IMSA com 27 carros para o GP de Long Beach

RIO DE JANEIRO – Sai a lista oficial de inscritos para a 3ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship, válida como abertura da série Sprint Cup para os carros da classe GTD: a organização da série anunciou um total de 27 carros para o evento, com duração de 1h40min e que será disputada no sábado (9) como preliminar luxuosa do GP de Long Beach de Fórmula Indy.

O Acura Grand Prix de Long Beach da IMSA será disputado por seis protótipos da classe DPi, mais seis competidores da GTD Pro e 15 inscritos na GTD – com algumas surpresas de recheio.

Na divisão principal e única de Esporte-Protótipos prevista para essa etapa, com as já sabidas ausências de LMP2 e LMP3, vão os seis carros anteriormente confirmados para a temporada completa: os quatro Cadillac DPi-V.R que chegam com banca de francos favoritos à vitória por conta das características do traçado urbano com 11 curvas e pouco menos de 2 milhas de extensão perante os dois Acura ARX-05C da Konica Minolta Wayne Taylor Racing e da Meyer-Shank Racing. Para Filipe Albuquerque, um dos pilotos do #10, as chances de triunfo são “mínimas”.

Entre os GTD Pro, com relação à Sebring confirmou-se que a BMW vai com um único M4 GT3 para o restante do ano – ficou o #25 de John Edwards e Connor de Philippi – e a Weathertech Racing vai de Mercedes-AMG ao invés do Porsche 911 GT3-R. O #97 será pilotado nas ruas da cidade californiana por Cooper MacNeil e Raffaele Marciello. Essa troca deixa o plantel com seis marcas diferentes – Corvette, Porsche, Aston Martin, Lexus, BMW e Mercedes.

Na GTD, a surpresa é a participação da GMG Racing, que disputara a primeira etapa em Daytona, com o Porsche do time reconstruído e que será alinhado por James Sofronas e Kyle Washington. Além dela, o bem-vindo reforço da Gradient Racing, antes prevista somente para as provas de Endurance e que terá Marc Miller e Mario Farnbacher no carro #66.

Há ainda a estreia da Rick Ware Racing: a equipe que tem operação na Nascar e é parceira da Dale Coyne Racing na Fórmula Indy, preparou um Acura NSX GT3 e terá presença em todas as etapas no formato Sprint Cup da GTD – Aidan Read e Ryan Eversley pilotarão a máquina com o dorsal #51. A Inception Racing, após aparecer fora da primeira listagem, confirmou participação com Brendan Iribe e Fredrik Schandorff com um McLaren 720S GT3 – e serão dois os carros da marca: a Crucial Motorsports, que em princípio estaria somente nos eventos de longa duração, leva o #59 para Jon Miller e Paul Holton pilotarem.

Na divisão estarão representados BMW, Lexus, Porsche, Aston Martin, Mercedes-AMG, Lamborghini, Acura e McLaren, num total de oito marcas.

Com duas etapas já cumpridas, Tristan Vautier e Richard Westbrook chegam a Long Beach para defender a liderança na subclasse DPi, somando 676 pontos – onze a mais que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor, e com treze de margem para Oliver Jarvis e Tom Blomqvist. Único brasileiro confirmado na 3ª etapa, Pipo Derani ocupa a 5ª posição na tabela, com 636.

Na GTD Pro, onde foram ajudados por Felipe Nasr nas duas primeiras provas do certame, Mathieu Jaminet e Matt Campbell vão para a Califórnia com 668 pontos somados, contra 655 de Antonio Garcia e Jordan Taylor. A 3ª posição é de Daniel Serra e Davide Rigon, que têm 595  – mas que não estarão na corrida já que a Risi Competizione não está inscrita.

A GTD pontuará somente para a Sprint Cup, tanto nesta etapa quanto em Mosport, no Canadá, em 3 de julho. O calendário da série paralela terá oito etapas – Long Beach, Laguna Seca, Mid-Ohio, Detroit, Mosport, Lime Rock, Road America e ViR.

Comentários