge, disputado neste domingo no circuito de Mid-Ohio.

A dupla largou da 2ª posição do grid e pegou a ponta após o primeiro reabastecimento. Daí para a frente, o carro #10 se manteve líder, porém precisando poupar gasolina na reta final da disputa e assim evitar um indesejável splash & dash – o que acabaria acontecendo a alguns adversários.

Não obstante, houve a enorme pressão do Cadillac #31 guiado pelos brasileiros Felipe Nasr e Pipo Derani, que se valeu de uma tática menos ortodoxa para poder atacar no final sem sustos. Mas numa pista de difíceis ultrapassagens, não houve êxito. Só que no mínimo erro de Taylor ou de Albuquerque, Nasr e Pipo estariam prontos para o bote. A diferença foi de escassos 0″368. Com o resultado, a dupla verde-e-amarela sobe para quarto no campeonato com 920 pontos, 150 a menos que os líderes Taylor e Albuquerque.

Esta foi a quarta vitória consecutiva do protótipo Acura DPi em Mid-Ohio – duas com Taylor/Castroneves, em 2018 e 2020, uma com Montoya/Cameron em 2019 e agora com Taylor/Albuquerque.

O terceiro degrau do pódio foi ocupado pelo carro pole position, o Mazda #55 de Oliver Jarvis/Harry Tincknell, com Tristan Vautier/Loïc Duval, vencedores em Sebring junto a Sébastien Bourdais, em quarto.

Na LMP3, deu a lógica: a Riley Motorsports tinha o melhor carro e um dos melhores pilotos do grid. Assim, Felipe Fraga e Gar Robinson triunfaram sem sustos, mesmo com uma diferença pouco superior a três segundos para o #38 de Rasmus Lindh/Dan Goldburg, que foi um chassis do IMSA Prototype Challenge, já que o carro titular da equipe foi para o lixo após um acidente nos treinos livres. Jim Cox/Dylan Murry completaram o pódio com a segunda inscrição do time de Bill Riley.

Com o triunfo, Gar Robinson chegou a 715 pontos na tabela. Jonathan Bennett/Colin Braun, que completaram a disputa em quarto, estão em segundo, com 690.

A Andretti Autosport fez sua estreia na IMSA, mas o carro #36 guiado por Jarrett Andretti/Oliver Askew não chegou ao final, assim como o Lexus RC-F GT3 vencedor ano passado na GTD com Jack Hawksworth/Aaron Telitz.

Quem fez as honras na divisão de Grã-Turismo presente em Mid-Ohio foi a Turner Motorsport, que levou os pontos máximos da vitória com a BMW M6 GT3 guiada por Robby Foley e o veteraníssimo Bill Auberlen. A dupla chegou em 12º na geral.

A Vasser Sullivan ainda salvou o 2º posto com Zach Veach/Frankie Montecalvo e o Lamborghini de Bryan Sellers/Madison Snow fechou o pódio na primeira prova válida pelo IMSA Weathertech Sprint Cup.

Aliás, os carros inscritos exclusivamente nessa disputa da série tiveram desempenho satisfatório, com Jeff Kingsley/Mario Farnbacher levando o Acura da Compass Racing ao 5º lugar da classe. Richard Heistand/Jeff Westphal cruzaram em sétimo no Audi da CarBahn e Til Bechtolsheimer/Marc Miller ficaram na oitava posição a bordo do Acura da Gradient Racing.

O próximo evento do campeonato será uma corrida ‘suporte’ da Fórmula Indy: o GP de Detroit, com duração de 1h40min apenas, terá a presença das classes DPi, GTLM e GTD. Sem as 24h de Le Mans, que seriam realizadas no mesmo fim de semana (jênios…), o grid terá pela primeira vez os Corvette C8.R, em sua primeira e única aparição na configuração GTE.

Comentários