IMSA com 27 carros para o GP de Long Beach

I

RIO DE JANEIRO – Sai a lista oficial de inscritos para a 3ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship, válida como abertura da série Sprint Cup para os carros da classe GTD: a organização da série anunciou um total de 27 carros para o evento, com duração de 1h40min e que será disputada no sábado (9) como preliminar luxuosa do GP de Long Beach de Fórmula Indy.

O Acura Grand Prix de Long Beach da IMSA será disputado por seis protótipos da classe DPi, mais seis competidores da GTD Pro e 15 inscritos na GTD – com algumas surpresas de recheio.

Na divisão principal e única de Esporte-Protótipos prevista para essa etapa, com as já sabidas ausências de LMP2 e LMP3, vão os seis carros anteriormente confirmados para a temporada completa: os quatro Cadillac DPi-V.R que chegam com banca de francos favoritos à vitória por conta das características do traçado urbano com 11 curvas e pouco menos de 2 milhas de extensão perante os dois Acura ARX-05C da Konica Minolta Wayne Taylor Racing e da Meyer-Shank Racing. Para Filipe Albuquerque, um dos pilotos do #10, as chances de triunfo são “mínimas”.

Entre os GTD Pro, com relação à Sebring confirmou-se que a BMW vai com um único M4 GT3 para o restante do ano – ficou o #25 de John Edwards e Connor de Philippi – e a Weathertech Racing vai de Mercedes-AMG ao invés do Porsche 911 GT3-R. O #97 será pilotado nas ruas da cidade californiana por Cooper MacNeil e Raffaele Marciello. Essa troca deixa o plantel com seis marcas diferentes – Corvette, Porsche, Aston Martin, Lexus, BMW e Mercedes.

Na GTD, a surpresa é a participação da GMG Racing, que disputara a primeira etapa em Daytona, com o Porsche do time reconstruído e que será alinhado por James Sofronas e Kyle Washington. Além dela, o bem-vindo reforço da Gradient Racing, antes prevista somente para as provas de Endurance e que terá Marc Miller e Mario Farnbacher no carro #66.

Há ainda a estreia da Rick Ware Racing: a equipe que tem operação na Nascar e é parceira da Dale Coyne Racing na Fórmula Indy, preparou um Acura NSX GT3 e terá presença em todas as etapas no formato Sprint Cup da GTD – Aidan Read e Ryan Eversley pilotarão a máquina com o dorsal #51. A Inception Racing, após aparecer fora da primeira listagem, confirmou participação com Brendan Iribe e Fredrik Schandorff com um McLaren 720S GT3 – e serão dois os carros da marca: a Crucial Motorsports, que em princípio estaria somente nos eventos de longa duração, leva o #59 para Jon Miller e Paul Holton pilotarem.

Na divisão estarão representados BMW, Lexus, Porsche, Aston Martin, Mercedes-AMG, Lamborghini, Acura e McLaren, num total de oito marcas.

Com duas etapas já cumpridas, Tristan Vautier e Richard Westbrook chegam a Long Beach para defender a liderança na subclasse DPi, somando 676 pontos – onze a mais que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor, e com treze de margem para Oliver Jarvis e Tom Blomqvist. Único brasileiro confirmado na 3ª etapa, Pipo Derani ocupa a 5ª posição na tabela, com 636.

Na GTD Pro, onde foram ajudados por Felipe Nasr nas duas primeiras provas do certame, Mathieu Jaminet e Matt Campbell vão para a Califórnia com 668 pontos somados, contra 655 de Antonio Garcia e Jordan Taylor. A 3ª posição é de Daniel Serra e Davide Rigon, que têm 595  – mas que não estarão na corrida já que a Risi Competizione não está inscrita.

A GTD pontuará somente para a Sprint Cup, tanto nesta etapa quanto em Mosport, no Canadá, em 3 de julho. O calendário da série paralela terá oito etapas – Long Beach, Laguna Seca, Mid-Ohio, Detroit, Mosport, Lime Rock, Road America e ViR.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames