IMSA: WTR prevalece em dobradinha dos Acura em Laguna Seca

Na batalha campal entre os Acura ARX-05C DPi, prevaleceu a Wayne Taylor Racing, vitoriosa pela primeira vez na temporada 2022 da IMSA (Foto: Rick Dole/IMSA)

RIO DE JANEIRO – A Wayne Taylor Racing enfim chegou ao topo do pódio na temporada 2022 do IMSA Weathertech SportsCar Championship. Após duas vitórias consecutivas da Ganassi/Cadillac e uma má performance em Long Beach, os protótipos Acura DPi conseguiram uma superioridade em relação à rival desde os treinos no circuito misto de Laguna Seca, na Califórnia. Dominante em todas as sessões, o carro #10 de Filipe Albuquerque e Ricky Taylor lutou ao longo de 2h40min e 117 voltas percorridas, completando com somente 1″080 de margem para o #60 da Meyer-Shank guiado por Oliver Jarvis e Tom Blomqvist.

O tráfego dos GTD, GTD Pro e LMP2 foi decisivo para que o carro preto levasse vantagem sobre o ‘gêmeo’ em rosa e branco do time de Helio Castroneves na Fórmula Indy. E o único que chegou mais ou menos próximo foi o #31 da Whelen Engineering/AX Racing, em boa performance de Tristan Nunez e Pipo Derani, salvando o dia da Cadillac.

Com a dobradinha dos Acura, por incrível que pareça, as duplas da WTR e da Meyer-Shank estão empatadas na liderança da classificação. Jarvis/Blomqvist e Taylor/Albuquerque têm os mesmos 1325 pontos e uma vitória cada. A diferença é que o resultado do duo do #60 em Sebring foi melhor.

A JDC-Miller conseguiu um importante 4º lugar com Tristan Vautier e Richard Westbrook, que sobem para 3º na tabela. Os antigos líderes do campeonato Earl Bamber e Alex Lynn completaram a disputa em quinto, uma volta atrasados. O grande prejuízo foi dos vencedores do GP de Long Beach: o #01 de Sébastien Bourdais e Renger Van der Zande foi à nocaute após completar apenas uma dezena de giros.

Na LMP2, a Tower Motorsports alcançou o triunfo graças a uma excelente atuação de Louis Déletraz, salvando a corrida do gentleman driver John Farano. O carro #8 completou em 6º na geral e primeiro na classe, com 114 voltas e 23″211 de avanço sobre a Era Motorsports dos novos líderes do campeonato – Ryan Dalziel e Dwight Merriman.

Após uma penalização drive through por deixar as rodas girarem em falso num pit stop, a DragonSpeed foi ao pódio com Henrik Hedman e Juan Pablo Montoya, seguidos pelos dois carros da PR1/Mathiasen que dominaram na sessão de classificação e não foram tão competitivos ao longo da disputa.

A Pfaff Motorsports recuperou o prestígio na GTD Pro e alcançou sua segunda vitória na temporada, deixando Mathieu Jaminet e Matt Campbell 50 pontos à frente de Antonio Garcia e Jordan Taylor: a dupla do #9 ficou em 12º na geral e mais de meio minuto à frente de Jack Hawksworth e Ben Barnicoat, da Vasser Sullivan, após 110 voltas completadas.

Connor de Philippi e John Edwards ‘pescaram’ o último degrau do pódio, porém muito colados no Lexus 2º colocado – a 1″221 para ser mais exato. A Corvette ficou em quarto, com a The Heart of Racing (vencedora da etapa anterior) em quinto e o Mercedes-AMG da Weathertech Racing relegado ao sexto posto depois da performance mediana de Cooper MacNeil.

Na GTD, a Porsche também venceu: deu Wright Motorsports numa atuação excelente de Jan Heylen e Ryan Hardwick. A dupla superou o BMW de Robby Foley/Bill Auberlen a poucos minutos do encerramento e os pilotos do #96 da Turner Motorsport ainda perderiam o 2º lugar para Jeff Westphal/Robert Megennis nos últimos instantes da corrida.

A Paul Miller Racing salvou a quarta posição com Madison Snow e Bryan Sellers, enquanto a Mercedes-AMG do Team Korthoff Motorsports – que era líder do campeonato – ficou com o quinto posto. O carro pole position de Russell Ward e Phillip Ellis sofreu um forte acidente após meia hora de prova e provocou assim a única intervenção do Safety Car ao longo da disputa.

Com a vitória, Heylen/Hardwick assumem a liderança do campeonato somando 985 pontos, trinta à frente de Stevan McAleer, já que Mike Skeen não correu na Califórnia por contrair Covid. Robby Foley/Bill Auberlen estão em 3º com 783. No subcampeonato IMSA Weathertech Sprint Cup, Sellers/Snow lideram com 690 pontos, contra 649 de Hardwick/Heylen e 633 de Auberlen/Foley.

A próxima etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship será em Mid-Ohio, dia 15. Das cinco subclasses, só a GTD Pro fica de fora e a LMP3 regressa para o evento que terá 2h40min de duração.

Comentários