WEC, 6h de Spa: Toyota e Koba lideram FP3 com pista molhada

RIO DE JANEIRO – A sexta-feira começou em Spa-Francorchamps bem ao estilo da região da Floresta das Ardenas. Tempo imprevisível, pista molhada, chuva e depois formou-se um trilho à medida que os 60 minutos no relógio foram avançando. Por isso, os melhores tempos vieram nos últimos giros do FP3, a última sessão de treinos antes da definição do grid daqui a pouco, ao meio-dia de Brasília.

Kamui Kobayashi marcou o melhor tempo da sessão num último esforço – e poderia ser uma marca ainda mais veloz se não desse uma escapadinha em Blanchimont, perdendo décimos. O japonês da Toyota #7 fez 2’08″702 – para vocês terem uma ideia, a melhor volta da quinta-feira, com Antonio Giovinazzi, foi pouco melhor que 2’01”.

Por conta disso, o treino acabaria encerrado com três marcas diferentes no top 3 da Hypercar – porém com o #31 do Team WRT ‘enfiado’ entre eles. O V-Series.R da Cadillac estabeleceu o segundo tempo a 0″734 de Kobayashi com Earl Bamber a bordo e a Hertz Team Jota ficou com o terceiro posto na classe principal, graças a Will Stevens – e isso após uma quinta-feira um pouquinho atribulada. Apesar das condições não serem as ideais, a equipe britânica teve uma performance encorajadora neste treino.

Ferdinand Von Habsburg pegou a pista mais seca nos últimos instantes e cravou 2’10″268, terceiro tempo geral do FP3 e 0″961 melhor que o #10 da Vector Sport, o segundo protótipo mais veloz da LMP2. A United ficou com a terceira e quarta colocações, seguida dos dois carros da Prema.

A Jota do brasileiro Pietro Fittipaldi estabelceu a 9ª marca – 2’21″928, tendo o #35 da Alpine de André Negrão a seguir – 2’22″791.

Na LMGTE-AM, o melhor tempo do treino final antes da definição do grid foi da Iron Lynx, com o Porsche #60 guiado pelo piloto italiano Matteo Cressoni em 2’25″726, aproveitando bem as brechas do asfalto mais seco ao final da sessão. Tanto que a melhor volta do treino é 3″554 mais rápida que o Aston Martin da D’Station Racing, com Casper Stevenson a bordo. Alessio Rovera levou o #83 da Richard Mille-AF Corse ao terceiro posto.

Com 2’30″412, a Kessel Racing-Car Guy, equipe do brasileiro Daniel Serra, ocupou o quarto lugar e o Corvette líder da classificação na categoria com vitórias em Sebring e Portimão foi sexto.

O treino foi disputado com um carro a menos: no FP2, houve um forte acidente entre duas Ferrari 488 GTE EVO da AF Corse, envolvendo os gentlemen drivers Thomas Flöhr e Diego Alessi – colisão inclusive desnecessária, porque no briefing foi avisado que o piloto que saísse do box com pneus novos rumo ao complexo Eau Rouge-Raidillon poderia usar a chamada ‘linha ideal’. O bólido do primeiro não sofreu tantos danos e hoje voltou à pista. Mas o chassi da #21 ficou imprestável e a equipe mandou vir da sede em Piacenza um novo carro – não se sabe, contudo, se ficará pronto para a tomada de tempo, porque a viagem da Itália para a Bélgica é feita em 10h, com pouco mais de 800 km de percurso.

A direção de prova, inclusive, já penalizou o #21 de Alessi, Ulysse de Pauw e Simon Mann com um stop & go de 30 segundos a ser cumprido – com Alessi ao volante, cabe ressalvar.

Sobre Spa, inclusive, a Le Mans Endurance Management (LMEM) que comanda tanto o FIA WEC junto ao ACO e o European Le Mans Series, anunciou quinta-feira a renovação do contrato que mantém Spa-Francorchamps no calendário por mais cinco anos.

E sobre 2024, há praticamente a certeza de que na tradicional coletiva realizada em Le Mans sairá um esboço de calendário com oito datas – que depois será apreciado pelo Conselho Mundial da FIA para enfim ser aprovado. Mais publicações internacionais reforçam que o Brasil está no páreo para voltar ao calendário do Mundial de Endurance – não se sabe, contudo, com qual organização, já que as duas anteriores deram “chabu” – além de Austin e Silverstone, esta última, possivelmente, apenas para 2025.

Teoricamente, a ordem de provas do FIA WEC no próximo ano, se valer o rumor levantado na imprensa internacional desde Portimão seria: Losail (Catar), Monza, Spa-Francorchamps, Le Mans, Austin (COTA), Interlagos (dizem inclusive que só em 2024, mudando no ano seguinte – Brasília, talvez?), Fuji e Bahrein.

A ver, senhoras e senhores.

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