WEC, 1000 Milhas de Sebring – treino livre #1: Toyota lidera e Ferrari começa bem

RIO DE JANEIRO (WEC, seu lindo!) – Abertos oficialmente os trabalhos para a temporada #11 do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, que começa sexta-feira com a disputa das 1000 Milhas de Sebring a partir de 13h de Brasília. Os 37 carros inscritos ganharam a pista da Flórida na manhã desta quarta para a primeira sessão preparatória para a definição do grid – e isto menos de 72h após o Prólogo do último fim de semana.

Dominante nos treinos de sexta e sábado, a Toyota liderou o TL1 com o GR010 Hybrid dos atuais campeões mundiais: o japonês Ryo Hirakawa foi o autor do giro mais rápido da sessão em 1’47″649 para os 6,019 km do exigente traçado estadunidense, com média horária de 201,3 km/h.

A Ferrari é que começou muito bem: os dois carros assistidos pela AF Corse ficaram em segundo e terceiro na sessão. Com um chassi novo após o acidente de domingo, James Calado registrou 1’47″935 com o carro #51 e Miguel Molina foi o mais veloz no #50, com 1’48″039.

Dentro da faixa de meio segundo em relação à Toyota veio o primeiro LMDh, o Cadillac V-Series.R guiado por Earl Bamber, a 0″441 do melhor tempo do dia, enquanto o #7 com José María López a bordo foi quinto – 1’48″613.

A Porsche Penske ficou respectivamente em sexto e sétimo, com Laurens Vanthoor e Fred Makowiecki, na casa de 1’48” alto (carro #6) e 1’49” baixo (carro #5). Os Peugeot também rodaram na casa de 1’49”, ocupando oitava e nona posições. Já os Hypercars não-híbridos não acompanharam os demais e ficaram engalfinhados entre vários LMP2.

Num último esforço, Olivier Pla chegou a 1’50″663 no Glickenhaus e o Vanwall Vanderwell com Estebán Guerrieri andou em 1’51″01 – 3″365 de gap entre o mais rápido da classe principal e o último colocado da divisão.

Entre os LMP2, bom começo da Prema: Mirko Bortolotti estabeleceu a melhor volta em 1’50″074, quase três décimos adiante do Team WRT e o #31 guiado por Robin Frijns. Andrea Caldarelli foi o 3º mais veloz com o outro carro da Prema, seguido pelo brasileiro Pietro Fittipaldi e o #28 da Jota, virando 1’50″349 e Robert Kubica em quinto no segundo bólido da WRT.

Enquanto a United Autosports ficou com a sexta e sétima marcas, a Alpine conquistou as posições seguintes, com o #35 guiado por André Negrão adiante do carro-gêmeo da marca de Dieppe. O brasileiro, que vai para seu sexto ano no WEC, marcou 1’50″903 em seu melhor giro.

O plantel de 12 carros do grupo foi fechado na sequência pela Inter Europol Competition, Hertz Team Jota – inscrita sem contar pontos para a classe – e Vector Sport.


Na LMGTE-AM, as Iron Dames apresentaram armas e Michelle Gätting foi a mais veloz da primeira sessão com o Porsche #85 da equipe italiana – 1’59″028, apenas 0″025 à frente do italiano Francesco Castellacci e a Ferrari #54 da AF Corse. Nicky Catsburg fez o terceiro tempo com o único Corvette inscrito e a Kessel Racing-Car Guy veio em quarto graças a Scott Huffaker – que busca horas de vôo com o carro. Daniel Serra, que conhece bem a máquina e a pista, não precisou andar no TL1 – aliás, nem ele e muito menos outros 15 dos pilotos inscritos em Sebring na abertura do campeonato em suas respectivas máquinas.

A quarta marca inscrita na divisão – a Aston Martin – só apareceu com seu melhor representante em 11º entre 14 inscritos – Tomonobu Fujii fez 1’59″603 com o #777 da D’Station Racing. Embora a NorthWest AMR tenha fechado a raia, o mais lento entre os 95 pilotos que andaram hoje no TL1 foi Claudio Schiavoni – 2’04″497.

A partir de 17h35 de Brasília, os pilotos, carros e equipes voltam à pista de Sebring para o TL2.

Comentários

  • Excelente notícia a Ferrari ter melhorado tanto do teste pra cá, não por se tratar da equipe italiana, mas sim por colocar 3 carros diferentes (mais Cadillac e Toyota) brigando pela ponta, sem contar que a Porsche sempre esteve bastante próxima também. Já a Peugeot, apesar de não estar distante, dá pinta que quem tem Le Mans como prioridade absoluta.