Nasr e AX Racing asseguram pole fundamental para a Petit Le Mans

RIO DE JANEIRO – Em sua despedida da Whelen Engineering/AX Racing neste fim de semana e possivelmente rumo ao programa que deve ser confirmado pelo Team Penske no WEC na LMP2 e depois LMDh, representando a Porsche, Felipe Nasr conquistou nesta sexta-feira a pole position para a edição 2021 da Petit Le Mans, em Road Atlanta.

O piloto do carro #31, dividido nesta última etapa com o parceiro Pipo Derani e o britânico Mike Conway, bicampeão do Mundial de Endurance, fez o tempo de 1’08″678, somente 0″015 melhor que o Mazda DPi tripulado por Harry Tincknell, que se despede da categoria. O resultado do treino oficial foi importante para os brasileiros, pois o treino oficial conta pontos extras e Felipe descontou 11 em relação ao quase-xará Filipe Albuquerque, que não foi além da 7ª posição com o Acura ARX-05C DPi da Wayne Taylor Racing.

Com isso, as duplas partem com somente oito pontos de diferença entre eles, restando a corrida final com duração de 10 horas.

Sébastien Bourdais, em sua última prova pela JDC-Miller Motorsports, alcançou a terceira posição do grid, seguido por Kevin Magnussen no #01 da Ganassi, pelo Acura de Dane Cameron – que terá Hélio Castroneves a bordo também – e por Kamui Kobayashi no segundo Cadillac da AX Racing, nas cores da Ally Racing.

Na LMP2, mesmo após uma rodada, Ben Keating levou a pole da categoria com o #52 da PR1/Mathiasen: o texano virou em 1’12″229, pouco mais de três décimos melhor que Steven Thomas no protótipo da WIN Autosport. Dwight Merriman, a bordo do carro “Crayon” da ERA Motorsports, ainda se classificou melhor que John Farano e Jim McGuire, fechando o pelotão de cinco inscritos da classe na corrida final da temporada.

Nicklas Krütten foi o melhor da classificação para os protótipos LMP3, marcando 1’15″664, apenas 0″086 melhor que o sueco Rasmus Lindh, da Performance Tech Motorsports. Essa divisão teve o único treino interrompido por bandeira vermelha, em razão de uma saída de pista do Duqueine guiado por Max Hanratty. que ainda seria o 7º colocado. O carro da WIN Autosport teve uma falha de suspensão e não fez tempo de classificação, assim como o #54 da CORE Autosport.

Líder do campeonato e parceiro do brasileiro Felipe Fraga, Gar Robinson estabeleceu a 5ª marca da sessão com 1’17″595.

Na despedida da divisão GTLM, a BMW – que também aposenta o M8 GTE – fez a última pole do ano no retorno dos bávaros – que se concentraram somente na disputa de Endurance. O #24 guiado por Jesse Krohn, que terá entre os pilotos o brasileiro Augusto Farfus, bateu por nada menos que 0″512 o Porsche #79 da Weathertech Racing guiado por Matt Campbell. O Corvette líder da classificação foi 3º com Antonio Garcia.

A GTD foi a única categoria cujos carros andaram duas vezes no qualifying. A primeira pela posição de grid e a segunda por pontos no campeonato. Nesta, o melhor tempo foi estabelecido pelo Lexus RC-F da Vasser Sullivan conduzido por Jack Hawksworth, na marca de 1’18″843.

Na definição das posições, Madison Snow superou por apenas um milésimo de segundo o tempo do chileno Benjamin Hites, recrutado pela NTE Sports para andar no Audi R8 LMS GT3 EVO do time. O piloto da Paul Miller Racing estabeleceu a melhor volta na sessão disputada apenas pelos pilotos bronze e prata com 1’19″272.

A largada para a edição 2021 da Petit Le Mans será por volta de 12h pelo horário local, 14h pelo horário de Brasília.

Comentários