IMSA, 6h de Watkins Glen: pole e recorde para a Meyer-Shank e Tom Blomqvist

RIO DE JANEIRO – Mais uma pista onde a Acura deitou e rolou contra os Cadillac DPi na definição do grid para a 7ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship, válida também como terceira de um total de quatro corridas da Michelin Endurance Cup. No traçado novaiorquino de Watkins Glen, os ARX-05C montados na plataforma dos Oreca fizeram mais um 1-2 na temporada.

A Meyer-Shank Racing desta vez foi quem levou a melhor com o carro mais rápido da pista até agora em todo o fim de semana. O #60 guiado por Tom Blomqvist enfrentou um osso duríssimo – o português Filipe Albuquerque – mas o britânico se saiu bem e bateu o luso por 0″164.

Quase meio segundo atrás veio o #01 da Chip Ganassi Racing/Cadillac, com Renger Van der Zande a bordo, dividindo a segunda fila com o outro carro da própria escuderia. Olivier Pla não teve ritmo para acompanhar os Acura e foi 5º a pouco mais de nove décimos, com o #31 da Whelen Engineering/AX Racing – que terá Pipo Derani na disputa também.

A JDC-Miller (futura equipe cliente Porsche na IMSA) icou em 6º e o #48 da Ally Cadillac Racing entrou na pista para fazer três voltas lentas e possivelmente largará do pit lane e com outro piloto – talvez Jimmie Johnson. A regra na IMSA é clara: o carro tem de largar com quem disputa a qualificação e com o mesmo jogo de pneus. Qualquer troca acarreta em penalidade. A formação que só disputa as provas do IMEC vai, assim, para o sacrifício.

A pole da LMP2 foi decidida por apenas um milésimo de segundo – isso mesmo! – Ben Keating e Steven Thomas, ambos da PR1/Mathiasen, foram os melhores do treino oficial e o piloto do Texas levou a melhor com 1’33″930 sobre Steven Thomas, que venceu na semana retrasada as 24h de Le Mans na LMP2 Pro-Am.

Quase de binóculos, Dennis Andersen pôs o #20 da High Class Racing em 3º no pelotão de inscritos, seguido pelo Racing Team Nederland com Frits Van Eerd à frente de John Farano, da Tower Motorsports.

Entre os LMP3, o argentino Nicolás Varrone, que está cumprindo agenda cheia e movimentada – nada como ser jovem… – fez a pole position num treino onde a Andretti Autosport enfrentou os maiores problemas, com o #36 guiado por Jarrett Andretti rompendo uma das suspensões. Antes de o problema acontecer e ser deflagrada por conta disso uma bandeira vermelha, Jarrett fora o quarto mais veloz.

Com 1’40″028, Varrone bateu por mais de meio segundo de diferença ao Ligier da MLT Motorsport, conduzido por Josh Sarchet. A equipe do brasileiro Felipe Fraga, presente recentemente nas 24h de Le Mans, ficou com a 6ª colocação – 1’41″481, tempo alcançado por Gar Robinson.

GTD Pro e GTD estiveram bem misturadas quando o grid foi definido: a BMW sairá na frente com a equipe de Bobby Rahal – o piloto Connor de Philippi, nos últimos suspiros, superou o 1’44″803 dos rivais da The Heart of Racing e fez ainda melhor – 1’44″755. A amostra dessa mistura é que o Team Korthoff Motorsports, com Stevan McAleer, levou a pole e com o 3º tempo entre os modelos GT – sem separação de subclasses, logicamente.

Com a pole pertencente à equipe de Augusto Farfus, restou para a Risi Competizione, com Daniel Serra na tripulação, um bom papel. O #62 foi guiado por Davide Rigon, que foi o terceiro melhor da GTD Pro. A Vasser Sullivan fez o quarto posto da GTD Pro e o terceiro da GTD, respectivamente com Ben Barnicoat e Richard Heistand.

Três dos 48 carros que compareceram – a Winward Racing retirou enfim sua segunda inscrição – não fizeram tomada de tempo. Dois se enroscaram num acidente no FP2: o Acura da Gradient Racing, guiado por Kyffin Simpson e o Porsche do Team Hardpoint, que tinha Katherine Legge a bordo. Ambos os carros pararam nas barreiras da curva #6 e houve uma bandeira vermelha para remoção dos carros danificados e a consequência da participação deles no Q2.

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