1000 Milhas de Sebring com 37 carros confirmados na abertura do WEC 2023


RIO DE JANEIRO - A temporada 2023 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) começa em março com as 1000 Milhas de Sebring na chamada "Super Sebring" com a IMSA e a abertura da 11ª temporada da história do certame começa com 37 carros - um a menos que o total oficial anunciado no início do ano.

A questão é que os Porsche 963 LMDh dos times clientes - Proton Competition e Hertz Team Jota - ainda não estão prontos. Se a equipe alemã vai demorar a participar e dizem até que a presença em Le Mans é posta em dúvida, a escuderia britânica se vira como pode - terá um segundo LMP2, inscrito sem contar pontos, com Yifei Ye como o único piloto confirmado. Especula-se que Will Stevens e Roberto González sejam os demais tripulantes.

A lista que ainda não é definitiva contempla 11 protótipos Hypercar, 12 LMP2 e 14 LMGTE-AM.

Será uma corrida de estreias, não só do regulamento de convergência ACO/FIA e IMSA no WEC como também da Ferrari 499P Hypercar e do Vanwall, cuja inscrição fora posta em dúvida por conta de questões legais acerca do nome do antigo construtor da Fórmula 1, mas pelo visto resolvidas.

Os 12 protótipos LMP2 serão todos Oreca 07 Gibson em que pese o fato de a Alpine obter a licença para usar o nome do mítico construtor de Dieppe em seus dois carros de cor azul. André Negrão terá novos parceiros em 2023: o estreante Oli Caldwell e o experiente mexicano Memo Rojas Jr., enquanto Pietro Fittipaldi correrá no #28 da Jota com Oli Rasmussen e David Heinemeier-Hänsson, ambos dinamarqueses.

Entre as caras novas recém-confirmadas, a Prema anunciou que o #9 será tripulado por Bent Viscaal/Filip Ugran/Andrea Caldarelli, já que o equatoriano-estadunidense Juan Manuel Correa vai disputar no mesmo fim de semana a prova da Fórmula 2 na Arábia Saudita. No outro carro, estarão Mirko Bortolotti, Doriane Pin e o antigo piloto de F1 Daniil Kvyat.

A Vector Sport fechou com Gabriel Aubry e o novato oriundo do Liechtenstein Matthias Kaiser para dividir o carro #10 com Ryan Cullen. Na United Autosports, estreará o britânico Frederick Lubin no posto ocupado por Will Owen na última temporada. A Inter Europol completou seu trio com outra cara nova - o espanhol Albert Costa Balboa - e a WRT fechou com Robert Kubica e Louis Déletraz, egressos da Prema, para compor trio com Rui Andrade. Ferdinand Von Habsburg será piloto do #31 este ano, enquanto Norman Nato e René Rast darão prioridade em 2023 à Fórmula E.

Na LMGTE-AM, ainda há diversos lugares por confirmar. A Project 1-AO não tem ainda definido o parceiro de Gunnar Jeannette e P.J. Hyett, enquanto há ainda assentos disponíveis nos dois Porsches da Dempsey-Proton, no carro da GR Racing e na NorthWest AMR. Um dos pilotos confirmados é Daniel Serra, junto a Scott Huffaker e Takeshi Kimura, na inscrição da Kessel Racing-CarGuy.

Espera-se que amanhã no anúncio oficial das 62 entradas fixas para as 24 Horas de Le Mans de 2023 muitos dos mistérios sobre nomes das equipes do WEC sejam oficialmente - ou não - desvendados. Esse anúncio será às 16h45 pelo horário de Brasília.

Comentários

  • Boa tarde Rodrigo ! Estou empolgado para ver o WEC este ano, porém ao entrar no stream da ESPN vi que as referências ao WEC sumiram do site. Com a IMSA foi assim e perdemos a transmissão no Brasil, sabe se cancelaram a transmissão do WEC também ? Muito obrigado e forte abraço !