É domingo: Ferrari apresenta oficialmente seu Hypercar!

RIO DE JANEIRO – Os testes dinâmicos seguem com os carros camuflados – sim, agora são dois, vistos como na foto acima em treinos efetuados no circuito de Monza. Mas a Ferrari está a um passo da apresentação oficial do seu Hypercar – que marcará a volta do construtor de Maranello com envolvimento de fábrica no Endurance após meio século desde a última participação da equipe italiana nas 24h de Le Mans em 1973 e também no FIA World Sportscar Championship, o antigo Mundial de Marcas, realizado entre 1953 e 1992.

No próximo domingo (30), durante a 30ª edição do Ferrari Mondiali, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola, o Hypercar da marca italiana será apresentado ao público e à imprensa, pouco menos de quatro meses depois do primeiro ‘rollout’ do modelo, na pista particular de testes localizada em Fiorano.

Já é sabido que o programa oficial será ‘tocado’ pela AF Corse como acontece na equipe de LMGTE-PRO que será desbaratada após a disputa das 8h do Bahrein no próximo dia 12 e que a Ferrari pode ter de uma a duas equipes clientes de 2023 em diante.

A primeira é a Risi Competizione, que levaria o Ferrari LMH para a série IMSA, disputando já em janeiro as 24h de Daytona num embate contra os LMDh – o regulamento é de convergência, vale tanto para os EUA quanto para o Mundial e nada impede que um Hypercar dispute o campeonato estadunidense. As negociações para que a Risi receba um protótipo estão em curso. E a Prema seria o time cliente dos italianos em solo europeu visando o WEC, com pelo menos um carro.

Quanto a pilotos, o mais provável é que sejam aproveitados muitos dos nomes do exército que defende o construtor italiano em Grã-Turismo: Alessio Rovera, Nicklas Nielsen, Antonio Fuoco e James Calado são bastante ventilados e tidos como ‘favas contadas’ desse rol. Podem se juntar a eles nomes com passagem até pela Fórmula 1, mas o elenco de pilotos da Ferrari/AF Corse é mantido sob sigilo, pelo menos por enquanto.

Com Daniel Serra renovado com a RC Eurofarma para a Stock Car em 2023, tudo faz crer que a presença do brasileiro neste projeto de Hypercar é pouco provável. Daniel deve seguir como piloto de fábrica, mas servindo aos italianos nas provas de Grã-Turismo da própria IMSA, possivelmente no WEC nas 24h de Le Mans com um LMGTE-AM e, muito provavelmente, no GT World Challenge Europe Endurance.

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