WEC, 1000 Milhas de Sebring – treino livre #3: nova dobradinha Toyota em sessão encerrada com acidentes

RIO DE JANEIRO – Seguem os Toyota GR010 Hybrid como os carros a serem batidos neste fim de semana das 1000 Milhas de Sebring, abertura da temporada 2023 do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance. Os Hypercars do construtor oriental emplacaram mais uma dobradinha agora na sessão livre #3, realizada no início desta tarde na Flórida.

No treino que acabou encerrado em bandeira vermelha por conta de dois acidentes, um deles com uma das Ferrari 499P e outro justamente com o carro mais rápido dentre os 35 que treinaram – o Porsche #88 da Proton Competition fez ‘forfait’ por conta de sérios danos no chassi do LMGTE-AM e o carro #4 da Floyd Vanwall não andou nessa sessão – a Toyota comandou com o #7 guiado por Kamui Kobayashi, que fez o tempo de 1’45″783 antes da colisão do argentino José María “Pechito” López com as barreiras da curva 17 do exigente circuito de Sebring.

O GR010 gêmeo guiado por Brendon Hartley ficou em segundo a 0″609 do melhor tempo da sessão, com a Ferrari #50 guiada por Nicklas Nielsen, que rodou e se acidentou na curva 10 em terceiro. A Cadillac ficou com a quarta posição e a surpresa positiva do dia foi o 5º tempo do inovador Peugeot 9X8, mesmo que a 2″182 do melhor tempo – um claro sinal de que vários construtores se preocuparam novamente com o setup de corrida para esta sexta-feira, principalmente porque o treino se encerrou mais ou menos no horário do início da disputa.

Mas não deixa de ser interessante notar que dos sete fabricantes de Hypercars presentes, cinco estiveram representados nas seis primeiras posições, posto que o melhor 963 da Porsche ficou exatamente com o sexto posto.

Entre os LMP2, Pietro Fittipaldi novamente deu as cartas com o tempo de 1’50″128 a bordo do #28 da Jota, suplantando o #22 da United Autosports conduzido por Phil Hanson por margem de apenas 0″090. A inscrição ‘hors-concours’ da Jota – que terá breve um Porsche Hypercar – de um segundo protótipo da classe ficou em terceiro no TL3, seguido pelo outro carro da United e em quinto, o melhor dos dois bólidos da Prema.

A Alpine do brasileiro André Negrão segue em busca dos ajustes finos para o ritmo de corrida e o carro #35 foi nono colocado – 1’51″281, enquanto o #36 ocupou a sexta colocação.

Na LMGTE-AM, os seis primeiros ficaram separados por apenas dois décimos de segundo: após um mau começo no Prólogo e no TL1, os Aston Martin começam a pôr as manguinhas de fora e a NorthWest AMR estabeleceu a melhor volta do treino com 1’59″030, cortesia de Nicki Thiim, apenas 0″043 mais veloz que o Porsche #86 da GR Racing conduzido pelo italiano Riccardo Pera. Duas Ferrari 488 GTE EVO vieram a seguir, entre elas a #57 do brasileiro Daniel Serra, que ficou com a 3ª marca.

A definição do grid das 1000 Milhas de Sebring será ainda hoje, a partir de 19h30, pelo horário de Brasília.

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