WEC, 6h de Portimão: 37 carros e lista fechada para a 2ª etapa

RIO DE JANEIRO – Confirmada a lista de inscritos para a 2ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance na temporada 2023: as 6h de Portimão, que acontecem domingo no Autódromo Internacional do Algarve a partir de 8h de Brasília terão um total de 37 carros por conta mais uma vez da ausência da Proton Competition – que não tem previsão de recebimento de seus Porsche 963 LMDh – e o Hertz Team Jota outra vez presente na LMP2 como hors-concours.

O total de carros será de 11 na divisão principal, 12 na LMP2 e 14 na LMGTE-AM.

Em relação às 1000 Milhas de Sebring, a corrida inaugural, mudanças na lista de entradas: por força da coincidência entre a etapa de Long Beach da IMSA e esse segundo evento do WEC, quatro pilotos estão fora. Um deles, o ídolo local Filipe Albuquerque, substituído na United Autosports por Ben Hanley.

Giedo Van der Garde fechou com a mesma escuderia para guiar no #23 em substituição a Tom Blomqvist, ausente em Portimão pela mesma razão. Outra troca, esta de última hora, é dupla: na Project 1-AO, P.J. Hyett e Gunnar Jeannette darão oportunidade a dois pilotos portugueses – o gentleman driver Miguel Ramos e o promissor Guilherme de Oliveira, formando trinca no Porsche #56 com Matteo Cairoli.

Dessa forma, Antonio Félix da Costa, inscrito junto a Yifei Ye e David Beckmann no #48 da Hertz Team Jota – que não corre por pontos no campeonato – não estará mais sozinho representando os donos da casa nas 6h de Portimão. Em Spa-Francorchamps, a equipe estreia o Porsche 963 LMDh com o dorsal #38 apresentando também Will Stevens, que compôs a tripulação vitoriosa na prova de Sebring com Ye e Beckmann.

Outra troca para a prova portuguesa é no #21 da AF Corse, com Diego Alessi ocupando a vaga de piloto bronze que foi de Stefano Costantini na abertura do campeonato. Será a estreia do piloto de 51 anos na competição. Juan Manuel Correa, por seu turno, assume no #9 da Prema em substituição a Andrea Caldarelli – por não haver evento da Fórmula 2 no mesmo fim de semana do WEC.

Ausente em Sebring por acidente nos treinos livres, a Proton Competition espera ter melhor sorte em Portimão e competir com o #88 que será entregue a Ryan Hardwick, Zach Robichon e Harry Tincknell.

Na primeira etapa, a Toyota dominou, fez 1-2 em Sebring e o BoP para esta prova do fim de semana indica um carro 19 kg mais leve, porém com um decréscimo de aproximadamente 6,7 cavalos no motor dos GR010 Hybrid dos orientais. A liderança do Mundial é do trio formado por José María López/Kamui Kobayashi/Mike Conway, com 38 pontos contra 27 dos colegas e rivais Sébastien Buemi/Brendon Hartley/Ryo Hirakawa.

Para as demais marcas, a tabela de BoP mostra Ferrari com 1040 kg (17 a menos que Sebring) e um motor com oito cavalos a menos; Peugeot com 1042 kg (sete abaixo que na primeira prova) e menos 2,6 cavalos de potência; Glickenhaus e Vanwall iguais em peso – o mínimo do regulamento, com 1030 kg – e o motor Gibson V8 do carro da Floyd Vanwall com pouco mais de 1 cavalo melhor que em Sebring.

Entre os LMDh no regulamento de convergência, a Porsche ganha com o decréscimo de 3 kg (1045 kg) e perde cerca de 1 cavalo de potência e o Cadillac só perde peso – 1035 kg contra 1038 kg na Flórida. A potência segue a mesma com 513 kW (cerca de 688 HP), sem contar o sistema híbrido que dá ao carro 50 kW extras – mais 67 cavalos.

A tabela do Mundial de Construtores aponta Toyota liderando com 38 pontos, seguida da Ferrari com 24, Cadillac com 18, Porsche com 15, Vanwall com seis e Peugeot, três. Vale o melhor resultado da marca.

Na LMP2, como o trio que ganhou na pista em Sebring não pontua, Frederik Lubin e Phil Hanson – sem Albuquerque para lhes ajudar dessa vez – defendem a liderança no Mundial com 38 pontos contra 27 de Daniil Kvyat/Mirko Bortolotti/Doriane Pin e 23 de Albert Costa Balboa/Fabio Scherer/Kuba Smiechowski.

Pietro Fittipaldi e seus parceiros Oli Rasmussen e David Heinemeier-Hänsson chegam a Portugal em 5º na tabela com 15 pontos somados, enquanto André Negrão não somou nada em Sebring porque o carro que dividia com Oli Caldwell e Memo Rojas quebrou na abertura. O piloto de Campinas espera melhor sorte nesta etapa.

Já na LMGTE-AM, lidera o trio Ben Keating/Nico Varrone/Nicky Catsburg, que ganhou em Sebring com autoridade, seguidos por Christian Ried/Julien Andlauer/Mikkel O. Pedersen e o trio de Daniel Serra com Scott Huffaker e Takeshi Kimura. Nessa prova de Portimão, o carro #57 da Kessel terá um lastro de sucesso de 5 kg, enquanto o Porsche da Dempsey-Proton carrega 10 kg adicionais e o Corvette, 15.

Sexta-feira, dia 14, começam as atividades de pista – os dois primeiros treinos livres com 1h30min de duração estão marcados para 10h30 locais (6h30 de Brasília) e 15h30 (11h30 de Brasília). Sábado o último treino livre começa 11h15 locais (7h15 de Brasília) e a definição do grid acontece a partir de 15h30 – 11h30 de Brasília. A corrida domingo larga às 12h locais, 8h de Brasília.

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