Porsche fecha time para 2023 com a volta de Tandy e confirma Makowiecki

RIO DE JANEIRO – Um bom filho à casa torna em 2023: Nick Tandy foi recontratado pela Porsche e estará nas fileiras Porsche-Penske Motorsport durante a próxima temporada de estreia do modelo 963 LMDh que será visto em duas frentes – IMSA, nos EUA e no Mundial de Endurance, o FIA WEC.

Nos últimos anos, o britânico de 38 anos, campeão das 24h de Le Mans em 2015 formando com Nico Hülkenberg e Earl Bamber, esteve na Corvette. Em 2021 e nesta temporada que se encerrou sábado, Nick correu com o modelo C8.R nas classes LMGTE da IMSA e LMGTE-PRO no único ano do carro estadunidense se defrontando com as rivais Porsche e Ferrari pelo título mundial de Grã-Turismo.

Além dos excelentes desempenhos que cacifaram seu retorno à marca que defendeu entre 2013 e 2020 e o triunfo em La Sarthe, Tandy carrega consigo o orgulho por vencer também em 2015 com um modelo LMGTE dividido com Patrick Pilet e Richard Lietz uma chuvosa Petit Le Mans, naquela que é considerada a sua maior performance a bordo de um carro de competição.

Fred Makowiecki, francês de 41 anos (completa 42 no próximo dia 22) transita com desenvoltura pelos diferentes programas da marca de Weissach desde 2014, quando se juntou aos alemães após trabalhar para a Aston Martin e também equipes clientes da Ferrari. Ganhou as 24h de Nürburgring em 2018 e neste ano triunfou na última vitória da Porsche em Le Mans na LMGTE-PRO, junto a Gianmaria Bruni e Richard Lietz.

Os primeiros testes de desenvolvimento do 963 LMDh na pista particular da Porsche, inclusive, foram ‘tocados’ por Makowiecki, no que se confirma uma escolha natural e lógica para fechar o esquadrão de dez pilotos confirmados para os dois projetos de Endurance nas classes Hypercar e GTP.

Os nomes anteriormente conhecidos foram os de Felipe Nasr, Dane Cameron, Mathieu Jaminet, Matt Campbell, Andre Lotterer, Laurens Vanthoor, Kévin Estre e Michael Christensen.

“Estamos muito satisfeitos por receber Nick Tandy de volta e por Frédéric Makowiecki se juntar à equipe”, comentou Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport. “Com Nick e Fred, sabemos exatamente o que estamos recebendo: comprometimento total, muita experiência e talento incrível. Os resultados dos anos de 2013 a 2020 sublinharam muito claramente do que Nick Tandy é capaz. Ele venceu os principais clássicos de resistência em Le Mans, Sebring, Daytona, Spa-Francorchamps e Nürburgring-Nordschleife. Nick pertence aos verdadeiros vencedores. Tenho certeza de que ele trará toda a sua experiência em 2023. Fred Makowiecki conhece nosso novo Porsche 963 de dentro para fora. Ele pilotou os primeiros metros no protótipo LMDh em janeiro e trabalhou meticulosamente no simulador, testando incansavelmente o carro para avançar em seu desenvolvimento. Não tenho dúvidas de que nosso time de dez homens para 2023 é uma força a ser reconhecida!”

A Noite dos Campeões, evento anual que a Porsche promove na Alemanha, em dezembro, revelará as formações de pilotos para WEC (três em cada carro) e IMSA (dois nas provas padrão). Dois dos seis pilotos das formações do WEC darão ‘duplo expediente’ competindo pelo menos em Daytona, Sebring e Petit Le Mans.

Comentários

  • Deve ser um vitória pessoal e tanto para o Makowiecki, já que el foi um dos pilotos de desenvolvimento do 919 e ficou de fora da equipe, o que parecia que ia se repetir.